10 dicas para otimizar o seu PC

Saiba como melhorar o desempenho do PC e se livrar de problemas, como travamentos e lentidão.

rich-text-image

mulher otimizando seu computador

Não há nada pior do que um

computador

lento que trava a cada um minuto de uso. Isso atrapalha a rotina de estudos e principalmente, as tarefas profissionais. Para os amantes de games, dar de cara com esse problema também não é nada bom, já que a rapidez e o alto desempenho são requisitos fundamentais para ter bons resultados nas partidas.

Ter a experiência de usuário prejudicada devido à lentidão de uma máquina pode ter inúmeras causas. Entre as principais estão:

- Sobrecarga do processador (CPU): isso acontece quando são executadas muitas tarefas pesadas e programas que consomem os recursos do processador. Com isso, o desempenho da máquina é afetado.

- Falta de memória RAM: sem ela, o computador passa a usar o disco rígido como memória virtual. Isso faz com que o desempenho fique lento.

- Espaço insuficiente no disco rígido: a falta de espaço dificulta a execução de tarefas, o que também é motivo de lentidão.

- Vírus: a presença de vírus consome os recursos do sistema, causa falhas e diminui o desempenho do computador.

- Drivers desatualizados: isso causa instabilidade no sistema e gera problemas na execução das tarefas.

- Superaquecimento: as altas temperaturas dificultam o desempenho e causa danos aos componentes da máquina.

- Falhas no disco rígido: esse é outro motivo de lentidão e travamento nos computadores.

- Configurações inadequadas: o sistema operacional precisa trabalhar conforme as suas configurações. Quando isso não acontece, o desempenho do computador pode ficar comprometido.

Mas, não se desespere! Para muitos problemas existe solução. A seguir, você verá 10 dicas que podem ser aplicadas para evitar ter o computador comprometido por alguns destes fatores.

Vale lembrar que, para questões mais complexas, é necessário buscar por profissionais especializados, pois somente eles podem fazer uma análise completa do seu computador e identificar as causas do mau funcionamento.

Como melhorar o desempenho do PC ao máximo?

Existem alguns cuidados e ações que podem ser realizadas para potencializar o funcionamento do seu computador, tornando-o mais veloz, eficiente e melhorando a sua capacidade de resposta. É o que diz a maioria dos sites e empresas especialistas em tecnologia, como o portal TechTudo e as fabricantes de produtos eletrônicos, como Microsoft e

HP

.  Veja alguns: 

1. Faça limpezas regulares nos seus arquivos pessoais

Arquivos acumulados podem prejudicar o desempenho do seu computador. Significa dizer que excesso de fotos, vídeos, documentos e até mesmo programas, preenchem um espaço significativo do seu disco rígido (HD), conforme alerta o portal TechTudo.

Por isso, é recomendável, de tempos em tempos, fazer uma limpeza geral, excluindo os arquivos que não interessam mais. Cumprir com essa rotina te ajudará a:

- Evitar a falta de espaço no

HD

, que pode te impedir de instalar programas e salvar novos arquivos. 

- Melhorar o desempenho do sistema do seu

PC

, pois o acúmulo de arquivos temporários, cookies, entre outros materiais também pode afetar a velocidade de processamento do equipamento.

- Facilitar a proteção de arquivos importantes. Após fazer essa limpeza, você conseguirá identificar melhor os principais documentos que precisam ser salvos em backup, por exemplo.

- Após excluir os arquivos excedentes do seu computador, não se esqueça de esvaziar a lixeira. 

rich-text-image

mujer limpiando su portátil

2. Desfragmente o disco rígido (HD)

A desfragmentação é um procedimento que reorganiza os arquivos armazenados no HD do computador. Fazer isso ocasionalmente pode melhorar a velocidade de acesso aos arquivos, conforme indica o portal TechTudo.

Quando os arquivos estão fragmentados, isto é, espalhados em diferentes pastas, o HD pode precisar de mais tempo de acesso para encontrá-los. Ao fazer a desfragmentação, os arquivos serão reorganizados em uma sequência lógica, reduzindo o tempo de leitura do disco rígido e melhorando o desempenho geral do seu PC.  Isso também ajudará o computador a: 

- Reduzir o tempo de inicialização, já que os arquivos estarão organizados em uma sequência lógica, permitindo que sejam carregados mais rápido.

- Ter um melhor desempenho na leitura e gravação de arquivos grandes, como vídeos ou jogos.

- Prolongar a vida útil do HD, uma vez que a fragmentação excessiva de arquivos pode exigir muito esforço do dispositivo, gerando desgastes desnecessários.

É possível fazer a desfragmentação utilizando ferramentas integradas do sistema operacional do seu computador. No caso de PCs que operam com o sistema Windows, o TechTudo indica os seguintes passos

1. Ligue o seu computador e acesse o menu Iniciar. 

2. Depois siga o caminho Acessórios, Ferramentas do Sistema e Desfragmentador de disco.

3. Em seguida vai aparecer uma caixa de diálogo com as opções “Analisar disco” e “Desfragmentar disco”. Inicie pela análise do disco e, depois de finalizar essa etapa, selecione a opção de desfragmentação. 

4. O procedimento pode levar algumas horas, então se organize para esse momento. 

5. Depois que a desfragmentação estiver concluída, reinicie o seu computador.

3. Atualize os drivers do hardware

Uma dica da empresa Microsoft de como melhorar o desempenho do PC é fazer a atualização dos drivers do hardware, que são programas especiais que permitem que o sistema operacional do computador se comunique com dispositivos de hardware, como placas de vídeo,

impressoras

,

teclados

,

mouse

, entre outros. 

Ao conectar um novo componente ao computador, é possível que você precise instalar o driver correspondente. Só assim o sistema do PC poderá reconhecê-lo para que você possa utilizá-lo. 

Tais programas costumam ser atualizados constantemente por seus fabricantes, que podem implementar melhorias de desempenho, a exemplo do aumento da velocidade de resposta a comandos. Daí vem o benefício de manter os drivers de hardware sempre atualizados. Outras vantagens são:

- Além de melhorias no funcionamento, drivers atualizados podem trazer recursos e funcionalidades adicionais ao hardware. 

- Ajuda a evitar falhas do sistema, travamentos, entre outros erros, pois, a cada atualização, os drivers costumam vir com resoluções para problemas de estabilidade identificados nas versões anteriores. 

- Drivers desatualizados também podem conter alguma falha de segurança, que já pode ter sido corrigida na sua versão mais atual. Dessa forma, essa medida também é uma maneira de manter o seu computador protegido.

4. Adicione mais memória RAM

Adicionar mais

memória RAM

ao computador é mais uma medida que pode melhorar significativamente o desempenho deste equipamento, conforme indica a multinacional americana HP. A RAM é uma espécie de memória temporária, que armazena dados enquanto o computador está em uso.

Na prática, ao abrir um arquivo, por exemplo, o computador copia os dados relacionados ao documento, que estão salvos na memória permanente (HD), e os envia para a RAM. Com isso, o processador do computador consegue acessar as informações necessárias mais rápido, tornando a operação mais veloz. Dessa forma, ao aumentar a memória RAM do computador, é possível:

- Fazer com que o equipamento execute mais tarefas de forma simultânea sem afetar o seu desempenho.  Do contrário, quando não há muito espaço na RAM, ao abrir diversas abas em um navegador junto a outros aplicativos, por exemplo, você pode sentir o computador mais lento e até lidar com alguns travamentos

- Ter um desempenho melhor em jogos e aplicativos pesados, isto é, que exigem muita memória. Com a RAM mais livre, o PC poderá armazenar e carregar com agilidade os recursos do programa que você estiver usando.

- Preparar o computador para operar bem com novas versões de softwares e do seu próprio sistema operacional, uma vez que essas atualizações exigem mais da memória RAM. 

5. Faça um upgrade para SSD

Outra forma de melhorar o desempenho do PC ao máximo, de acordo com a HP, é adotar um

disco SSD

. Assim como o HD, trata-se de um dispositivo de armazenamento de memória. 

A grande diferença é que o SSD é composto por chips de memória flash, tecnologia conhecida, especialmente, por seus tempos de acesso rápidos. Na prática, ele funciona como um

pendrive

gigante. 

o disco rígido funciona de forma mecânica. Ele é formado por discos de alumínio recobertos por um material magnético que ficam fixados em um eixo de alumínio onde há peças de leitura e gravação. Ou seja, ele possui partes móveis que funcionam mais devagar e estão sujeitas a desgaste ao longo do tempo, conforme explica a empresa de informática JD Tecnologia. 

Tendo isso em vista, a dica da HP é utilizar o

SSD

como unidade de inicialização, instalando o sistema operacional e os programas mais usados do seu computador neste dispositivo e reservando ao HD o armazenamento de arquivos menos acessados. Isso fará com que o seu PC:

- Reduza o tempo de inicialização e a responsividade do sistema, já que os SSDs são mais velozes que os HDs. 

- Isso também irá agilizar o carregamento de programas e jogos e, de forma geral, a resposta do sistema operacional do seu computador.

- Diminuir o tempo de abertura de arquivos e aplicativos pesados.

rich-text-image

mujer actualizando su portátil

6. Mantenha o sistema operacional atualizado

Manter o sistema operacional atualizado também ajuda a melhorar o desempenho e a velocidade do computador, já que as atualizações costumam trazer correções de bugs e otimizações. Outras vantagens são:

- Manter o computador protegido contra hackers e softwares maliciosos, já que atualizações do sistema operacional podem incluir soluções para falhas de segurança anteriormente encontradas. 

- Aproveitar novos recursos e funcionalidades que podem melhorar a experiência de uso da máquina, a exemplo de melhorias na interface, opções de personalização, entre outros.

- Reduzirproblemas de travamentos, erros de tela azul, entre outros bugs.

7. Use um antivírus

Ter um programa antivírus instalado no seu computador te ajudará a protegê-lo contra vírus, softwares maliciosos e outras ameaças de segurança, conhecidas como malwares no universo da informática, que podem causar danos ao sistema operacional e até mesmo expor dados privados e arquivos salvos no equipamento. Algumas marcas fabricam antivírus seguros, a exemplo da

Kaspersky

e

Norton

.

Mas atenção! Para o antivírus operar corretamente, é necessário tomar algumas precauções. Observe: 

- Não instale mais de um antivírus no seu computador. Isso pode gerar conflitos entre um programa e outro e afetar o desempenho do sistema, conforme indicam empresas especializadas em cibersegurança, como a Symantec,

Kaspersky

e Avast.

- Realize varreduras periódicas no seu computador em busca de potenciais ameaças.

- Configure o seu antivírus para fazer verificações em segundo plano, isto é, enquanto você estiver usando o PC. Segundo a Kaspersky, dessa forma ele poderá identificar vírus e outros tipos de malware em tempo real sem atrapalhar o desempenho do computador.

8. Desative alguns programas em segundo plano

Ter muitos programas operando em segundo plano (programas que estão em execução, mas não estão sendo usados ativamente) também pode afetar o desempenho do seu computador. Segundo o portal CanalTech, isso pode consumir a memória RAM de forma desnecessária, provocando lentidão e travamentos. Assim, desativar programas em segundo plano ajuda a:

- Melhorar a velocidade de navegação e uso do computador, pois, além de consumir a memória RAM, ter muitos programas funcionando em segundo plano afeta outros recursos, como o processamento da

CPU

e a largura de banda da internet. 

- Dar mais estabilidade ao sistema operacional do PC, já que alguns programas em segundo plano podem causar conflito com ele ou outros programas, levando a erros de operação.  

Vale ressaltar, que nem todos os programas em segundo plano devem ser desativados, a exemplo dos antivírus. O portal TecMundo recomenda desativar, por exemplo, aplicativos não essenciais ou que não são usados com frequência, a exemplo de softwares de música.  

9. Ajuste as configurações de energia

Um aspecto que pode ser facilmente esquecido, mas que interfere no desempenho do computador são as configurações de energia. PCs com sistema operacional Windows, por exemplo, podem vir com diferentes planos de energia, sendo cada um mais adequado para um objetivo de uso. 

- O modo Equilibrado, segundo a Microsoft, oferece desempenho completo e economia de energia em momentos de inatividade. 

- O modo Economia de Energia reduz o desempenho do sistema do computador, pois o seu foco é prolongar a duração da bateria. Essa configuração, segundo a Microsoft, é mais adequada para computadores móveis, especialmente quando o usuário não tem uma tomada por perto. 

- Também existe o modo de Alto Desempenho, que potencializa o desempenho e a capacidade de resposta do computador. Em contrapartida, essa configuração consome mais energia. 

10. Desinstale programas desnecessários

Pode ser que você tenha instalado alguns programas no seu computador para a realização de uma dada tarefa, mas que, hoje, não são mais úteis. Da mesma forma que o excesso de arquivos inúteis pode prejudicar o desempenho do PC, o acúmulo de softwares desnecessários também pode. Dessa forma, fazer a remoção desses programas pode ser benéfico, já que você estará: 

- Liberando espaço do HD, o que permitirá que o sistema operacional tenha mais memória disponível para armazenar arquivos temporários e, consequentemente, melhore a sua capacidade de resposta.

- Reduzindo a carga de inicialização, pois há programas que entram em operação de forma automática com o sistema operacional. Então, se tiver muitos desses softwares no seu PC, o processo de ligamento pode ficar mais lento. 

Essas são algumas dicas que você pode implementar para melhorar o desempenho do seu computador Agora que você já sabe o que fazer, conquiste uma navegação fluida, veloz e livre de travamentos para garantir a execução plena das suas tarefas diárias sem se preocupar com máquina lenta ou travada.