Passo a passo de uma rotina: Como fazer uma rotina de skincare

Seja você uma pessoa adepta a uma rotina básica de cuidados da pele, ou adepta a uma rotina de

skincare

mais extensa, é imprescindível saber fazer corretamente a aplicação das camadas de produtos sobre a pele. 

rich-text-image

Jovem aplicando produto no rosto

Entendendo a ordem, é possível aproveitar ao máximo os ativos de cada produto absorvido pela face, maximizando os efeitos de cada cosmético para obter os resultados desejados.

A partir de agora, você vai entender quais são as etapas dos cuidados com a pele e saberá também quais são os produtos de skincare que valem a pena investir. Vamos lá.

Qual o passo a passo do skincare?

O princípio para o entendimento definitivo da

rotina de skincare

é pensar da seguinte forma: 

  1. Passo:  Limpar

  2. Passo: Hidratar

  3. Passo: Proteger

Ao assimilar esta ordem de skincare, você saberá com quais produtos deve começar sua rotina e com quais deve terminar.

Entenda também que os produtos mais espessos, na forma de creme, impedem a absorção completa de produtos com texturas aquosas ou em

gel

. Sendo assim, opte por adquirir produtos mais finos para o começo da etapa, e deixe os mais grossos para o final dela.

Qual a ordem para passar os produtos no rosto?

Agora que você já conhece as 3 principais etapas da limpeza facial mais básica, chegou a hora de conhecer a função dos produtos de cada etapa.

rich-text-image

Mulher removendo maquiagem

  1. A etapa da limpeza pode ser realizada utilizando sabonete (em barra, líquido, em gel ou espuma, específicos para o rosto) e finalizada com uma loção tonificante ou micellar. 

  2. A hidratação é o momento onde entram os produtos de ação específica, seja para tratamento de acne, clareamento de manchas, olheiras, flacidez, etc.

  3. A última etapa protege e ajuda a selar a hidratação. Ela é realizada com a ajuda de produtos mais espessos, como cremes e protetores solares. Este passo a passo de skincare para dia e noite faz toda a diferença para quem deseja manter a pele sempre saudável, mesmo com o avanço do tempo. 

Quais são os produtos para fazer skin care?

Após falarmos dos 3 passos básicos de uma rotina de skincare, agora chegou o momento de expandir o olhar sobre o assunto e citar algumas das melhores opções em marcas e produtos que valem o investimento.

1º Limpeza

A primeira etapa é responsável por deixar a pele preparada para receber os demais produtos, desobstruindo os poros, removendo a oleosidade e impurezas do dia a dia. Esta etapa deve ser realizada com sabão de limpeza específico para a face e tipo de pele, sendo finalizada com uma loção tonificante ou micelar. Alguns exemplos que podem auxiliar na hora de escolher um

sabonete

adequado, são:

rich-text-image

Mulher lavando rosto com sabão

  • A famosa marca francesa

    La Roche-Posay

    oferece a linha Effaclar com sabonete líquido e em barra, sendo uma das melhores opções para limpeza facial. Ela oferece o sabonete de limpeza La Roche-Posay Effaclar Concentrado 70g que limpa profundamente e controla a oleosidade, reduzindo o brilho excessivo. 

  • A

    Sallve

    , marca nacional de cosméticos, também oferece produtos de qualidade para limpeza e cuidados com a pele, incluindo um produto especial para peles acneicas.Contendo o limpador Antiacne Sallve 150g, que possui uma combinação de ativos em sua fórmula que combatem o surgimento de cravos e espinhas sem ressecar a pele. 

Para quem prefere as espumas de limpeza, a

linha Chronos da Natura

, é uma marca brasileira, que possui a espuma de Limpeza Suave Chronos Natura 150ml, sendo uma espuma cremosa que limpa suavemente e ainda conta com a betaína de cupuaçu em sua formulação, um tensoativo natural.

Outra opção é a marca francesa Avène que oferece a linha

Cleanance Gel

, indicada para limpeza diária e, em especial, para peles com tendência à acne, já que inibe o desenvolvimento da bactéria causadora dos cravos e das espinhas. Um exemplo disso é o cleanance Gel de Limpeza Facial Avène 60ml, sendo indicado principalmente para peles oleosas e sensíveis, removendo a sujidade sem deixar a sensação de ressecamento.

Para finalizar a primeira etapa do passo a passo de skincare dia ou noite, existem várias opções em tônicos e águas micelares que removem as impurezas da pele de maneira mais profunda. Veja a seguir algumas das melhores recomendações.

  • A

    Caudalie

    , marca de origem francesa, oferece a linha Vinoclean, com fórmulas altamente naturais e veganas. A água Micelar Vinoclean Caudalie 100ml, é formulada com 98% de ingredientes naturais. O produto é potencializado pela água de uva orgânica, que remove as impurezas sem atacar a camada de hidratação natural da pele.

  • Já a 

    Natura Chronos

    também conta com um purificante para a sua rotina de skincare. O produto ainda pode ser encontrado em embalagens de refil. Como por exemplo a água micelar purificante Chronos Natura 150ml, ela remove as impurezas da pele devolvendo a luminosidade natural e hidratando por até 8 horas. 

2º Hidratação

A hidratação é a etapa onde se aplica aquele creme específico para o que você quer tratar. São as linhas de expressão? Flacidez? Melasma? É agora que ele entra. Ela consiste em criar uma barreira de proteção, tornando a pele mais resistente e saudável, aumentando a luminosidade e ajudando a prevenir os possíveis sinais da idade. 

Alguns exemplos de produtos que você pode utilizar na etapa de hidratação: 

  • Sérum Booster Gen Oil Control Beyoung 30ml: indicado para controle da oleosidade. Também possui efeito antioxidante, prevenindo os sinais do envelhecimento. Feito pela marca brasileira

    Beyoung, que

    conta com várias opções em séruns que agem ativamente na pele.

  • Produtos com

    vitamina C para o rosto

    possuem ação antioxidante e clareadora. Além de deixar a pele mais clara e iluminada, a vitamina C combate as manchas escuras da pele. O complexo Vitamina C Payot 30ml é um grande exemplo disso, sendo um sérum oil free que ajuda a clarear manchas de sol, acne e melasma, além de garantir hidratação intensa.

  • A linha

    Mineral 89 da Vichy

    possui água termal em sua composição, conferindo 24 horas de hidratação para a pele, além de protegê-la contra raios UV e poluição. O seu sérum Mineral 89 Vichy 50ml contém um fortalecedor à base de ácido hialurônico. Com textura leve, pode ser usado em todos os tipos de pele, durante o dia ou a noite. Seu efeito regenera e ilumina a pele.

  • A brasileira

    Principia

    é uma marca reconhecida por democratizar os cosméticos de alta performance, com fórmulas concentradas de ativos eficazes e ótimo custo-benefício. O sérum Antissinais Principia 10% Peptídeos Matrixyl 30ml é indicado para peles maduras. O produto combate rugas, linhas finas, diminui as olheiras e a perda da elasticidade na pele do rosto.

  • A linha

    Skinceuticals

    , fabricada pela marca francesa L’Oreal, possui produtos de diversas categorias, que vão desde séruns antiacne até antienvelhecimento. Os produtos são altamente concentrados e muito eficazes. Um exemplo é o H.A. Intensifier sérum corretor Skinceuticals 30ml,  sendo um sérum anti-idade que preenche rugas e reduz as linhas de expressão, restaurando o volume e a firmeza das peles envelhecidas com aspecto de cansaço.

  • Entre os produtos da

    Sallve

    , encontramos o Hidratante Facial Sallve 40g, que contém niacinamida e phytosqualan em sua fórmula, e pode ser aplicado tanto no seu skincare diurno, quanto noturno. Ele é capaz de promover uma delicada camada de hidratação para o rosto.

  • A linha de tratamento facial da

    La Roche-Posay

    oferece o Hidratante Toleriane Sensitive 40g, um creme que tem o poder de acalmar a pele, principalmente as mais sensíveis, podendo ser utilizado de dia, ou de noite.

  • Se você costuma fazer procedimentos estéticos à base de ácidos e esfoliantes, a linha

    Cicaplast

    da La Roche-Posay conta com o Cicaplast Baume B5, um hidratante com função de reparação e hidratação, que associa ativos capazes de renovar naturalmente a pele da face.

3º Proteção

A última etapa ajuda a selar os produtos anteriores, por isso os produtos para proteção tendem a ser mais espessos, geralmente na forma de creme. Além disso, eles potencializam a hidratação da pele, evitando que seu rosto fique ressecado, protegendo-o dos raios solares.

Os protetores solares variam de acordo com o tipo de pele e suas características, contendo opções com cores ou transparente. Para aquelas que possuem facilmente irritações com a exposição solar, FPS de 50 a 60 são os mais adequados. Já para peles que são pouco sensíveis ao sol e se queimam moderadamente, os protetores de FPS de 30 a 45. Lembre-se que o fator de proteção pode variar de acordo com o nível de sensibilidade de sua pele e exposição ao sol.  

Um exemplo é a linha Anthelios da

La Roche-Posay

tem opções com ou sem cor, e todas oferecem toque seco, proteção contra oleosidade, função anti-aging e abrange diversos fatores de proteção.

Antes de finalizar o seu skincare diurno, não esqueça do

protetor solar

facial!

Como montar seu kit de skincare?

Agora que você já aprendeu por aqui como fazer o skincare simples do rosto, basta seguir a tríade “limpar, hidratar e proteger” na hora de escolher os seus produtos. 

Conhecer seu tipo de pele é imprescindível na hora de escolher os produtos do seu kit de skincare básico e um dermatologista pode lhe ajudar nesta tarefa, pois é importante conhecer o próprio tipo de pele para montar um kit de skincare e aproveitar os benefícios de cada produto.

  • Kit de skin care para pele oleosa: o passo a passo de skincare para pele oleosa requer alguns cuidados, por isso prefira os produtos com fórmulas aquosas, que são mais leves e não irritam as glândulas sebáceas.

  • Kit de skin care para pele ressecada: as peles com tendência ao ressecamento pedem produtos com alto poder de hidratação e absorção, que eliminam o aspecto áspero e sem luminosidade da face.

  • Kit de skin care para pele mista: as peles mistas são aquelas que tendem a ter oleosidade concentrada na zona T (testa, nariz e queixo). Para elas, as opções mais assertivas são os produtos com função dupla, que, simultaneamente, hidratam e controlam a oleosidade.

Conclusão

Somente através do mantra diário “limpar, hidratar e proteger” conseguimos nos proteger das ameaças externas, como o sol, a poluição e as bactérias, e dos problemas trazidos pelo envelhecimento da pele.

Quanto mais cedo nos conscientizarmos dos benefícios trazidos pelo hábito do skincare diário, mais conseguiremos aproveitar os seus benefícios, afinal, esta é uma rotina que vai além da estética. Ela é uma rotina que impacta em nossa saúde, haja vista a quantidade de doenças dermatológicas que existem.

Então, não perca tempo e comece — ou melhore — ainda hoje o seu ritual de cuidados com a pele com a ajudinha dos produtos e das marcas que recomendamos. Cuidar da pele é uma prova de amor por si mesmo.