Avaliação 4.0 de 5. 1 opinião.
1 avaliação
em 12x sem juros
Título do curso | Curso Teclado e Piano |
---|---|
Formato do curso | DVD |
Marca | Edon |
Autor | ALAN GOMES |
---|---|
Duração aproximada | 30 h |
Idioma | Português |
Ano de publicação | 2022 |
Nessa coleção colocamos disponível 3 obras completas para Teclado e Piano.
As 3 coleções totalizam 30 horas.Equivalente de 12 a 24 meses de aulas presenciais.
O Curso de Piano Popular Nível Zero em 13 DVDs surgiu a partir da necessidade em oferecer um autêntico ponto de partida para quem quer aprender a tocar Piano sem nunca antes de tido contato com o mundo da música, ou seja, as aulas são iniciadas do marco “zero”. É indicado para alunos que possui noções no instrumento e que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Cada disco apresenta conteúdos de extrema importância para alunos de nível iniciante e intermediário.
O curso de Teclado Nível Zero em 6 dvds surgiu a partir da necessidade em oferecer um autêntico ponto de partida para quem quer aprender a tocar teclado sem nunca antes de tido contato com o mundo da música, ou seja, as aulas são iniciadas do marco “zero”.
O curso de Teclado e Piano Popular em 7 DVDs para Intermediários e Avançados em DVD tem como objetivo transmitir os conceitos básicos aplicado ao Teclado e Piano.A proposta do curso é abordar formação e aplicação de escalas e acordes , exercícios para mão esquerda e direita.Enfatizamos passo a passo os procedimentos para acompanhamento e arranjo no teclado e piano.
Vantagens
- Valor Promocional
- Coletânea Inédita e Exclusiva
- 8 a 24 meses em aulas
- Economia
- Melhores Conteúdos e Didática
TÓPICOS TECLADO NÍVEL ZERO:
CONTEÚDO: VOLUME 1
1) HISTÓRIA E DEFINIÇÕES
a) Breve resumo da história do teclado eletrônico
b) Os tipos de Teclado:
-Sintetizadores
-Workstations
- Teclados
- Pianos Digitais
- Controladores
c) Principais marcas
2) FUNÇÕES DO TECLADO ELETRÔNICO
-Voice, Style, Fingered, Single Finger, Casio Chord, Start, Stop,
Fill-in, One Touch.
3) PRIMEIROS PASSOS
a) Notas musicais – Exercício para
memorização das ordens e definição de oitava
b) Notas no teclado
c) Numeração dos dedos e exercício para mão direita e esquerda
d) Enfoque dos problemas iniciais (posição e articulação correta
dos dedos, posição do braço e antebraço e outros)
e) Definição de Acordes e Cifras
f) Acordes de Dó Maior e Sol Maior
CONTEÚDO ABORDADO: VOLUME 2
1)TEORIA MUSICAL BÁSICA 1
a) Definição de música
b) Partes da música e características do som
c) Definição de Pauta ou Pentagrama
d) Definição geral de clave
e) Definição e leitura da pauta na clave de sol
f) Linhas e Espaços Suplementares
2) PRIMEIRA MUSICA: HINO À ALEGRIA – BEETHOVEN
3)TEORIA MUSICAL BÁSICA 2
a) Dó Central e Oitavas
b) Valores Musicais
c) Divisão Binária de Valores
d) Compassos Simples com denominador 4
e) Escrita da Pulsação
4)IDENTIFICAÇÃO DA PULSAÇÃO NOS RITMOS DO TECLADO
CONTEÚDO: VOLUME 3
1) TEORIA MUSICAL BÁSICA 2
a) Definição de Compasso
b) Fórmula de Compasso
c) Compassos Simples com denominador 4
d) Escrita da Pulsação
e)I dentificação da Pulsação nos ritmos do teclado sem pausas
2) SEGUNDA MÚSICA: MARRILY WE ROLL ALONG – TRADICIONAL
3) TEORIA MUSICAL BÁSICA 3
a) Ponto de Aumento Simples e Duplo
b) Ritornello
c) Casas de Repetição
5) TEORIA MUSICAL BÁSICA 4
a) Ligaduras
b) Ritmo Tético, Acéfalo e Anacrústico
c) Análise e execução de ritmo com pausas (semibreve, mínima e
semínima)
6) ACORDES DE FÁ MAIOR E SOL COM 7
CONTEÚDO: VOLUME 4
1) Quarta Música: When The Saints Go Marching In – Tradicional
2) Acorde de Lá menor – Encadeamento com Fá Maior
3) Quinta Música: Blowin’ In The Wind – Bob Dylan
4) Sexta Música: Can-Can - J. Offenbach
5) Teoria Musical Básica 5
a) Tom e Semitom
b) Acidentes
- Sustenido, Bemol, Bequadro.
c) Formação de acordes Maiores, Menores e Dominantes
d) Análise execução de ritmo em colcheias
CONTEÚDO: VOLUME 5
1) Sétima Música: Cai, cai balão – Folclore Brasileiro
2)Teoria Musical Básica 6
Tipos de acidentes
a) Fixo
b) Precaução
c) Ocorrente
3) Acorde de Ré menor e Mi menor
Encadeamento Dm – G7 e Em – F
4)Oitava Música: Parabéns pra Você – M. Hills
5) Nona Música: My Heart Will Go On – J. Horner & W. Jenning
Encadeamentos: Am-G; G-Am; G-F; F-G
CONTEÚDO: VOLUME 6
1) Teoria Musical Básica 7
Sinais de abreviação
2) Acorde de Ré com 7 – encadeamento D7 – G
3) Décima Música: Over the Rainbow – H. Arlen
Encadeamentos novos: Am-Em; Am-Dm; D7-G
4) Décima Primeira Música: Yesterday – J. Lennon & P. McCartney
Acordes novos: E7 e D
5) Décima Segunda Música: California Dreamin – J. Philips & M.
Gillian
TÓPICOS PIANO NIVEL ZERO
1) O Piano
Breve história do piano;
O piano de cauda e o piano de armário;
O piano digital;
Outros instrumentos de tecla: teclados arranjadores, workstations e controladores.
2) Primeiros Passos (sem uso de partitura)
As 7 notas musicais (ordem direta e inversa);
As 7 notas musicais no piano;
Definição de oitava e numeração das oitavas no piano;
Numeração dos dedos e exercício preliminares para mãos direita (dó3 a sol3) e esquerda (dó2 a sol2), individuais e simultâneos;
Enfoque dos problemas iniciais (posição e articulação correta dos dedos, posição do braço e antebraço, etc.).
3) Teoria Inicial Básica e Prática Inicial
Pauta ou Pentagrama;
Definição de clave;
Leitura na clave de Sol;
Linhas e espaços suplementares na clave de Sol;
Exercícios práticos de leitura na clave de Sol (mão direita): dó3 a sol3;
Leitura da clave de Fá;
Linhas e espaços suplementares na clave de Fá;
Exercícios práticos de leitura na clave de Fá (mão esquerda): dó2 a sol2;
Definição de sistema e a partitura para piano;
Exercícios práticos de leitura nas duas claves: Sol (dó3 a sol3) e Fá (dó2 a sol2);
Valores Musicais (figuras e pausas);
Divisão Binária de Valores;
Definição de compasso e pulsação;
Fórmulas de compasso simples com denominador 4: binário, ternário e quaternário;
Exercícios de leitura no piano.
4) As linhas de estudo do piano popular
A teoria;
A técnica;
O arranjo;
O repertório;
A prática de conjunto;
A improvisação.
5) Os procedimentos de arranjo para o piano popular
Os 3 elementos musicais básicos: baixo, acorde e melodia;
Procedimentos de arranjo 1, 2 e 3;
Procedimentos de arranjo simplificados;
Região dos elementos musicais.
6) Lição 1: Hino da Alegria
Exercícios de técnica preliminares;
Novidade: barra final;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimento 3 simplificado.
7) Lição 2: Marrily We Roll Along
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- cifra;
- linhas de oitava;
- sinais de abreviação: ritornelo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimento 1 simplificado.
8) Lição 3: Pequena Valsa
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- sinais de abreviação: casas de repetição;
- ponto de aumento: figura de mínima pontuada;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimento 2 simplificado.
9) Lição 4: Hansel Und Gretel
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Pedal de sustentação (sustain);
- Leitura da Clave de Fá: dó1 e sol1;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimento 3 simplificado.
10) Lição 5: Michael, Row The Boat Ashore
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Leitura de Clave de Sol: lá3;
- Leitura de Clave de Fá: fá3;
- Mudança de dedilhado;
- Início rítmico anacrústico;
- Acorde de Fá Maior: F;
- Encadeamento C – F e F – C;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimento 1 simplificado.
11) Lição 6: Dorme, Neném
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Leitura de Clave de Sol: si3;
- Leitura de Clave de Fá: fá1;
- Encadeamento G – F e F – G;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimento 2 simplificado;
12) Lição 7: Can-Can
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Pausas de semínima, mínima e mínima pontuada;
- Leitura de Clave de Sol: dó4;
- Acorde de Sol Dominante ou Sol com 7ª: G7;
- Encadeamento C – G7 e G7 – C;
- Terminação feminina;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
13) Lição 8: Oh Minas Gerais
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Encadeamento F – G7 e G7 – F;
- Mudança de dedilhado na mesma nota;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
14)Lição 9: O Cravo Brigou Com a Rosa
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Célula de duas colcheias;
- Leitura de Clave de Sol: ré4;
- Fermata;
- Rallentando;
- Mudança de dedilhado no baixo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
15) Lição 10: Parabéns Pra Você
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Leitura de Clave de Sol: mi4 a sol4;
- Acorde de Mi menor: Em;
- Encadeamentos C – Em e Em – F;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
16)Lição 11: Minueto
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Staccato Simples;
- Leitura de Clave de Sol: lá4 a dó5;
- Leitura de Clave de Fá: ré1;
- Acorde de Ré menor: Dm;
- Encadeamentos C – Dm e Dm – G7;
- Utilização do 5º grau do acorde no baixo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
17) Lição 12: Luar do Sertão
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acorde de Lá menor: Am;
- Encadeamento C – Am e Am – Dm;
- Sinais de Abreviação: Dal Segno (Do Sinal), Coda;
- Arpejo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
18) Teoria: Acordes
Tom e Semitom;
Acidentes: bemol, sustenido e bequadro;
Regra básica para formação de acordes tríades Maiores (X), menores (Xm) e Tétrades Dominantes (X7) pela distancia de semitons entre as notas;
Notas Orgânicas do acorde: Fund., 3ª, 5ª e 7ª;
Estado fundamental e inversão dos acordes: 1ª inv., 2ª inv. e 3ª inv. (tétrades);
Regras básicas para encadeamento de acordes.
19) Lição 13: Grande Valsa Brilhante
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Mudança de inversão nos acordes;
- Acidentes: bemol;
- Acorde de Dó com 7ª ou Dó Dominante: C7;
- Célula de duas colcheias no baixo;
- Ligadura de expressão;
- Andamento: indicação metronômica;
- Dinâmica;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
20)Lição 14: Auld Lang Syne
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Introdução;
- Mudança de inversão nos acordes;
- Acidentes: sustenido e bequadro;
- Acorde de Ré com 7ª ou Ré Dominante: D7;
- Acorde de Fá menor: Fm;
- Célula de semínima pontuada e colcheia na melodia;
- Célula de semínima pontuada e colcheia no baixo;
- Andamento: termos italianos;
- Mudança gradativa de dinâmica: crescendo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
21) Lição 15: Santa Lucia
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Alternância de inversão nos acordes;
- Acorde de Lá com 7ª ou Lá Dominante: A7;
- Célula de colcheia e semínima pontuada na melodia;
- Célula de colcheia e semínima pontuada no baixo;
- Mudança gradativa de dinâmica: decrescendo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
22)Lição 16: Dia de Campo
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acorde de Mi com 7ª ou Mi Dominante: E7;
- Célula de colcheia, semínima e colcheia na melodia;
- Pausa de colcheia na melodia;
- Acordes em colcheias;
- Baixo em colcheias com ligadura de prolongamento;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
23) Teoria: Escala Maior
Conceitos gerais de escala diatônica;
Escala Maior diatônica (definição pelo conceito de tetracorde);
Armadura de clave;
Identificação da escala maior pela armadura;
24) Lição 17: Red River Valley
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acorde de Si com 7ª ou Si Dominante: B7;
- Acorde de Dó menor: Cm;
- Acorde de Ré Suspenso com 7ª ou Ré Dominante Suspenso: D7(sus4);
- Armadura de Clave;
- Melodia em colcheias com ligadura de prolongamento;
- Acordes em colcheias com ligadura de prolongamento;
- Baixo com pausa de colcheia;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
25) Teoria: Intervalos Simples
Conceitos gerais;
Classificação estrutural de intervalos simples: quantitativa e qualitativa;
Inversão de intervalos.
26) Lição 18: O Sole Mio
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acorde de Sol menor: Gm;
- Acorde de Si Bemol Maior: Bb;
- Acorde de Si Bemol menor: Bbm;
- Acorde de Dó Suspenso com 7ª ou Dó Dominante Suspenso: Bb/C (C7(sus4));
- Acordes Alternados em Colcheia;
- Acordes Invertidos;
- Termos de Expressão;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
27)Lição 19: The Battle Hymn of the Replublic
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acordes Alternados com pausa de Colcheia;
- Acorde de Fá com 7ª ou Fá Dominante: F7;
- Acorde de Si Diminuto: Bº;
- Acordes Alternados com pausa de Colcheia;
- Acordes Alternados com nota oitavada;
- Baixo Oitavado;
- Arpejo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
28) Teoria: Acordes Tríades e Campo Harmônico Maior em Tríades
Classificação dos acordes tríades;
Inversão de acordes tríades (revisão);
Campo Harmônico Maior em tríades.
29) Lição 20: Frohlicher Landmann
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acorde de Ré Maior: D;
- Acorde de Si menor: Bm;
- Acorde de Fá# menor: F#m;
- Acordes alternados com nota presa;
- Baixo oitavado e alternado em colcheias;
- Ligadura de frase;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
30)Lição 21: Jamaica Farewell
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Acorde de Mi bemol Maior: Eb;
- Power acorde na mão esquerda: fundamental e quinta, fundamental, quinta e oitava;
- Acorde arpejado em colcheias;
- Sinal de acentuação: Marcato;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
31) Teoria: Escala menor primitiva
Conceitos gerais;
Conceito de escalas relativas;
Percepção das diferenças sonoras entre uma música em tom Maior e uma em tom menor (tons homônimos).
32) Lição 22: Greensleaves
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Tom menor;
- Acorde de Si diminuto: B°;
- Baixo com notas de passagem e aproximação;
- Acordes alternados com ligadura de prolongamento;
- Acordes alternados com nota presa;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
33) Lição 23: Lua Branca
Exercícios de técnica preliminares;
Novidades:
- Desenvolvimento de arpejo;
- Acréscimo de nona no arpejo;
Leitura para Repertório;
Criação de arranjo: procedimentos 1, 2 e 3 simplificados.
TÓPICOS TECLADO E PIANO POPULAR
DVD 1
1)Escalas diatônicas
Apresentação
Escala Maior primitiva
Execução das escalas maiores
Exercícios de escalas maiores para duas mãos
2)Intervalos simples
Classificação quantitativa
Classificação qualitativa
Exercícios
Intervalos compostos
Exercícios aplicados no piano
Inversão de intervalos simples
3)Acordes tríades
Classificação
Formação no piano
Inversão dos acordes e inversão real
Cifragem
4)Campo harmônico Maior em tríade
5)Encadeamento de acordes tríades
6)Procedimentos simples de arranjo para piano solo em balada
Procedimento 1 – baixo e acorde na mão esquerda; melodia na direita
- Exemplificação para acordes fechados
- Exemplificação para acordes abertos
- Dois exemplos práticos: uma musica simples e outra nível médio
Procedimento 2 – baixo na mão esquerda : melodia e acorde na direita
- Dois exemplos práticos: uma musica simples e outra nível médio
Procedimento 3 – acorde nas duas mãos
- Dois exemplos práticos: uma musica simples e outra nível médio
7)Procedimentos simples para acompanhamento em balada
Acompanhamento de uma melodia executada em outro instrumento (procedimento 2 e 3)
Acompanhamento de uma melodia junto com outro instrumento Harmônico
Acompanhamento de uma melodia junto com um baixista
Acompanhamento de uma melodia junto com outro instrumento Harmônico e um baixista.
Fazendo a melodia junto com instrumento Harmônico ou baixista
DVD 2
1)Acordes Tétrades
Maior
Menor
Dominante
Diminuto
Meio-Diminuto
2)Inversão Acordes Tétrades
Primeira Inversão
Segunda Inversão
Terceira Inversão
3)Campo Harmônico Maior em Tétrades
4)Encadeamento de Tétrades
5)Posição do Acorde Tétrades
Aberta
- Drop 2
- Drop 3
- Drop 2+4
Fechada
6)Escalas Menores
Primitiva
Melódica
Harmônica
7) Campo Harmônico Menor em Tétrades
Menor Primitiva
Menor Melódica
Menor Harmônica
8)Sofisticação do Baixo
Notas de Aproximação
Notas de Passagem
DVD 3
1)Procedimento de Arranjo em Acordes
Variação Diatônica
Variação Dominante
Variação Cromática
2)Inversão de Acordes
Baixo em Linha
- Ascendente
- Descendente
Baixo Pedal
3)Procedimento de Arranjo na Inversão de Acordes Invertidos
4)Procedimento de Arranjo em Harmonia
5)Procedimento de Arranjo em Arpejos
6)Ritmos
Samba
Bossa Nova
Salsa
DVD 4
1)Funções Harmônicas
Tônica
Subdominante
Dominante
2)Trítono
Resoluções Abertas
Resoluções Fechadas
3)Campo Harmônico Maior
Graus de Função Principal
Graus Substitutos
4)Campo Harmônico Menor
Graus Substitutos
5)Preparações Primárias e Secundárias
V7
II Cadencial V7
Sub V7
II Cadencial Sub V7
Sub II
Dominantes Estendidos
6)Acorde Diminuto
Cifragens
Inversões
Trítono
Movimento do Baixo
- Passagem
- Aproximação
- Auxiliar
Função
- Dominante ou Preparatória
- Cromática ou Não-Preparatória
DVD 5
1)Classificação das Notas do Acorde
Notas Orgânicas
Notas Ornamentais ou Tensão
Nota Disponível
Notas Evitadas
Notas Cromáticas
2)Notação de Cifragem
3)Modos da Escala Maior
Jônio
Dórico
Frígio
Lídio
Mixolídio
Eólio
Lócrio
4)Modos Paralelos
5)Progressão II Cadencial Primário e Secundário
DVD 6
1)Modos Gregos
Escala Menor Primitiva
- Eólio
- Lócrio
- Jônico
- Dórico
- Frígio
- Mixolídio
Escala Menor Harmônica
- Mixolídio b9 b13
- Diminuto
Escala Menor Melódica
- Menor melódico
- Lócrio 9ºM
- Lídio #5
- Lídio b7
- Super Lócrio (Alterado)
2)Aplicação dos Modos Menores em Harmonias
3)II-V-I Tonalidade Menor
Exercícios de II-V-I em tonalidade menor
Exemplos de músicas em tonalidade menor
4)Empréstimo Modal
Tonalidade Maior
Tonalidade Menor
Aplicação Prática de Empréstimo Modal
5)Sofisticações de Acompanhamento
Shell Voicings
Guide Tones (Bud Powell voicings ou voicings 3-7 e 7-3)
Voicings de três notas
Voicings de acordes quartais
6)Exemplos de músicas para Aplicação Voicings
DVD 7
1)Tríades de Estrutura Superior (TES)
Aplicação com Bud Powell voicing
2)Ritmos
Samba
Jazz
- Jazz Balada e Jazz Swing
- Bud Powell Voicing em Jazz
- Construção de Walking Bass
Salsa
SOBRE PROFESSOR ALAN GOMES
Alan Gomes é pianista, arranjador e maestro, formado pela Universidade de Brasília. Estudou com músicos renomados no Brasil e no exterior, como Ian Guest (harmomia), Vittor Santos (arranjo), Claude Villarret (regência - Suíça), David Junker (regência), Cliff Korman (piano – E.U.A.), Leandro Braga (piano), Ademir Junior (improvisação), Nelson Faria (improvisação), entre outros.
Além disso, é formado nos cursos técnicos de piano erudito, órgão eletrônico, teclado, harmonia, história da música, música popular e folclórica, teoria e percepção musical, música de câmara e canto coral pelo Instituto de Música do DF e Escola de Música de Brasília. Em estudos paralelos, é bacharel em Estatística, também pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Matemática, pela Universidade Gama Filho.
Atuou durante nove anos na Orquestra de Orgãos e Teclados de Brasília, como regente, solista e arranjador, apresentando diversos concertos e montagens, como os musicais “A Bela e a Fera”, “O Fantasma da Ópera”, “Fame”, “Evita”, “Cats”, entre outros. Também desenvolveu trabalhos com diversos corais, dentre os quais se destacam: Coral das Faculdades ICESP, Coral da Associação Médica de Brasília – AMB, Coral Vozes da Justiça – Ministério da Justiça, e Coral Ecumênico do Templo da Boa Vontade (LBV).
Atualmente trabalha também na área de produção musical, desenvolvendo projetos com artistas da cidade, é professor de diversas instituições, além de atuar como pianista de grupos instrumentais de jazz e mpb.
*Incluso Suporte| Professor*
Garantia de fábrica: 6 meses
+5
Vendas concluídas
Oferece um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Pergunte ao vendedor
Não fizeram nenhuma pergunta ainda.
Faça a primeira!
Avaliação de características
Relación precio-calidad |
Anúncio #3102825301
DenunciarVai abrir em uma nova janela