Quais são os melhores tecidos para malhar?

Confira esse guia com os melhores tecidos para malhar e encontre o material ideal para usar durante os treinos.

Escolher roupas esportivas com os melhores tecidos é um passo fundamental para se sentir confortável durante as atividades físicas e alcançar os objetivos fitness. Não apenas o tecido influencia o conforto da peça, mas também afeta a absorção da umidade, a respirabilidade e a durabilidade da roupa. 

Nesse artigo, vamos apresentar alguns dos melhores tecidos para malhar, desde o macio e elástico

viscolycra

até o avançado e tecnológico dry fit. Com essas informações poderá escolher as roupas esportivas mais adequadas para alcançar seus objetivos. Pronto para descobrir qual o tecido perfeito para seu próximo treino?

rich-text-image

ATIVIDAD FISICA

Os 10 tecidos mais populares para atividades físicas

As roupas esportivas devem oferecer conforto, liberdade de movimento, capacidade de absorção do suor e secagem rápida. Confira abaixo os 10 tecidos mais populares na fabricação de peças de

roupa para a prática de atividades físicas

.  

Viscolycra

Composto por uma mistura de viscose e elastano, esse tecido é um dos mais recomendados para a fabricação de

roupas fitness

, principalmente devido à sua elasticidade e ajuste. É ideal para atividades que exigem movimentos flexíveis e alongamentos, como a ioga, pois pode se esticar até 7 vezes o seu tamanho original.

Além de elástica, a viscolycra é suave ao toque, fresca e confortável de usar, mesmo durante várias horas. Também é resistente aos raios solares, o que a torna uma escolha perfeita para os treinos ao ar livre.

Mesmo com o passar do tempo, esse tecido é capaz de manter sua flexibilidade, o que garante a durabilidade das peças de roupa fabricadas com viscolycra.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com viscolycra

  • Leggings, tops e calças de ioga

  • Camisetas esportivas 

Tactel

O Tactel é um tecido composto por

poliamida

, conhecido por ser extremadamente leve e capaz de absorver a umidade rapidamente, o que o torna ideal para atividades físicas de alta intensidade que exigem movimentos velozes. Além disso, é um tecido de secagem rápida, sendo muito utilizado para a prática de esportes aquáticos e treinos em locais úmidos.

Apesar de sua aparência suave e delicada, o tactel é um tecido resistente que pode lidar muito bem com o desgaste diário, pois não se deforma com facilidade, mesmo após várias lavagens.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com tactel

  • Shorts de corrida

Poliviscose

A poliviscose, também conhecida como malha ou lã fria, é um tecido sintético que combina poliéster (33%) e viscose (67%) em sua composição. O poliéster oferece durabilidade e resistência ao tecido, permitindo que as peças mantenham sua forma mesmo após vários usos e lavagens, enquanto a viscose contribui para a suavidade e conforto.

Esse tecido se destaca pela sua capacidade de absorver a umidade e manter o corpo seco durante as atividades físicas, sendo por isso utilizado em uma grande variedade de roupas esportivas, desde camisetas até leggings e calças. Sua versatilidade o torna uma escolha ideal para diversas atividades físicas, desde ioga ou pilates até treinos de resistência.

Além disso, a poliviscose não exige muito tempo ou esforço em termos de cuidados e manutenção. 

Roupas esportivas geralmente fabricadas com poliviscose

  • Camisetas esportivas

  • Leggings para treinos de resistência

  • Calças esportivas folgadas

  • Moletons com capuz

Dry fit

O tecido dry fit, composto 100% por poliéster, é capaz de absorver e transportar o suor para a superfície da peça, onde evapora rapidamente. 

Além disso, é um tecido leve, confortável e suave ao toque, geralmente menos propenso a rugas, facilitando seu cuidado e manutenção.

As roupas feitas em dry fit são ideais para atividades físicas intensas, climas quentes ou quando a transpiração é uma preocupação. Isso porque o tecido foi desenvolvido para evitar o superaquecimento, mantendo o usuário fresco e seco durante os treinos.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com dry fit

  • Camisetas de treinamento de alta intensidade

  • Shorts de secagem rápida

  • Jaquetas esportivas

Fitness suplex

Este tecido é composto por uma combinação de poliamida e elastano.

A poliamida oferece durabilidade e resistência ao desgaste, o que torna as peças feitas em fitness suplex perfeitas para treinos intensos. O elastano, por outro lado, adiciona elasticidade e flexibilidade ao tecido, permitindo liberdade de movimento durante as atividades físicas.

Apesar de ser um tecido ajustado ao corpo, o tecido fitness suplex permite a circulação de ar e a absorção da umidade, afastando o suor do corpo e oferecendo muito conforto durante os treinos.

É uma ótima opção para a prática de diversas atividades físicas, como ioga, pilates, musculação e ciclismo, entre outras. Em geral, o suplex fitness é usado na fabricação de roupas esportivas que se amoldam ao corpo, como tops esportivos, leggings e shorts.

Roupa esportiva geralmente fabricada com fitness suplex

  • Leggings para ginástica

  • Shorts de treinamento

Helanca

A helanca é composta por poliéster e spandex, materiais que conferem durabilidade e elasticidade. Por isso, esse tecido é ideal para atividades como ioga e pilates. Também é conhecida por ser leve e confortável de usar durante longas sessões de treinos.

Embora o poliéster costume ser mais absorvente do que outros tecidos, as peças feitas de helanca são capazes de absorver e afastar a umidade do corpo. Além disso, é um tecido de secagem rápida e resistente a rugas, sendo ideal para quem pratica atividades físicas com muita frequência.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com helanca

  • Calças esportivas de compressão

  • Camisetas de treinamento

  • Moletom esportivo

Elastano

O elastano, também chamado de spandex ou lycra, é um tecido composto principalmente de poliuretano, um polímero sintético, e outros materiais como algodão, poliéster ou nylon.

Graças ao seu ajuste confortável e suas propriedades elásticas, o elastano oferece liberdade de movimento durante os treinos, sendo ideal para atividades que exigem flexibilidade, como ciclismo, pilates, musculação e ioga.

Apesar de sua elasticidade, esse tecido oferece durabilidade e resistência ao desgaste, pois mantém a forma e a qualidade mesmo após diversos usos e ciclos de lavagens. Além disso, seca muito rápido. 

Roupas esportivas geralmente fabricadas com elastano

  • Leggings de ioga

  • Tops esportivos 

Nylon

O nylon é um polímero sintético conhecido por sua resistência e durabilidade. As fibras de nylon lidam muito bem com o desgaste constante, a fricção e as lavagens frequentes sem perder sua forma e qualidade, sendo a escolha perfeita para aqueles que realizam treinos muito intensos.

O Nylon é um material leve, impermeável e de secagem rápida, fácil de manter e lavar. Além disso, alguns tecidos de nylon oferecem proteção contra os raios UV, ideal para a prática de esportes ao ar livre. 

No entanto, a respirabilidade pode variar dependendo do tecido de nylon específico, pois apenas alguns possuem tecnologias que permitem a circulação e ventilação do ar.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com nylon

  • Jaquetas à prova d’água para corrida

Energy

O termo "energy" faz referência a uma ampla categoria de tecidos de alto desempenho usados na fabricação de peças esportivas. Embora não seja um tipo de tecido específico, muitas vezes é associado a características como absorção de umidade, respirabilidade, elasticidade e outros recursos destinados a melhorar a experiência esportiva em termos de desempenho, conforto e funcionalidade.

Esses recursos podem variar de acordo com o fabricante e a marca, portanto é essencial ler as descrições e etiquetas dos produtos antes de se decidir pela compra.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com energy

Se bem depende da marca e do fabricante, geralmente as peças fabricadas com energy são camisas esportivas, leggings e shorts de alto desempenho.

Moletom

O

Moletom

, também conhecido como flanela, é um tecido macio, quente e leve, composto principalmente de algodão.

Valorizado em grande parte por seu conforto e versatilidade, o moletom é capaz de reter o calor, sendo por isso muito utilizado em roupas de inverno, como casacos e calças esportivas.

Roupas esportivas geralmente fabricadas com moletom

  • Moletons com capuz

Conclusão

Resumindo, escolher o tecido adequado para sua roupa esportiva é essencial, já que irá maximizar o seu conforto e desempenho durante as atividades. Não esqueça de optar por tecidos que se adequem ao tipo de atividade física que pratica, considerando a grande variedade de opções disponíveis.

Com todas essas informações necessárias para diferenciar tecidos de alta qualidade, entre no Mercado Livre e escolha a roupa esportiva ideal para alcançar seus objetivos fitness e tirar o máximo proveito dos treinos.