Porsche Taycan Turbo GT 2025: preço, versões e fichas técnicas

O modelo também é o mais potente já oferecido pela Porsche no mercado nacional

rich-text-image

A nova Taycan quebrou o recorde de volta para carros elétricos no Autódromo de Interlagos

A Porsche acaba de lançar oficialmente no Brasil a nova geração do Taycan, seu sedã esportivo totalmente elétrico. Com dez versões disponíveis, a linha 2025 desembarca com avanços relevantes em desempenho, autonomia, carregamento e dirigibilidade.

A renovação também foi marcada por um feito importante: o Taycan Turbo GT Pacote Weissach quebrou o recorde de volta para

carros elétricos

no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com o tempo de 1min33s27.

Com isso, o

Taycan

ultrapassou marcas anteriores de modelos rivais e de outras versões da própria marca, consolidando-se como o novo benchmark de esportividade elétrica no Brasil. 

O modelo que cravou o tempo recorde é também o mais potente já oferecido pela

Porsche

no mercado nacional, com até 1.034 cv no modo normal e picos de 1.108 cv com o Attack Mode ativado, além de torque de 1.240 Nm.

Gama mais ampla e refinada do novo Taycan 2025

Ao todo, a linha 2025 do Taycan conta com dez configurações para o consumidor brasileiro, incluindo variações de carroceria (Sedan e Cross Turismo), tração traseira ou integral e diferentes pacotes de potência. Os motores vão de 408 cv até mais de 1.000 cv, com versões focadas tanto em luxo e conforto quanto em desempenho extremo.

Entre as novidades, está a chegada do Taycan Turbo Cross Turismo, que combina espaço interno ampliado com desempenho de superesportivo, e o retorno do Taycan 4, versão intermediária com tração integral e 585 Nm de torque.

Todos os modelos trazem a nova geração do sistema Porsche Driver Experience, com visualização e comandos otimizados. Os equipamentos de série também foram ampliados, com mais itens de conforto, segurança e tecnologia embarcada.

Acelerando mais, consumindo menos

Um dos maiores avanços da nova linha está no desempenho. Em relação à geração anterior, todos os modelos estão mais rápidos. O Taycan Turbo S, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,4 segundos – 0,4 s mais rápido que antes. Mesmo a versão de entrada, Taycan, já atinge a marca em 4,8 segundos.

Esses ganhos são reflexo de melhorias no trem de força. O motor traseiro foi substituído por uma nova geração, que entrega até 109 cv a mais, e o inversor de pulso recebeu um software otimizado. As baterias também evoluíram: agora com capacidade bruta de 105 kWh na versão Performance Battery Plus, ante os 93 kWh da anterior.

Outro ponto crucial foi o aumento na capacidade de recarga. Agora, os modelos Taycan podem carregar com até 320 kW em estações de 800V, um ganho de 50 kW. Isso reduz significativamente o tempo de carregamento. A Porsche afirma que, mesmo em condições mais frias (15 ºC), o tempo de carga de 10% a 80% caiu de 37 para 18 minutos.

rich-text-image

Com a nova bateria e melhorias no sistema de gestão térmica, a autonomia também subiu

Maior autonomia

Com a nova bateria do carro elétrico e melhorias no sistema de gestão térmica, a autonomia também subiu. O Taycan Turbo S, por exemplo, agora alcança 425 km pelo padrão do Inmetro – um aumento de 147 km (53%) em relação à versão anterior. A versão mais eficiente, Taycan Turbo GT Pacote Weissach, chega a 442 km com uma única carga, mesmo com mais de 1.000 cv de potência.

Além disso, a capacidade de regeneração de energia durante as frenagens foi ampliada. Agora, os modelos podem recuperar até 400 kW, contra 290 kW da geração passada – um ganho de mais de 30%.

Design e tecnologia embarcada no Taycan 2025

Visualmente, o Taycan passou por uma atualização discreta, mas eficiente. Os faróis dianteiros foram redesenhados e agora contam com tecnologia de matriz HD de alta resolução, mantendo os quatro pontos luminosos que caracterizam os modelos da marca. Na traseira, o logo “Porsche” passou a ter acabamento tridimensional, com opção de iluminação e animação de boas-vindas.

O interior também evoluiu. O painel de instrumentos digital, a central multimídia e a tela opcional para o passageiro foram atualizadas com novos gráficos, maior integração com o Apple CarPlay e operação mais intuitiva. 

Um novo controle giratório no volante passou a vir de série, oferecendo acesso direto aos modos de condução. E, com o pacote Sport Chrono e a bateria Performance Plus, os modelos contam com um botão especial de "push-to-pass", para liberações temporárias de potência adicional.

rich-text-image

O painel de instrumentos, a central multimídia e a tela opcional para o passageiro foram atualizados

Suspensão ativa de última geração

A Porsche também inovou no conjunto de suspensão. As versões com tração integral agora podem receber a nova suspensão ativa Porsche Active Ride. O sistema conta com amortecedores ativos e bombas hidráulicas eletricamente operadas, que ajustam o fluxo de fluido de forma milimétrica e instantânea. O objetivo é manter a carroceria sempre nivelada, mesmo em curvas, acelerações ou frenagens bruscas.

Em uso cotidiano, o sistema suaviza irregularidades do asfalto. Em modo esportivo, melhora a aderência e a estabilidade, tornando o Taycan ainda mais eficaz em pista. Além disso, ao estacionar, a suspensão pode elevar o veículo para facilitar a entrada e saída dos ocupantes.

Preços e versões do Taycan 2025

Confira as versões disponíveis para o Brasil, com suas respectivas fichas técnicas:

Taycan 

  • 408 cv (420 cv com bateria Plus), 

  • autonomia de 393 km, 

  • 0-100 km/h em 4,8 s. 

  • R$ 820.000

Taycan 4 

  • 408 cv

  • autonomia de 415 km

  • 0-100 km/h em 4,6 s. 

  • R$ 850.000

Taycan 4S 

  • 598 cv

  • autonomia de 415 km

  • 0-100 km/h em 3,7 s

  • R$ 875.000

Taycan GTS

  • 700 cv, 

  • autonomia de 428 km

  • 0-100 km/h em 3,3 s

  • R$ 1.010.000

Taycan Turbo 

  • 884 cv

  • autonomia de 415 km

  • 0-100 km/h em 2,7 s

  • R$ 1.175.000

Taycan Turbo S 

  • 952 cv

  • autonomia de 425 km

  • 0-100 km/h em 2,4 s

  • R$ 1.435.000

Taycan Turbo GT Pacote Weissach 

  • 1.034 cv (1.108 cv no Attack Mode)

  • autonomia de 442 km, 0-100 km/h em 2,2 s

  • máxima de 305 km/h

  • R$ 1.535.000

Taycan 4 Cross Turismo 

  • 435 cv

  • autonomia de 415 km

  • 0-100 km/h em 4,7 s

  • R$ 920.000

Taycan 4S Cross Turismo 

  • 598 cv

  • autonomia de 415 km

  • 0-100 km/h em 3,8 s

  • R$ 935.000

Taycan Turbo Cross Turismo 

  • 884 cv

  • autonomia de 415 km

  • 0-100 km/h em 2,9 s

  • Preço a confirmar

Com mais versões, maior autonomia e carregamento mais rápido, o novo Taycan representa um salto tecnológico e esportivo para a Porsche no Brasil. O modelo mantém o foco em performance sem abrir mão da eficiência e conforto, e reafirma o compromisso da marca com a mobilidade elétrica de alto nível. 

O recorde em Interlagos é apenas o início de uma nova fase ainda mais ousada para o Taycan no mercado nacional.

​​​​​​Autor: Paulo Ribeiro