Ideias de presentes criativos e baratos para Dia das Mães 2023

O segundo domingo do mês de maio de cada ano tem um significado muito especial: o Dia das Mães. E como acontece todos os anos, somos tomados pela dúvida sobre o que dar de presente neste dia. Por isso, para ajudá-lo na missão de buscar itens criativos, úteis ou com preço acessível, preparamos uma lista de presentes conforme os diferentes gostos e estilos de cada mamãe.

rich-text-image

Alt: Mulher abraçando à sua mãe

Por aqui você encontrará sugestões para mães que gostam de moda, de tecnologia, mães que gostam de esportes e as que gostam da cozinha. 

Como escolher o melhor presente de Dia das Mães?

Para ser assertivo na escolha do presente de Dia das Mães, é crucial reconhecer o estilo de sua mãe. Como são muitas as ideias de presente, é importante que ele seja algo que fará diferença no dia a dia dela. Afinal, o melhor presente é sempre aquele que você compra com a certeza de que ela vai usar.

O que dar de presente para o Dia das Mães?

Se você está em busca do melhor presente para o Dia das Mães, selecionamos itens que podem fazer sucesso nesta data tão especial. A partir de agora você vai conferir diferentes perfis encontrados entre as mães, e diversas dicas de presentes para cada um deles. Vamos lá!

 1 - Presente para as Mães fashionistas

Para as mães fashionistas que gostam de comprar e ganhar roupas, calçados, acessórios, e não dispensam os itens mais badalados do momento, nossa sugestão é um presente atemporal que combina com diversos looks: uma

bota feminina

!

Bota feminina

As botas femininas são aquele tipo de calçado que pode ser utilizado em qualquer hora do dia, compondo estilos que vão do casual ao moderno. Como existem as mais diferentes opções em design de botas, é importante conhecer o estilo de sua mãe antes de fazer a escolha. Confira:

  • Bota de salto alto: elas podem ter cano longo, até o joelho, cano médio ou cano curto. O tipo de salto também varia, podendo ter saltos mais grossos ou saltos extremamente finos e delicados. O material mais utilizado neste tipo de calçado é o couro, mas você pode encontrá-la até em neoprene. São peças que combinam facilmente com diversos estilos de roupas. Se o estilo de sua mãe tem um ar atemporal, e vestimentas mais clássicas e harmoniosas, as botas de salto alto podem ser uma opção!

  • Bota western: normalmente possuem cano curto, bico afilado e costuras que fazem desenhos sobre o couro, podendo ser utilizadas com vestido estilo boho, por exemplo. Os modelos são inspirados no estilo country e as revistas de moda já fizeram diversos editoriais sobre elas. Seja sua mãe uma apaixonada pelos eventos no campo, ou uma mulher urbana, mas cheia de estilo, considere as botas western como uma escolha!

  • Bota tratorada: as botas tratoradas são aquelas com salto grosso e, obviamente, mais pesadas. Muito confortáveis, elas dão bastante segurança na pisada e garantem alguns centímetros a mais na altura. É possível encontrá-las em couro legítimo ou couro sintético, sendo este primeiro o material mais durável. As botas tratoradas garantem um estilo despojado e combinam com diversos tipos de roupas. Então, considere uma bota tratorada como um presente de Dia das Mães, caso a sua mãe seja aquela mulher que não abre mão da moda e do conforto!

  • Coturno: os coturnos também são um estilo de bota, caracterizado pelo uso de cadarço, bico arredondado e saltos baixos, porém mais grossos. Inspirado no estilo militar, os coturnos femininos são uma peça coringa no guarda-roupa. Confeccionados principalmente em couro legítimo ou sintético, um coturno costuma ser aconchegante para os pés de quem caminha um pouco mais no dia a dia. Se você está se perguntando se um coturno seria um bom presente de Dia das Mães, confira se sua mãe gosta de estilo e conforto. Afinal, esta é uma das opções de presentes que combina com qualquer tipo de roupa!

2 - Presente para as Mães tecnológicas

As mães tecnológicas são aquelas que não abrem mão do

celular

, do tablet e do notebook. Um bom celular para as tarefas do cotidiano e para baixar vários aplicativos, e um bom notebook para carregar facilmente as tarefas do trabalho, podem ser presentes especiais para este perfil de mãe.

Aparelho celular

Os fãs do sistema operacional Android contam com muitas opções de marcas, como Samsung, Motorola, Xiaomi, LG e muitas outras. Os preços variam conforme o desempenho de cada aparelho, e é possível encontrar opções com valores acessíveis que oferecem câmeras para fotografar e filmar com qualidade de imagem, e uma memória interna suficiente para armazenar fotos, vídeos e arquivos.

Já com o sistema operacional iOS, existem vários modelos de iPhone. As gerações anteriores, como iPhone 8 ou o iPhone 10, contam com valores mais baixos que os lançamentos mais recentes, como o iPhone 12 e o iPhone 14. 

Na hora de escolher entre um sistema operacional Android ou um sistema operacional iOS, considere: 

  • O Sistema Android está presente em diversos fabricantes, o que proporciona mais opções de modelos. Já o sistema iOS é de exclusividade da Apple e interage bem com outros aparelhos da mesma marca, tais como tablets e smartwatches. 

  • Verifique se sua mãe já está acostumada com um sistema operacional. Caso ela não tenha preferência, você pode considerar as configurações de segurança presentes nos aparelhos da Apple como um fator.  Ou a flexibilidade e facilidade de uso do sistema android, com grande menu de aplicativos, que também pode auxiliar na hora da escolha.

  • Modelos da linha S da Samsung, tais como o S20, S22 e S23, são opções modernas, com preços competitivos, que possuem câmeras para fotografar com qualidade de imagem, com capacidade de armazenamento de fotos e vídeos, e a praticidade do desbloqueio por digital ou desbloqueio facial.

  • Modelos iPhone 10, iPhone 11 e iPhone 12 também são opções com boa relação custo x benefício. Suas câmeras possuem controle de iluminação, o que auxilia principalmente em ocasiões de grande exposição solar, ou muita iluminação interna, que costumam tirar a vivacidade das cores.

Notebook

Um

notebook

atende demandas que vão do trabalho à diversão, em qualquer lugar que sua mãe estiver. Na hora de escolher um notebook é preciso se atentar ao processador de dados, que funciona como o cérebro do aparelho. Processadores de marcas como Intel Celeron e Pentium oferecem um ótimo custo-benefício, enquanto outros como Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5 são indicados para tarefas mais avançadas, como edição de imagem, por exemplo.

rich-text-image

Alt: Mulher usando notebook

Os modelos Notebook Inspiron 15 3000 Dell, Samsung Book NP550XDA-KP3BR e IdeaPad 1i da Lenovo são algumas opções que contam com os processadores Intel Celeron e Pentium. Se preferir modelos com o Intel Core i5, o notebook Lenovo E431 ou o Samsung Book NP550XDA-KH2BR possuem este sistema. Já entre as opções com Ryzen 5 temos como uma escolha o notebook Asus M515DA ou o notebook Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100.

Marcas de notebook como Lenovo, Acer, Samsung, Positivo e Dell oferecem configurações internas e preços para todos os bolsos. As configurações mais simples são eficientes para estudar, editar textos e assistir séries ou filmes. Já as configurações mais avançadas são indicadas para programas mais pesados, edição de imagens, e para se divertir nos games.

Entre as configurações mais simples de um notebook podemos considerar 500 GB de disco rígido, local onde se armazena os dados do aparelho, como suficientes para o desempenho em atividades menos intensas. Ter entre 4 e 6 GB de memória RAM também são suficientes, para dar agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. 

Entre os modelos mais avançados, as configurações de disco rígido ideais estão entre 1 e 2 TB, onde é possível armazenar muitos dados do aparelho, e entre 8 a 16 GB de memória RAM, suficientes para rodar programas pesados, tais como os de edição de vídeo e imagem, jogos de alta performance, entre outros.

3 - Presente para as Mães esportistas

As mães fitness podem gostar de roupas de ginásticas, tênis novos e, claro, dos smartwatches, que as ajudam no gerenciamento da saúde. Para elas os itens esportivos são presentes certeiros, confira.

Tênis feminino

Existe uma infinidade de modelos de tênis femininos, e muitos deles oferecem as condições ideais de conforto e estabilidade que a prática dos exercícios físicos requerem. Uma dica muito importante quando for escolher um

tênis feminino

de presente de Dia das Mães, é verificar o sistema de amortecimento, responsável pela absorção dos impactos da pisada.

Um tênis que oferece entressolas mais grossas e robustas, que pode ser composto por EVA ou outros materiais, podem proporcionar um maior amortecimento contra impactos, sendo uma opção para mães que praticam corridas.

Outra dica é verificar o material de confecção do tênis. Tecidos respiráveis, com tela, ajudam na refrigeração dos pés e, como consequência, oferecem mais conforto. Verifique também a flexibilidade do tênis — quanto mais flexível, mais aconchego os pés terão. Alguns materiais flexíveis como borracha EVA e tecido respirável. Marcas como Mizuno, Nike, Adidas e Asics podem oferecer qualidade e modelos com preços acessíveis. 

Um exemplo para pequenas caminhadas e uso no dia a dia é o

Calce Slip On

Ortopédico Leve da Marathon Flex.

Porém, não existem apenas modelos de tênis para a prática de atividades esportivas. Conheça outros modelos que não são indicados para treino, mas servem para o dia a dia e ajudam na composição de looks aconchegantes e versáteis:

  • Tênis plataforma: com solado alto e reto (também chamado de flatform), os tênis do tipo

    plataforma

    garantem comodidade para os pés e muito estilo pessoal.

  • Tênis slip on: os modelos de

    tênis slip on

    possuem solado baixo e não contam com cadarço, mas mesmo assim se ajustam aos pés.

  • Tênis mule: os calçados tipo

    mule

    possuem uma abertura na parte de trás, onde os pés se encaixam. Podem ser usados com ou sem meia, e sua característica principal é a praticidade. Este modelo ajuda a compor looks esportivos e casuais.

  • Outros tipos de sapato estilo urbano: você já conheceu o tênis plataforma, o slip on e o mule, que são ótimas opções de sapatos urbanos confortáveis para mães que gostam de conforto para os pés. Porém, ainda há outros modelos de sapato estilo urbano, como o modelo

    Oxford feminino

    , que traz um corte do sapato social masculino, porém, com a sofisticação feminina. Ou então o

    mocassim

    , que são atemporais e garantem elegância e conforto para sua mãe.

Smartwatch

Outro item de muita importância para as mães que gostam de praticar esportes é o

smartwatch

, que são os relógios inteligentes. Com diversas funcionalidades, eles entregam mais que funcionalidades comuns como hora, alarme e cronômetro. Um smartwatch monitora a quantidade de passos, a frequência cardíaca, a oxigenação, o sono, e também é possível atender ligações e enviar mensagens, dependendo do modelo.

Marcas como Apple, Samsung e Xiaomi oferecem modelos completos, que ajudam a monitorar a saúde durante as 24 horas, tudo integrado com um aplicativo instalado no celular. A autonomia da bateria pode variar, dependendo do quanto se usa o smartwatch durante o dia. De qualquer forma, o carregamento é rápido e prático. Devido a sua diversidade e facilidades que vão além das atividades físicas, o smartwatch pode ser uma opção para sua mãe, seja ela esportista ou não. 

Entre os modelos de smartwatch da Samsung estão o Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch 5, que oferecem recursos como: 

  • Possibilidade de atender, recusar chamadas e enviar mensagens. 

  • Calcular a quantidade de passos e de calorias perdidas

  • Eletrocardiograma para medir as funções cardíacas, entre outras funcionalidades. 

Outros modelos com custo-benefício, a Xiaomi proporciona as pulseiras inteligentes Mi Smart Band 6 e Mi Smart Band 7, que são menores que um relógio, portanto, mais discretos. Os modelos contam com: 

  •  Sensor de frequência cardíaca; 

  •  Monitoramento da respiração e de atividades físicas

  • Acompanhamento de ciclo menstrual, entre outros. 

Se preferir, existem modelos mais completos da mesma marca, tais como Xiaomi S1 Active, que contém o tamanho de um relógio esportivo, e oferece a facilidade no atendimento de chamadas, 117 modos de exercícios físicos, monitoramento 24 horas da frequência cardíaca, monitoramento de nível e estresse, de qualidade de sono, entre outros. Oferecendo acompanhamento da saúde e bem-estar para sua mãe. 

Para finalizar, o Apple Watch, o smartwatch da Apple. O modelo mais em conta disponível para compra é o Series 3. Ele conta com todas as funcionalidades de um smartwatch completo — contador de passos, medidor de batimentos cardíacos, monitoramento de sono, respiração, ciclo menstrual, atendimento de chamadas, etc. — com o diferencial da função “identificador de acidentes”. 

Quando um acidente grave é detectado, o iPhone (integrado ao relógio) soa um alerta, e na tela é exibido um controle deslizante de Chamada de Emergência. Se você está preocupado com a segurança da sua mãe, este pode ser uma opção de presente!

4 - Presente para as Mães cozinheiras

As mães apaixonadas pela cozinha também podem gostar das facilidades trazidas pelos utensílios domésticos. Itens como panelas com acabamento em teflon, cafeteira, chaleira e, claro, as fritadeiras elétricas a ar, mais conhecidas como Air Fryer, são eletrodomésticos que proporcionam mais agilidade no dia a dia, e podem ser um presente assertivo.

Fritadeira elétrica a ar

Os benefícios de uma

fritadeira

a ar são inúmeros. O principal deles é poder cozinhar sem óleo. Batatas, por exemplo, ficam sequinhas e crocantes, sem a necessidade de nenhum tipo de gordura. E não para por aí: em uma Air Fryer é possível cozinhar carnes, legumes, pães, tortas, bolos, pudins, entre outras variedades. As fritadeiras elétricas são encontradas em versões menores, de 1,5 litro, e versões maiores, com 6 litros, 8 litros e até 12 litros.

Além dos alimentos serem preparados de forma mais saudável, com redução no valor calórico, a Air Fryer também proporciona mais rapidez no cozimento. A limpeza do aparelho é facilitada, e você pode optar por diversas marcas. Philips Walita, Mondial, Oster, Midea, Britânia e Cadence são apenas algumas das opções disponíveis no mercado.

Para escolher o melhor tipo de Air Fryer para o Dia das Mães, considere alguns pontos como: 

  •  Se sua mãe cozinha para muitas pessoas, podendo variar de 4 ou mais, as Air Fryer maiores de 6 a 12 litros, podem ser suficientes para atender a demanda. 

  • As fritadeiras Air Fryer fazem bolos, tortas e pudins com formas especiais. Se a sua mãe gosta de comida saudável, mesmo que ela não cozinhe para muitas pessoas, é importante que o modelo seja grande o suficiente para caber as tais formas, como as versões de 6 litros.

Outras dicas de presentes de moda para o Dia das Mães

  • Bolsas femininas: as bolsas são mais que um simples acessório; elas fazem parte do cotidiano e oferecem a praticidade para carregar chaves, aparelhos celulares, carteiras, maquiagem, etc. Para as mães com estilo mais clássico e formal,

    bolsas de mão

    bem estruturadas (as quais são mais rígidas) e com fechos metalizados são uma opção. Para as mães no estilo esportista, as bolsas femininas modelo

    transversal

    e modelo

    sacola

    podem ser uma boa pedida. Já as mini bolsas são ideais para eventos sociais, e se a sua mãe participa de muitos, com certeza este estilo bolsa será muito útil.

  • Chinelo Nuvem: os famosos

    chinelo nuvem

    também são uma sugestão de presente para o Dia das Mães. Macios e confortáveis, eles são feitos em borracha com plataforma acolchoada, em diversas cores, ótimos para as mães que precisam descansar os pés e sentir como se estivessem pisando… Nas nuvens!

  • Relógio de pulso feminino: os tradicionais relógios femininos nunca saem de moda. Um exemplo são os relógios

    Casio Vintage

    , feitos em aço inoxidável com mostrador digital. Se sua mãe gosta de ser fashion, este presente pode ser uma sugestão. Há também os modelos de

    relógio Dumont

    feminino, com mostrador analógico e opções prateadas e douradas. 

rich-text-image

Alt: Mulher olhando para o relógio

Vale lembrar que os relógios Dumont são normalmente acompanhados por um par de brincos e uma corrente, que ajudam a completar o look. Você ainda pode ver opções de relógios femininos

Orient

. Com pulseira em aço e diversos modelos, eles podem ser um presente durável e de bom gosto.

Qual é o perfil de sua mãe?

Agora que você já acessou as melhores dicas de presentes para o Dia das Mães, basta reconhecer em qual dos perfis que sua mãe se encaixa e oferecer a ela um presente de grande utilidade! Todos os itens que citamos foram sugeridos pensando no melhor custo-benefício e, claro, na usabilidade de cada um deles. Então aproveite nossas dicas e boas compras!