PC Gamer ou Notebook Gamer: Qual escolher para os seus jogos favoritos?

Saiba o que considerar para optar pela máquina ideal e aumente a sua performance nos games.

rich-text-image

Homem realiza transmissão de partida de um jogo em um setup gamer

Escolher entre um

notebook gamer

e um

PC gamer

pode ser um impasse para muitos jogadores, sejam eles profissionais ou amadores. São usuários exigentes que buscam um modelo de máquina que entregue alto desempenho e não deixe a desejar nos melhores momentos das partidas.

Estes computadores têm a capacidade de oferecer inúmeras vantagens quando se trata de componentes potentes, como:

  • Processadores poderosos

  • Placas de vídeo dedicadas

  • Memória RAM rápida 

  • Armazenamento de alta velocidade. 

Esse combo permite executar jogos exigentes com gráficos avançados, taxas de quadros mais altas e tempos de resposta mais rápidos, proporcionando uma experiência de jogo suave e imersiva. Isso é fundamental para jogos modernos frequentemente exigem recursos gráficos intensivos, como efeitos visuais realistas, texturas de alta resolução e iluminação complexa. 

Embora a principal finalidade seja jogar, os PCs e

notebooks gamers

também podem ser usados para outras tarefas, como edição de vídeo, renderização 3D, streaming e trabalho com softwares pesados. A capacidade de processamento e desempenho geral desses dispositivos torna-os versáteis para diversas atividades.

Apesar de terem tantas características em comum, estes dispositivos possuem diferenças, que devem ser avaliada na hora de escolher um modelo. Afinal, os notebooks gamers, por exemplo, podem chamar atenção pela praticidade e portabilidade, já os

PC

gamers são uma opção interessante pelo custo-benefício, porque costumam possuir preços mais acessíveis, além de oferecem opções de upgrade dos componentes e personalização.

Então, para decidir entre um desses dispositivos projetados para jogos e atividades pesadas, é fundamental considerar os pontos fortes e as limitações de cada modelo. Dessa maneira, é possível optar por um PC ou

laptop gamer

que atenda suas necessidades de uso, estilo de jogo e que se encaixe no orçamento estabelecido para investir no produto.

Quais são as diferenças entre um notebook e um PC gamer?

Para escolher entre um PC ou um

notebook

gamer, é importante conhecer os detalhes de cada modelo, a fim de entender qual das opções se encaixa para as sessões intensas de jogos.

Esses aspectos estão relacionados principalmente a fatores como:

  • Portabilidade

  • Desempenho

  • Orçamento

Portabilidade

Cada equipamento tem as suas características quando o assunto é portabilidade. Observe:

  • Os laptops gamers são a opção indicada para quem visa jogar de onde estiver, já que os computadores portáteis não exigem estações fixas para a utilização e podem ser transportados facilmente no dia a dia ou até em viagens.

  • O PC gamer dificilmente pode ser transportado porque é composto por uma série de acessórios e periféricos, como gabinete, monitor, teclado e mouse. Além disso, precisa estar conectado a uma tomada para funcionar. 

Desempenho

Em média, os PCs gamers costumam entregar um desempenho superior em comparação com os notebooks gamers.

  • Os PCs oferecem mais espaço para o armazenamento de componentes de alta potência, a exemplo de processadores poderosos e placas de vídeo avançadas, por exemplo.

  • Os desktops gamers normalmente são mais vantajosos também no que diz respeito ao resfriamento, o que serve para evitar o superaquecimento durante sessões de jogo intensas e longas, evitando danos aos componentes do computador.

rich-text-image

Notebook gamer Acer Nitro 5 AN517-54 preta e vermelha 17.3"

Atualizações e Upgrade

Os computadores e notebooks gamers possuem algumas diferenças significativas quanto às atualizações e realização de upgrades no dispositivo. 

  • Em um PC gamer, é possível substituir facilmente a placa de vídeo para aumentar a capacidade da memória RAM ou até mesmo atualizar o processador, por exemplo.

  • Enquanto nos notebooks gamers, as opções de atualização são mais limitadas devido ao formato compacto e à integração dos componentes.

Design e Personalização

Os notebooks e PCs gamers apresentam uma variedade de alternativas ligadas ao design e construção dos modelos, para se ajustarem ao estilo de cada jogador. Por isso, algumas oferecem uma estética mais moderna e futurista, enquanto outras podem ter um design mais minimalista e discreto.

  • Em geral, os laptops gamers são projetados para serem compactos e portáteis. Por isso, possuem um design mais fino e que pesa menos, para facilitar transportar e ocupar menos espaço.

  • Com relação aos PCs gamers, vale destacar que eles costumam oferecer opções de personalização quando se trata de design.

  • É possível encontrar opções de PC gamer nas cores

    branco

    e

    rosa

    , por exemplo.

  • É possível escolher o tipo de caixa do gabinete, componentes internos, os coolers e as luzes RGB, para criar efeitos de cores que proporcionam uma experiência única de acordo com as preferências individuais.

Os notebooks e os PCs gamers costumam apresentar opções de retroiluminação e criação de efeitos visuais, em teclados retroiluminados (com uma única cor) ou com iluminação RGB, que permitem a criação de efeitos específicos. Esses recursos dão mais personalidade ao

setup gamer

e ajudam a criar um ambiente mais imersivo para os jogos.

Orçamento

Estabelecer o orçamento limite antes de buscar o modelo ideal para jogos é fundamental.

  • De forma geral, os computadores de mesa gamers

    custam um pouco menos

    - em comparação com os notebooks para jogos, e podem ser uma opção interessante para quem pretende gastar menos.

  • Conforme especialistas do Tech Tudo, um PC gamer topo de linha sai mais em conta do que um notebook equivalente, principalmente para quem comprar as

    peças separadamente

     ou em

    kits

    para montar o equipamento.

  • Também é possível investir em notebook gamer e

    PC gamer usados

    .

Finalidade de Uso

Esse é o item fundamental para você bater o martelo na escolha:

  • Graças à portabilidade proporcionada pelos notebooks gamers, eles podem ser mais convenientes para uso cotidiano, sobretudo para quem busca praticidade, já que ocupam menos espaço, não exigem configurar uma área de jogo específica e nem cabos extras. 

  • Enquanto os PCs gamers exigem mais espaço físico e configuração dedicada com monitor, teclado, mouse e cabos adicionais.

Como o estilo de jogo influencia na escolha entre um PC gamer e um Notebook Gamer?

Antes de investir no dispositivo gamer ideal, é importante que o jogador considere o estilo e a intensidade do game, pois cada jogo possui requisitos de hardware específicos, demandas de desempenho, conectividade e opções de expansão, por exemplo.

rich-text-image

Pc Gamer Completo Amd Ryzen 5 5600g 16gb Vega 7 Ssd 480gb

Por essa razão, examinar o estilo de jogo e compreender as necessidades específicas para jogabilidade, pode ajudar a determinar qual dispositivo atende melhor às suas expectativas.

  • Os jogos de mundo aberto (com gráficos intensivos) ou de tiro em primeira pessoa, necessitam um desempenho de hardware mais robusto. Em tais casos, um PC gamer pode ser mais adequado por garantir maior potência de processamento, capacidade gráfica e de armazenamento.

  • Para quem joga partidas mais leves e menos intensivas, tanto um notebook gamer quanto o PC gamer são indicados. Nesses casos, o jogador deve considerar o orçamento, a necessidade de personalização e mobilidade.

  • Em jogos competitivos de eSports, como League of Legends, que exige uma taxa de quadros alta e baixa latência para garantir uma jogabilidade suave e responsiva, um PC gamer pode ser preferível devido à capacidade de atualização e configuração personalizada, para maximizar o desempenho.

  • Além disso, para jogos de simulação ou com modificações (mods), os PCs gamers costumam proporcionar mais capacidade de personalização.  

  • Alguns jogadores preferem uma configuração com monitor maior, teclado mecânico personalizado e mouse com alta precisão, o que aponta para o PC gamer como opção ideal.

  • No entanto, para quem busca jogar em qualquer lugar e o conforto de um teclado e touchpad integrados, um notebook gamer pode ser mais adequado.

Se estava em dúvida entre um notebook gamer e um

PC gamer

, agora ficou mais fácil de decidir qual é o modelo ideal conforme suas demandas de uso. Você já ficou por dentro de tudo o que deve levar em consideração antes de fazer a escolha, como, por exemplo, o estilo de jogo de que gosta. Avalie portabilidade, personalização e desempenho para optar pelo modelo que mais se encaixa na sua rotina e aproveite o melhor das partidas!