Saiba quais modelos escolher na Black Friday: Os 5 melhores tipos de calça jeans

Conheça os principais tipos de calça jeans e seus diferentes estilos, como materiais, lavagens, estilos de costura e outros fatores, para dar conforto e estilo a quem deseja utilizar a peça no dia a dia.

rich-text-image

mulher deitada com calça jeans

As calças jeans são peças de roupa usadas há décadas e nunca saem de moda. Tendo um estilo clássico e ganhando novas vertentes com o passar dos anos, esse tipo de vestuário nunca esteve tão em alta!

Por serem itens fáceis de combinar, duráveis e bonitos, elas são peças-chave no guarda-roupa de uma grande parcela da população brasileira.

Mas uma peça tão atemporal também possui suas variações, e conhecer os diferentes estilos de

calça jeans

pode te ajudar a criar looks mais diversificados.

Neste texto vamos responder algumas dúvidas sobre as calças e explicar alguns dos diferentes estilos.

Confira abaixo e facilite suas escolhas na Black Friday!

Quais são os tipos de calça jeans existentes?

Quando pensamos em

calças jeans

, a primeira imagem que vem na cabeça de muitas pessoas são os jeans azuis. Isso tem uma explicação: essa forma foi a que popularizou esse estilo de calça, e o tecido depois foi adaptado para outras peças de roupa como macacões, camisetas, casacos, entre outros.

Mas você sabia que existem vários tipos de calça jeans? A maioria delas ajuda a transmitir a ideia do "jeans original", porém contam com estilos diferentes e podem favorecer diferentes tipos de looks.

Por isso, se você está pensando em renovar as calças jeans do seu guarda-roupa, é importante saber a diferença entre os tipos de modelos. Veja abaixo as características de alguns dos principais.

  • Calça jeans mom

    : é um estilo de calça jeans marcado por calças com cinturas mais altas, com o quadril mais alargado e um afunilamento nas pernas. É um modelo muito versátil que pode ser usada com roupas casuais do dia a dia ou adaptada às situações mais formais.

  • Calça jeans skinny

    : essa categoria é composta por calças mais ajustadas ao modelo do corpo, valorizando curvas e dando a impressão de alongamento da silhueta. É usado especialmente com camisetas, blusas e tênis, mas também pode ser combinada com salto alto, por exemplo.

  • Calça jeans reta

    : possui um corte reto da cintura até a barra da calça na região dos tornozelos sem nenhum tipo de ajuste. É um estilo de calça que é usado há muito tempo e que combina com diversos looks e ocasiões.

  • Calça jeans flare

    : é um estilo que valoriza mais a região da barra da calça, já que a boca é mais larga e lembra muito o estilo utilizado em décadas anteriores, especialmente nos anos 70. Ela pode ser combinada com vários looks e calçados, e é normalmente utilizada com sapatos altos.

  • Calça jeans pantacourt

    : são os modelos de calça jeans com comprimento mais curto, que normalmente se estendem até a altura da canela aproximadamente. É uma peça um pouco mais descontraída, focada na combinação com blusas, camisetas, por exemplo.

Quais são as principais diferenças entre jeans skinny, jeans slim e jeans bootcut?

Os três tipos de calças são muito populares e podem ser usados na maioria das situações, além de combinarem com diferentes looks. No entanto, em questão de estilo, elas se diferenciam e possuem características únicas. Vejamos abaixo o que cada uma tem a oferecer.

  • Jeans skinny

    : é o modelo de calça jeans mais apertada e colada ao corpo, com isso, ela valoriza mais o formato das pernas. Normalmente são fabricados com tecidos elásticos.

  • Jeans Slim

    : são modelos mais ajustados, porém não tão colados ao corpo quanto as calças skinny. Podem ser combinados com uma grande diversidade de looks, tanto roupas casuais quanto com looks um pouco mais formais.

  • Jeans bootcut

    : é uma calça jeans caracterizada por ter a boca do tornozelo mais larga, facilitando o uso de botas. Normalmente esse tipo de modelo é procurado por pessoas que buscam alongar a silhueta.

Como cuidar adequadamente das diferentes variedades de jeans?

O jeans é um tipo de tecido que pode ser usado na fabricação de muitas peças por seu estilo e por sua resistência. Mas mesmo que peças jeans não precisem de uma manutenção tão constante quando comparadas a de outros tecidos, é necessário saber 

como lavar e quais são as boas práticas para conservação.

Para te ajudar nisso, listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a cuidar melhor dos seus jeans.

  • Uma dica interessante é lavar as peças jeans do lado do avesso, utilizando água fria e sabão neutro. Essas práticas ajudam a evitar a perda de elasticidade das calças e o desbotamento do tecido.

  • A secagem é outra etapa de extrema importância para peças jeans. A recomendação é deixar secar ao ar livre, evitando secagens em máquinas, pois o grande calor gerado dentro daquele ambiente pode prejudicar a durabilidade do tecido.

  • Alguns tipos de jeans requerem lavagens ainda mais cuidadosas. Por exemplo, o jeans resinado, que busca imitar uma textura parecida com couro, deve ser lavado a mão ou em um compartimento separado dentro da máquina de lavar para evitar danos.

  • É importante sempre verificar de qual material a peça é feita. Peças de algodão, por exemplo, devem ser lavadas de uma forma diferente do que peças de elastano. Para saber exatamente as recomendações de cada tecido, sempre consulte as etiquetas das peças. 

Os 5 melhores tipos de calça jeans

É muito difícil listar os cinco melhores tipos de calça jeans, pois os critérios para escolher os melhores variam de acordo com o gosto pessoal de cada um. Corpo, estilo, conforto, entre outros, são fatores determinantes na hora de escolher uma calça jeans.

Vamos citar abaixo cinco tipos de calças jeans focadas em diferentes nichos e estilos, desta forma você pode analisar e chegar à conclusão de qual mais combina com você e consiga procurar o modelo certo e não perder tempo pesquisando milhares de opções na Black Friday.

Veja abaixo.

Calças jeans skinny

Estão entre os modelos mais populares de

calça jeans

por serem versáteis e praticamente atemporais. O corte dessas peças é um pouco mais justo nas pernas, realçando a silhueta das pernas e glúteos de quem as utiliza.

  • É um tipo de calça jeans que se adapta ao corpo em toda sua extensão, desde a cintura até a barra.

  • Não é difícil encontrar calças jeans skinny com diferentes lavagens, detalhes ou acabamentos.

  • Podem ser usadas para combinar diferentes tipos de sapatos, alguns exemplos são tênis e sapatilhas ou botas e sapatos sociais 

Calça jeans flare

Esse tipo de

calça jeans

ficou muito popular na década de 1970, sendo muito presente nos movimentos hippies, por exemplo. Por mais que contem com estilo único, de tempos em tempos elas voltam à moda e podem ser combinadas com uma boa diversidade de peças. 

  • Contam com uma silhueta ajustada até a altura do joelho e uma abertura ampla para a última parte da perna.

  • Podem ser usadas com diferentes tipos de casacos, blusas, coletes e acessórios.

  • A diversidade de estilos também está nos calçados, já que essas calças podem ser utilizadas com sandálias, botas ou rasteirinhas, por exemplo. 

Calça jeans slouchy

São

calças jeans

muito utilizadas especialmente por quem gosta de um estilo voltado ao streetwear. Elas são conhecidas especialmente por terem uma cintura mais alta com pregas na frente.  Vamos conferir mais detalhes sobre esse modelo.

  • Esse tipo de calça jeans conta com uma modelagem um pouco mais solta, que vai se afunilando depois da altura do joelho, criando um estilo único e casual.

  • As calças jeans slouchy valorizam principalmente a área da cintura e podem ser utilizadas para alongar as pernas.

  • São muito versáteis no quesito estilo, já que podem combinar com diferentes tipos de casacos, sapatos e acessórios.

Calça jeans hot pants

As

Hot Pants

são modelos de calça jeans um pouco mais "sensuais".  Isso porque a principal característica deste tipo de calça é o acabamento mais rente aos glúteos, valorizando a região. Confira mais detalhes.

  • Elas contam com uma cintura mais alta e modelam o corpo, valorizando principalmente as curvas dos glúteos e das coxas. 

  • Caem bem com diferentes estilos de roupas, e podem ser combinadas com blusas, casacos, diferentes sapatos, acessórios, entre outros.

  • As calças jeans Hot Pants possuem diferentes cores e acabamentos, como rasgos, recortes e estampas diferentes. 

Calças jeans Pantacourt

São um estilo de calça que oferecem modelos mais despojados, tendo um comprimento reduzido e um corte mais solto. Veja abaixo os principais pontos sobre as

calças jeans pantacourt

.

  • Os principais aspectos desse tipo de calça são: a liberdade de movimentos e o conforto, graças ao corte mais largo.

  • Podem ser usadas em diferentes ocasiões e estações, porém são mais recomendadas para climas mais quentes, pois oferecem uma boa ventilação.

  • É fácil encontrá-las em diferentes cores e lavagens, aumentando ainda mais a possibilidade de combiná-las com outras peças de roupa 

Conclusão

As calças jeans são peças atemporais que já fazem parte da cultura do nosso povo. Além de serem estilosas, também são resistentes e podem ser combinadas com diversas peças de roupas e acessórios. Explorar os diferentes tipos de calça jeans aumenta ainda mais essa diversidade e pode trazer novos estilos ao seu guarda-roupa.

Você também pode descobrir quais

botas estão na moda

no momento. Não deixe de acessar o blog do Mercado Livre.

Neste texto respondemos algumas dúvidas frequentes sobre as calças jeans e listamos alguns dos modelos mais populares. E se você ainda está buscando o melhor lugar para comprar suas próximas peças de roupa, não deixe de conferir as ofertas e cupons na Black Friday do Mercado Livre durante todo novembro.