TVs de tela curva: confira o melhor modelo de 2023

Veja as principais vantagens e desvantagens de uma TV de tela curva e analise se vale a pena o investimento.

O surgimento das TVs com tela curva

A tela curva nas TVs não é uma inovação recente. No primeiro contato da maioria das pessoas com o aparelho, ele já tinha uma tela meio curva. A TV de tubo, criada em 1897 pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun, ficou conhecida pelo formato característico da tela, ligeiramente arredondada, mas com uma superfície convexa. Esses aparelhos dominaram a indústria da

televisão

desde o final da década de 1920 até o início da década de 1990.

Anos depois, também na década de 1990, chegaram as primeiras

TV de tela plana

. Esses aparelhos conquistaram rapidamente o mercado, sendo bem recebidos pelos consumidores devido ao seu tamanho compacto e melhor qualidade de imagem.

A tecnologia utilizada para produzir essas TVs finalmente evoluiu, abrindo novas possibilidades para a indústria, como variedades de tamanhos de tela e melhorias na experiência de visualização. As televisões de tela curva surgiram em 2013 e renovaram o entusiasmo dos consumidores após o fracasso da tecnologia 3D, abandonada gradualmente por LG e Samsung em 2016. Foi nesse ano que ambos os fabricantes optaram por produzir e lançar novos modelos de TVs com telas curvas.

rich-text-image

tela

Na atualidade, são fabricadas TVs com tela curva?

Embora as TVs com telas curvas tenham atingido um auge de popularidade há alguns anos, a demanda desses aparelhos foi diminuindo com o tempo, sendo sua produção significativamente reduzida. Atualmente, a maioria das TVs disponíveis no mercado é de tela plana e os fabricantes optaram por se concentrar em outras tecnologias, como as

TVs OLED

e QLED, que oferecem melhor qualidade de imagem.

Por outro lado, devido à sua popularidade entre os gamers, os fabricantes têm aumentado a produção de monitores de tela curva, já que esses aparelhos oferecem alta resolução e precisão de cores. Os monitores também são valorizados em outras áreas profissionais, como edição de vídeo e fotografia, onde a qualidade visual é primordial para o trabalho realizado.

TVs de tela curva: perguntas frequentes

  • Esses dispositivos são realmente inovadores? 

Na verdade, a tela curva não é uma inovação recente, sendo amplamente utilizada pelos cinemas há décadas. A curvatura da tela nas salas de cinema possui duas finalidades: em primeiro lugar, ajuda a minimizar a distorção e a perda de brilho; por outro lado, aumenta o campo de visão dos espectadores, permitindo acompanhar as cenas sem a necessidade de virar a cabeça ou ajustar a posição, tornando a experiência cinematográfica muito mais imersiva.

  • Qual a diferença entre elas e o efeito 3D?

A

tecnologia 3D

exige ao canal de TV a produção e a transmissão da imagem nesse formato, enquanto a TV de tela curva pode aumentar a sensação de realidade para o consumidor, melhorando a qualidade da imagem independentemente da fonte de conteúdo. A tecnologia curva pode até adicionar uma percepção de profundidade, um dos pontos fortes da tecnologia 3D, sem nenhum esforço.

  • O que destacam os fabricantes?

Tanto a Samsung quanto a LG enfatizam várias características das TVs de tela curva, como a sensação envolvente, o efeito 3D aprimorado e a percepção de tamanho maior. Outras vantagens destacadas nas campanhas de marketing são a redução da distorção visual e a melhora nos ângulos de visão.

  • Qual a opinião dos especialistas?

Muitos especialistas em tecnologia, como Geoff Morrison, que escreveu um artigo sobre o assunto no site do CNET, consideram que a qualidade da imagem é igual na tela curva e na tela plana, pois o que importa é a resolução. Já o ângulo de visão pode ser considerado uma “faca de dois gumes”, porque somente o espectador que estiver idealmente posicionado poderá obter a sensação de imersão total. "Se houver várias pessoas assistindo à

TV

no sofá, nem todas vão aproveitar os benefícios”, afirma Morrison.

rich-text-image

smart tv

Prós e contras das TVs de tela curva

Com base nas informações anteriores, vamos dar uma olhada mais de perto nas vantagens e desvantagens desses dispositivos.

  • Experiência de visualização mais imersiva e envolvente: com uma TV de tela curva é possível experimentar a sensação de ser “abraçado” pela tela, devido a que sua curvatura ocupa toda a visão periférica do espectador. Além disso, esse aspecto ajuda a reduzir as distrações. A impressão é de estar “dentro” da imagem. Esses foram os principais motivos pelos quais os cinemas adotaram as telas curvas. Afinal, quem não deseja ter um cinema em casa?

  • Efeito 3D aprimorado: a tecnologia disponível atualmente permite que esses aparelhos possuam vários planos de profundidade, o que oferece uma melhor sensação de imagem 3D.

  • Campo de visão maior: as TVs de tela curva criam um campo de visão maior em comparação com as TVs de tela plana de tamanho equivalente. Isso porque as bordas da tela são curvadas para dentro, permitindo que a imagem seja projetada de maneira mais uniforme em toda sua extensão.

  • Aumento do contraste: devido à curvatura da tela, a luz é focalizada nas áreas centrais da imagem, aumentando o contraste das cores. Além disso, a tela segue o formato natural dos olhos (esférico), fazendo com que a imagem nas bordas fique mais nítida, como no cinema.

  • Melhores ângulos de visão: a realidade é que o ângulo de visão ideal só existe para uma pessoa: aquela que está posicionada no ponto certo. No entanto, é importante deixar claro que esse também é um aspecto das TVs de tela plana, se bem a mudança para uma posição longe do ponto ideal não é tão drástica. 

  • Redução da fadiga ocular: Para quem sofre de dores de cabeça causadas pela fadiga ocular, uma TV de tela curva pode ser a solução. Esses aparelhos ajudam na redução deste sintoma, se comparados com TVs de telas planas de tamanhos equivalentes.

Nossas recomendações

Conheça os melhores modelos disponíveis no mercado para experimentar a sensação de imersão total. 

Monitor gamer curvo Samsung Odyssey G5 C34G55TWW led 34" preto 100V/240V

Principais características:

  • Tela curva de 34" polegadas: ideal para trabalhar com muito conforto, estudar ou assistir a filmes no tempo livre.

  • Resolução WQHD: a incrível resolução de 3440 x 1440 pixels proporciona imagens de alta fidelidade com cores nítidas e detalhes precisos.

  • Tempo de resposta: o rápido tempo de resposta de 1 milisegundo permite evitar efeitos de motion blur em cenas de ação rápida.

  • Taxa de atualização: a alta taxa de atualização de 165 Hz permite a reprodução mais suave de imagens em movimento.

  • Conectividade: o monitor oferece várias opções de conectividade, como HDMI, DisplayPort e USB, facilitando a conexão com diferentes dispositivos e periféricos.

  • Tecnologia AMD FreeSync Premium: evita danos na tela e saltos de imagem ao sincronizar a taxa de atualização do monitor com a placa de vídeo AMD compatível.

Essa é uma excelente opção para quem é fã de videogames e está na busca de uma experiência de jogo imersiva e de alta qualidade. A tela curva, a alta taxa de atualização e o rápido tempo de resposta fazem dele a escolha ideal para quem deseja um monitor gamer com bom desempenho.

Monitor curvo Samsung Odyssey Neo G9 

Principais características: 

  • Tela curva de

    49 polegadas

    : a tela “envolve” o espectador e oferece uma visão panorâmica. Os gamers podem experimentar a sensação de estar “dentro” do jogo.

  • Resolução Dual Quad HD (5120 x 1440 pixels): oferece imagens nítidas e detalhadas, melhorando a qualidade visual do conteúdo.

  • Tempo de resposta de 1 milisegundo: tempo de resposta rápido que elimina o efeito ghosting e o motion blur (arrasto de movimento) melhorando a precisão visual.

  • Taxa de atualização de 240 Hz: garante uma reprodução de imagens suave e sem motion blur. 

  • Design diferenciado: possui iluminação personalizável na parte traseira, além de um design bem futurista.

  • Tecnologia Quantum Mini LED: essa tecnologia proporciona maior contraste e brilho, melhorando significativamente a qualidade da imagem e os detalhes visuais.

  • Para levar a experiência gamer ao mais alto nível, esse monitor é uma opção que não pode deixar de ser considerada.

rich-text-image

android tv

¿Cómo elegir a qué vendedor comprarle?

En cada publicación tienes disponible la reputación del vendedor, mientras más verde, mejor. Si tiene una medalla o es una tienda oficial, tendrás la mejor experiencia de compra. Además, puedes ver los comentarios que dejaron otros compradores. Más información