Moda gestante: escolhendo roupas confortáveis para os nove meses de gravidez

Roupas de gestante: características, dicas e peças recomendadas. Encontre toda a informação sobre como criar seu visual perfeito.

rich-text-image

MODA

As mudanças no corpo da mulher durante a gravidez dificultam o uso das

roupas

que sempre usou, mas não pode abandonar todo o seu guarda-roupa. Quais são as dicas para manter o estilo e criar looks incríveis durante a gravidez? 

Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas dicas e combinações de moda gestante, para que você passe pelos meses de gravidez de forma confortável e na moda.

Roupas para gestantes: o que priorizar e o que evitar?

Embora muitas vezes sejam necessários alguns meses para que as mudanças mais óbvias ocorram, o corpo passa por mudanças hormonais que podem alterar a maneira como você usa suas

roupas habituais

. Ao escolher seu guarda-roupa e comprar roupas para a moda maternidade, é aconselhável considerar:

Características

As

roupas de maternidade

devem ser respiráveis, não devem apertar nenhuma parte específica do corpo e devem deixar espaço para a barriga que está crescendo. Macias, folgadas e confortáveis, essas roupas devem ser versáteis e permitir a adaptação aos diferentes estágios da gravidez.

É aconselhável avaliar a evolução do corpo e

comprar roupas à medida

que a gravidez avança, em vez de comprar todas as roupas de maternidade no início da gravidez.

Evite peças justas

Embora isso se aplique a

todas as roupas de modo geral

(especialmente calças, pois as pernas podem inchar), também precisa ser considerado ao escolher cintos e outros acessórios. 

As calças de maternidade são uma ótima alternativa para quem gosta de jeans e roupas justas.

Materiais confortáveis

Esse é um denominador comum para qualquer tipo de peça que você escolher, seja uma saia, um suéter ou uma roupa íntima. É recomendável optar por materiais como fibras naturais ou algodão para melhorar a ventilação e não irritar a pele, que pode ser mais sensível. 

A qualidade dos materiais é um fator particularmente importante quando se trata de roupas íntimas, que geralmente são feitas de materiais sintéticos. 

Evite sapatos altos

É aconselhável usar sapatos confortáveis sem

salto alto

, que garantem estabilidade e ajudam a evitar desconforto, cãibras ou entorses.

Não se esqueça também de que os pés tendem a inchar durante essa fase, portanto, seus sapatos habituais podem estar um pouco mais apertados do que o normal. Ao fazer compras, é aconselhável optar por tamanhos mais folgados.

Roupas esportivas

Não há necessidade de refazer completamente seu guarda-roupa: você pode usar alguns dos itens habituais, como

roupas esportivas

e folgadas. Embora elas não tenham um corte elegante para situações formais, podem ajudar a se manter confortável durante as tarefas diárias. 

Roupas íntimas

Além de tomar cuidado com os materiais das

roupas íntimas

que você compra, é aconselhável optar por sutiãs de maternidade (que facilitam a amamentação do bebê) e calcinhas de maternidade (que têm um suporte para a barriga para maior conforto) nos últimos meses.

Observe também que existem trajes de banho e camisolas específicos para mulheres grávidas, feitos de materiais adequados para essa fase.

Roupas ajustáveis

Algumas saias, calças,

vestidos

e outras alternativas têm cinturas elásticas ou botões e laterais ajustáveis, que podem se expandir à medida que sua barriga cresce. Isso permite que as roupas se adaptem às mudanças em seu corpo.

Considere o pós-parto

De fendas ocultas para ajudar a amamentar com mais conforto a jaquetas que têm uma extensão para incorporar carregadores de bebê, é aconselhável pensar não apenas na liberdade de movimento antes do parto, mas também depois. 

O que vestir de acordo com a fase em que você se encontra?

O corpo muda de acordo com o trimestre em que você se encontra. Portanto, recomendamos um estilo para cada estágio.

Primeiro trimestre

Durante esse período, as mudanças não são muito perceptíveis, portanto, você pode continuar a usar suas roupas habituais. À medida que a barriga cresce, você pode optar por

blusas

mais soltas, vestidos e calças mais folgados.

Segundo trimestre

Nessa época, a barriga dificulta o uso das roupas do dia a dia. Portanto, é recomendável usar leggings, calças de maternidade e blusas e vestidos folgados. 

Ao comprar vestidos, evite vestidos mais curtos e de cintura alta, pois você não conseguirá usar esses vestidos à medida que a gravidez avança.

Terceiro trimestre

Esse é o momento em que você terá de priorizar o conforto, pois sua barriga está crescendo rapidamente. Opte por vestidos mais largos, nos quais você possa se movimentar livremente.

Gravidez com estilo: o que vestir para ficar na moda e confortável

Embora antes houvesse uma tendência de esconder as mudanças corporais com

roupas largas

, hoje em dia as mulheres podem se manter fiéis ao seu estilo habitual durante a gravidez. 

Quais são as dicas para ficar na moda durante esses meses?

Compre o básico

Quando se trata de incluir roupas de maternidade em seu guarda-roupa, você pode optar por opções básicas que podem ser usadas em diferentes eventos sem perder o estilo. 

De camisetas e camisas em cores neutras a vestidos pretos (um clássico para eventos mais formais), com essa gama cromática é possível obter diferentes combinações que podem ser destacadas e variadas com o uso de acessórios.

Vestidos

A principal

vantagem dos vestidos

não é apenas o design solto e os materiais macios, mas também o fato de serem uma peça única. Dessa forma, você evita os cortes de outros looks e pode se movimentar confortavelmente. 

Dentro desse enorme catálogo, os vestidos de comprimento

midi

são recomendados. Você pode optar por modelos diferentes, pois, em alguns casos, poderá usar esses vestidos também depois da gravidez.

Os vestidos permitirão que você crie looks mais casuais e cotidianos, mas também possibilitarão um visual elegante e formal quando a situação exigir. 

Peças indispensáveis

Embora você sempre possa brincar com a versatilidade das combinações, há certas texturas e designs que se destacam no catálogo de roupas para gestantes. Alguns deles são:

  • Malhas: os modelos de tecido têm a vantagem de se adaptar às mudanças do corpo.

  • Camisa oversized: um clássico que você provavelmente já tem em seu guarda-roupa, uma camisa branca é indispensável para combinar com qualquer roupa e ficar elegante em qualquer situação.

  • Vestido de primavera: estampas coloridas e florais podem dar um toque de cor a modelos mais frescos e perfeitos para o verão. Elas também criam um visual moderno com qualquer sapato baixo, outra dica de gravidez.

  • Leggings pretas: um item obrigatório para mulheres grávidas e não grávidas, você pode combinar essas leggings com qualquer peça para criar um visual moderno e casual. 

Combinações ideais

Entre os looks urbanos mais marcantes para essa fase estão:

  • Leggins ou roupas mais justas com casacos ou blazers soltos: você pode optar por usar uma roupa preta com um sobretudo longo com detalhes coloridos ou estampados.

  • Vestidos com um cinto ou laço acima da barriga: esses estilos criam uma aparência de emagrecimento sem perder o conforto de roupas folgadas. 

  • Casacos largos com saias midi: você pode brincar com blusas de tricô, acessórios e botas. 

  • Vestidos tipo camisa: permitem que você escolha entre diferentes estampas e são ideais para as estações mais quentes.

  • Conjuntos de duas peças: ótimos aliados para usar durante o período de gravidez, mas também fora dele, esses conjuntos são um clássico no guarda-roupa. 

  • Quimonos: para dar um novo visual à sua roupa, essas peças são versáteis e podem ser usadas para brincar com combinações de cores com as roupas que você usa por baixo. 

  • Vestidos retos: outra das peças que será útil tanto na gravidez quanto no pós-parto, a amplitude na área da barriga desses modelos é ideal para se sentir confortável sem perder o estilo. 

Ao pensar em combinações para festas ou comemorações, você pode optar por:

  • Vestidos de festa para gestantes: criados especificamente para essas ocasiões, eles oferecem glamour e conforto.

  • Vestidos de maternidade com acessórios: acessórios coloridos (colares, brincos, pulseiras e até cintos e bolsas), maquiagem e penteado podem ajudar a dar um novo visual àquele vestido básico. Você também pode usar sapatos coloridos ou metálicos para incrementar seu visual.

  • Outras combinações: embora as festas sejam geralmente associadas a vestidos, você também pode optar por usar saias ou uma calça chique com uma blusa larga para criar uma roupa confortável e elegante.

Para criar seus looks de escritório, é recomendável usar tons como branco, cinza, preto e azul, pois são mais sóbrios. Você pode combinar peças como:

  • Blusas: soltas e com estampas. 

  • Ternos ou blazers. 

  • Vestidos clássicos.

Conclusão

Passar pela gravidez com conforto não significa perder seu estilo. 

Com as roupas certas para esse período e para cada fase específica (considerando os materiais, a altura dos sapatos e a adaptabilidade das peças), você poderá ficar glamourosa a qualquer momento, em qualquer ambiente. 

De roupas para o dia a dia a looks elegantes para festas, sem falar em lingerie e roupas de banho: encontre tudo o que você precisa no Mercado Livre hoje mesmo.