Novo

Consenso no Processo Penal Brasileiro, de Ricardo Guinalz. Editora LIBER ARS, capa mole em português

  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 242.
  • ISBN: 09788594591869.

Descrição

"Nessa obra se preconizam formas alternativas para a solução dos litígios penais, especialmente pela introdução de mecanismos próprios da jurisdição civil, em que a vontade das partes tem aptidão para colocar fim ao conflito, com benefícios para a economia processual e a celeridade da Justiça. Daí a introdução, em vários ordenamentos, de mecanismos procedimentais fundados no consenso, também adotados no Brasil a partir da Lei 9.099, de 1995, que introduziu a transação penal e a suspensão condicional do processo, valendo-se de permissão constante do art. 98, caput e inciso I, da Carta de 1988.
Mais recentemente, propostas legislativas têm sido apresentadas ao Congresso Nacional, ampliando o alcance de soluções consensuais para o processo penal, chegando-se mesmo a sugerir a introdução do mecanismo do plea bargaining, típico do sistema norte-americano.
Diante disso, a publicação da obra O consenso no processo penal, de Ricardo Donizete Guinalz, originalmente apresentada e aprovada, por unanimidade, como tese de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é relevante e oportuna. Resultado de rica e inédita pesquisa bibliográfica, analisada com rigor científico e com subsídios da experiência profissional do autor, advogado militante, o trabalho aborda as várias facetas do tema, expressando posições pessoais firmes e fundamentadas.
Ressalta-se a preocupação do autor com o estabelecimento de limites à aplicação do consenso em sede penal, impostos pela relevância dos direitos fundamentais envolvidos. Apresenta os requisitos, pressupostos e condições de validade do acordo em torno da aplicação consensual da pena, sugerindo a adoção de um procedimento adequado ao atendimento dessas exigências, ao lado da redefinição dos papéis dos atores processuais – juiz, Ministério Público e defesa – para que as soluções negociadas não se convertam em formas de justiça sumária.
Trata-se de uma obra essencial à compreensão de um novo modelo de justiça penal, em que a efetividade da repressão deve coexistir com o rigoroso respeito aos direitos fundamentais.

Antonio Magalhães Gomes Filho"

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Inovação Distribuidora

Loja oficial no Mercado Livre

+10mil Vendas

Meios de pagamento

Até 12x sem cartão de crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Cartões de débito

Caixa

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Perguntas e respostas

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!