Entenda qual a diferença entre bota e coturno

Bota e Coturno são calçados projetados cada um com uma função particular. Entenda as particularidades de cada um deles, e escolha seu favorito.

rich-text-image

Mulher escolhendo calçado

Em tempos movimentados e em que temos à disposição uma variedade de looks possíveis, é fundamental para a comodidade e autoestima no dia a dia escolher calçados que protejam nossos pés e somem estilo ao nosso figurino. Quando levamos em conta essas características, pensamos em botas ou coturnos para nos acompanhar nas mais diferentes atividades, sejam elas de trabalho, no uso casual e mesmo em encontros formais.

Mas, você já se perguntou qual é a diferença entre a bota e o coturno? O que marca cada um desses modelos? Com várias características semelhantes, a bota e o coturno protegem de forma eficiente nossos pés e proporcionam estilo e elegância, mesmo que com algumas distinções. Pensando em ajudar você a solucionar essa dúvida, apresentamos este artigo que traz tudo o que você precisa saber para diferenciar os dois calçados. 

Qual é a função do coturno?

O primeiro ponto a se saber é que o coturno é um tipo de bota com origem nas necessidades das forças militares, projetado para proporcionar funcionalidade, proteção e durabilidade em ambientes desafiadores. Assim, a principal função do

coturno

é fornecer suporte e resistência em diversas situações, com foco para atividades em ambientes abertos que exigem um calçado mais robusto. Ainda assim, o coturno confortável é ideal para diversos looks casuais.

Vale lembrar que o coturno não era visto como um item de moda, mas sim como um elemento utilitário, destinado principalmente a soldados, cavaleiros e caçadores. Tanto que a raiz da palavra "coturno" encontra-se no termo latino "cuthurnus", que descrevia uma espécie de sandália de sola mais espessa e amarras que se estendiam até os joelhos, usadas na antiguidade para proteger pés e pernas. 

Foi durante as décadas de 1970 e 1980 que o coturno assumiu um papel significativo no âmbito da moda, especialmente no contexto do movimento punk e da estética gótica. Com visual robusto, podemos destacar as seguintes funções do coturno:

  • Proteção: o coturno é construído com materiais robustos, como couro grosso e solados resistentes que servem para proteger os pés contra objetos pontiagudos, impactos físicos e condições climáticas adversas, como o contato com água, frio e vento em excesso.

  • Apoio e estabilidade: com estrutura reforçada, o calçado oferece suporte aos pés e aos tornozelos, principalmente em modelos de

    coturno cano alto

    . Isso é essencial para ambientes acidentados ou para atividades que envolvam movimentos bruscos. Além disso, os coturnos apresentam cadarços grossos para fixar o calçado ao pé.

  • Durabilidade: os coturnos são projetados para serem duráveis e resistentes ao desgaste, tornando-os adequados para atividades ao ar livre, caminhadas, trabalhos manuais e outras situações em que os calçados podem ser submetidos a condições difíceis.

  • Aderência: a sola do coturno é projetada para tração, que proporciona aderência em diferentes tipos de terrenos, como lama, grama molhada e superfícies irregulares e úmidas ou escorregadias.

  • Proteção térmica: há modelos de coturno com forro isolante, que ajuda a manter os pés aquecidos em climas frios, tornando-os úteis em condições de temperaturas baixas e para o uso no inverno ou no outono.

  • Estilo visual: além de suas funções práticas, o coturno também foi adotado como uma peça de estilo em diversas subculturas, como o movimento punk e o estilo rockeiro. Assim, mesmo que tenha sido desenvolvido para uso militar, o coturno (como o conhecemos hoje) tem espaço em diversos contextos, como moda urbana e vestuário casual, graças à sua estética marcante e funcionalidade.

Qual é a função da bota?

As botas são calçados antigos, presentes há séculos na sociedade, usadas para dar proteção em distintas ocasiões e compor diferentes estilos. As botas servem para dar estabilidade e conforto aos pés para atividades diárias e específicas, como a montaria, por exemplo. Mas, diferente dos coturnos, costumam apresentar visual menos robusto e podem ter mais variações, como a

bota cano curto

ou a

bota Over the Knee

.

Além disso, as botas apresentam mais variações estilísticas que o coturno, que apresenta estética mais robusta. Assim, podemos encontrar muitas variações para botas, desde as minimalistas e com poucos detalhes, como a

bota Chelsea

, até aquelas elaboradas, com zíperes, fivelas e mesmo bordados e desenhos únicos, como a

bota texana

. Ainda, é possível encontrar tipos específicos do calçado, como a

bota trekking

, feita para trilhas e caminhadas. 

Mesmo com grande variedade de modelos e designs específicos, podemos ressaltar alguns pontos que mostram quais as funções da bota. Vamos a eles:

  • Proteção: função primária das botas, afinal, é um calçado feito para proteger os pés contra objetos pontiagudos, intempéries, impactos e condições adversas. Ainda assim, é menos resistente e grossa que os coturnos, mesmo com botas que tem uma camada de proteção extra para os pés, tornozelos e até mesmo as pernas.

  • Apoio e estabilidade: há modelos construídos com estruturas que fornecem suporte adicional aos pés e aos tornozelos, por exemplo. Botas com cano médio e alto possibilitam essa segurança, mesmo que não sejam grossas como os coturnos.

  • Durabilidade: feitas de materiais resistentes, como couro e borracha, que as tornam mais duráveis e permitem o uso em trilhas, canteiros de obras ou atividades ao ar livre. A durabilidade geral depende do uso e dos cuidados com o calçado. 

  • Aderência: as botas costumam ter padrões de tração específicos que oferecem aderência em diferentes tipos de terrenos. Ainda assim, há modelos casuais com solas menores e uso indicado para ambientes urbanos. De forma geral, a sola das botas é menor e com menus sulcos que a dos coturnos, feita para ter máxima aderência e oferecer proteção maior à sola dos pés. 

  • Isolamento térmico: de forma geral, as botas mantêm os pés aquecidos em condições de baixas temperaturas. Porém, há modelos com isolamento térmico, que ajudam a reter o calor, presente em botas para neve, por exemplo. 

  • Estilo: as botas são usadas como elementos de estilo e moda há muitos séculos. Diferentes modelos podem comunicar personalidades e estilos de vida variados, o que faz das botas peças fundamentais em looks de moda, tanto para homens quanto para mulheres.

  • Uso específico: existem botas feitas para atividades específicas, como esportes de inverno, montaria, trilhas e escaladas, trabalho em construção, trabalho no campo, uso em dias de chuva e mais. Cada tipo de bota é projetado para atender às necessidades particulares de cada atividade.

Qual é a diferença entre bota e coturno?

A diferença entre bota e coturno está em suas características de design e nas origens históricas, além da associação de diferentes modelos de calçados em culturas e ocasiões específicas. Como se vê, o coturno é mais robusto e resistente, com visual marcante e detalhes grandes. Já as botas podem ser casuais, com saltos e canos variados, e se enquadram em usos diversos, cotidianos ou específicos.

Podemos destacar as principais diferenças quando comparamos de forma direta os dois calçados:

  • Bota: o termo amplo se refere a qualquer tipo de calçado que cobre o pé e parte do tornozelo ou da perna. Assim, há diversos estilos de botas, com variações de altura de cano, tipos de salto e materiais, como a

    bota Desert

    , a

    bota Oxford

    e outros modelos já citados. As botas podem ser utilizadas com diversos fins, desde moda e estilo até proteção em ocasiões específicas, casuais e formais.

  • Coturno: é um tipo específico de bota, associado ao calçado militar e à moda de subculturas como o punk e o grunge. De forma geral, os coturnos têm design robusto, com solado tratorado e amarrações que proporcionam suporte, tração e durabilidade. Com origem militar, o calçado é símbolo da moda punk e gótica, tido como símbolo de rebeldia e estilo alternativo.

Assim, podemos entender a "bota" como um termo genérico para diversos tipos de calçados que cobrem os pés e possuem algum cano. Enquanto isso, "coturno" refere-se a um tipo de bota com características militares, como robustez, utilidade e resistência.

O que é mais formal, bota ou coturno?

As botas costumam ser mais versáteis e podem abranger uma variedade de estilos, incluindo situações formais. Claro, tudo depende do material e do acabamento, mas, modelos como os de botas Oxford ou Chelsea feitas em couro e nas cores marrom e preto, são ideais para eventos formais. Os coturnos, por outro lado, têm contexto militar e apresentam design robusto e com pouca formalidade para o padrão que conhecemos. 

Assim, podemos afirmar que:

  • As botas podem variar desde opções casuais, como botas de cano curto, até opções mais formais, como botas de cano mais alto e salto. Assim, há modelos adequados para ocasiões mais formais, como eventos sociais, reuniões de negócios e festas elegantes.

  • Os coturnos têm uma estética mais rústica e robusta, além de uma associação histórica com o uso militar e, em dias modernos, às subculturas alternativas, como punk e gótico. Assim, são considerados mais informais e em contextos de moda alternativa e situações mais casuais. No entanto, vale ressaltar que a moda é flexível e as tendências podem mudar, e você pode combinar seu coturno para ocasiões formais.

O que é melhor, bota ou coturno?

Tudo depende do uso específico que você dará ao calçado, pois cada ocasião vai exigir um nível diferente de proteção e aderência necessárias. Além disso, uma reunião social pode permitir um look mais casual ou pedir um traje formal, o que também interfere na escolha do melhor calçado. 

Portanto, a escolha entre bota e coturno não é uma questão de um ser melhor que o outro, mas sim de adequar o calçado ao seu estilo pessoal, à ocasião e à função que você deseja que ele desempenhe. Ambos têm suas próprias características, vantagens e usos específicos. Na sequência, mostramos quando cada calçado é mais recomendado:

  • Quando usar botas: escolha botas se você procura versatilidade, com opções casuais e modelos mais formais. Além disso, para um estilo mais refinado e elegante, as botas podem ser uma escolha mais apropriada, ainda mais se o material de acabamento é o couro. Com maior versatilidade e variedade de estilos e modelos, as botas podem ser usadas em mais ocasiões, desde o dia a dia até eventos formais.

  • Quando usar coturnos: se você gosta de um estilo mais alternativo, com influência visual militar, punk ou gótica, o coturno será uma boa escolha. Como o calçado é usado em situações informais, como festivais e ambientes onde a moda alternativa é valorizada, você pode usar o coturno em eventos sociais que não pedem tanta formalidade e possibilitam looks mais arrojados. 

No final, a decisão depende do seu gosto pessoal, do contexto em que pretende usar o calçado e da imagem que deseja transmitir.

Também queremos que você saiba quais são os

melhores looks com botas

da moda atual para você. Fique à vontade para ler a postagem especial que temos para você.

Bota ou coturno: escolha o ideal para você

As botas e coturnos têm como característica a proteção dos pés e tornozelos contra choques físicos, golpes, arranhões e condições ambientais desfavoráveis. As botas costumam ser mais casuais e, de fato, apresentam uma série de modelos distintos, seja em design ou em materiais de confecção. Enquanto isso, os coturnos são marcados pelo visual rústico e materiais que oferecem peso e alta resistência.

Ambos podem ser usados no dia a dia e em ocasiões formais, mas vale lembrar que os coturnos são mais marcantes e menos versáteis que modelos casuais de botas. Assim, escolha o produto que mais se adeque às suas necessidades entre centenas de

botas e coturnos

disponíveis no Mercado Livre e agregue estilo ao seu figurino.