Os melhores antivírus para PC em 2023

Descubra os melhores antivírus para o seu PC em 2023. Confira opções gratuitas e pagas e proteja o seu computador!

rich-text-image

Imagem detalha usuário realizando atualização no PC

Nesta era em que a comunicação, o trabalho, as transações financeiras e o armazenamento de memórias preciosas estão nos computadores, é vital entender a necessidade de um antivírus eficiente. O alerta não é à toa, já que o número de ataques cibernéticos registrou um aumento de 94% no Brasil.

O dado é do levantamento da FortiGuard Labs, e é referente ao primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. Por isso, é tão importante investir na proteção contra ameaças cibernéticas, seja para usuários domésticos, profissionais que lidam com informações sigilosas ou empresários.

Por que preciso de um antivírus no meu computador?

Utilizar um antivírus confiável em seu

computador

é essencial para proteger-se de ataques maliciosos e garantir a tranquilidade ao navegar na internet. Dentre as principais vantagens da utilização de um antivírus estão:

Segurança em tempo real

Os antivírus modernos oferecem proteção em tempo real:

  • Eles monitoram constantemente as atividades do seu computador para identificar e bloquear ameaças em potencial.

  • Isso significa que você está sempre protegido, mesmo ao baixar arquivos, navegar na web, abrir e-mails ou utilizar dispositivos externos.

Detecção de malware

Um antivírus eficiente é projetado para detectar e remover malware, como vírus, worms, trojans, ransomware e spyware. 

  • Ele analisa seu sistema em busca de ameaças conhecidas e desconhecidas.

  • Além disso, ajuda a manter seu computador livre de programas que comprometam a segurança e a integridade de seus dados.

Proteção contra phishing

O phishing é uma técnica comum usada por criminosos cibernéticos para obter informações confidenciais, como senhas e detalhes financeiros. O crime acontece por meio de e-mails falsos e sites fraudulentos. Um bom antivírus inclui recursos de detecção de phishing, alertando e bloqueando tentativas de phishing, ajudando a manter suas informações pessoais seguras.

Cofre de senhas

Os antivírus atuais contam com diversas ferramentas de proteção de identidade, como um cofre de senhas.

  • Esta funcionalidade permite gerar senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas. 

  • Esses códigos são criptografados e salvos dentro do programa, que preenche automaticamente formulários de acesso. 

  • Isso elimina a necessidade de memorizar várias senhas complexas ou escrevê-las em locais inseguros e aumenta significativamente a segurança, pois senhas fortes são mais difíceis de serem adivinhadas ou quebradas por hackers.

Varreduras automáticas e agendadas

Além de proteger contra ameaças em tempo real, um antivírus permite que você realize varreduras agendadas ou sob demanda em seu computador. Isso permite identificar e remover arquivos infectados ou suspeitos, garantindo que seu sistema esteja limpo e seguro.

Quais os melhores antivírus para o computador?

Com tantas vantagens, os antivírus se tornaram presentes na vida de muitos usuários. Se você ainda não possui um, e está procurando por um software de segurança digital, confira abaixo uma lista com os melhores e mais populares antivírus do mercado, segundo a página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

Kaspersky

Quando se trata de segurança cibernética, o

Kaspersky

se destaca como uma das maiores referências entre as opções disponíveis. Reconhecido como líder do mercado por sua proteção sólida e recursos inovadores, o Kaspersky oferece opções de antivírus, desde residências a empresas com mais de mil funcionários. 

  • Cada plano é projetado para atender as diferentes demandas desses consumidores. 

  • Nos planos mais básicos para consumidores são oferecidos antivírus em tempo real, recursos de desempenho e proteção para pagamentos online. 

  • Nos mais avançados há VPN ilimitada, proteção de identidade, verificador de vazamentos e auxílio de especialistas para remoção de vírus.

rich-text-image

Kaspersky Small Office Security 20 Pc + 2 Servidores

McAfee

Outra marca de grande renome no mercado da segurança cibernética é a McAfee, sendo uma escolha confiável para quem busca uma proteção contra a variedade de ameaças online. 

  • A empresa oferece uma variedade de planos para os diversos perfis de usuários, desde indivíduos a grandes empresas. 

  • Além disso, a McAfee também possui uma ampla gama de produtos gratuitos, que podem ser utilizados por usuários que buscam uma proteção básica a zero custo.

  • Seus planos mais básicos contam com proteção em tempo real, VPN, gerenciador de senhas e um destruidor de arquivos, programa que exclui arquivos que contém informações sensíveis.

Norton

Um dos antivírus mais populares, o

Norton

é uma opção com excelente custo-benefício para quem busca uma proteção potente e preços competitivos. 

  • Há anos no mercado, o Norton se destaca por oferecer uma variedade de serviços como proteção antivírus em tempo real, firewall, proteção contra ransomware e ataques hackers. 

  • A empresa conta ainda com linhas específicas para gamers, auxílio em caso de roubo de identidades e monitoramento da Dark Web.

Bitdefender

O

Bitdefender

é outro antivírus líder do ramo, reconhecido por oferecer soluções de proteção de alta qualidade para os seus usuários. 

  • Com seus recursos e facilidade de uso, esse programa apresenta um ótimo custo-benefício para os consumidores em busca de proteção sólida para seus dispositivos e negócios. 

  • A empresa conta com diversos planos de proteção, além de uma linha exclusiva para empresas, que conta com proteção contra ataques de ransomware e times de especialistas a postos em caso de ataques.

rich-text-image

Bitdefender Total Security Protege 5 Dispositivos

Avira

A Avira é uma empresa de segurança digital que ficou famosa pela versão gratuita de seu software que oferece uma proteção sólida contra vírus que podem infectar o computador. 

A versão Prime ainda oferece, além da proteção em tempo real contra vírus, ferramentas de otimização do sistema, um atualizador de drivers, serviço de atendimento VIP, uma VPN gratuita, firewall e um cofre de senhas.

Avast

O Avast é um dos antivírus gratuitos mais populares do mercado, com mais de 435 milhões de usuários. 

  • A versão grátis é capaz de proteger contra vírus, malwares e ransomwares. 

  • Se o usuário quiser uma proteção maior ainda, a empresa oferece dois outros planos, o Premium Security e o Ultimate com recursos que vão desde proteção contra sites de phishing, recursos de apagamento de rastros online, uma VPN, bloqueador de ataques remotos e verificador da segurança da rede WiFi.

Panda Dome

O Panda é outro antivírus famoso no mercado pela sua proteção sólida. Um dos seus diferenciais é que sua versão gratuita já oferece ao usuário uso de VPN (limitada), e um

monitor

da Dark Web para alertar sobre vazamento de dados. 

As versões pagas aumentam ainda mais a proteção com firewall, proteção da rede WiFi, proteção contra ransomware, ferramentas de otimização do sistema e suporte técnico 24 horas por dia.

De maneira geral, manter um antivírus potente em seu computador e outro dispositivos digitais não só trará maior segurança contra vírus, ataques e roubos de dados, como também uma tranquilidade ao saber que você está protegido contra ameaças digitais. Agora que você conhece algumas das principais empresas de segurança digital do mercado, chegou a hora de tomar sua decisão e se proteger no mundo virtual.