


Design de Brinquedos: Ressignificando Trajetórias, de Lins Cerqueira, Clara Santana. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, capa mole em português, 2022
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2022
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 153.
- Dimensões: 14.8cm largura x 21cm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9786525020204.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Design de Brinquedos |
---|---|
Subtítulo do livro | Ressignificando Trajetórias |
Autor | Lins Cerqueira, Clara Santana |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2022 |
Outros
Quantidade de páginas | 153 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 14,8 cm |
Peso | 200 g |
Gênero do livro | Direito, política e ciências sociais |
Subgêneros do livro | Ciências sociais |
ISBN | 9786525020204 |
Descrição
O pensamento em design constrói objetos que vão muito além das suas formas e cores, transmitindo uma linguagem que perpassa por valores simbólicos e emotivos. O mundo que nos cerca, os objetos que portamos, as nossas preferências de consumo e estilo de vida, tudo traduz o indivíduo que queremos ser e mostrar socialmente. Portanto, assume-se uma identidade que o faça sentir-se percebido e aceito por meio desses objetos (SUDJIC, 2010).
No universo infantil essa lógica é perceptível da mesma maneira. As crianças portam diversos objetos no dia a dia que intencionam dialogar com o mundo que a cerca, sobre sua personalidade individual e gostos. O brinquedo tem o papel não somente de promover a brincadeira, pode, ainda, seguir funções mais práticas, como funções educativas e transpor as experiências do mundo imaginativo da criança para o mundo real. Por isso, essa fase é permeada por uma intensa transmissão e absorção de símbolos e valores. Dessa forma, o seu desenvolvimento depende significativamente da maneira como ela cria as suas histórias imagéticas, como interage com as outras crianças, como soluciona problemas e vence desafios por meio dos brinquedos (PIAGET, 2017).
A maioria dos brinquedos é estereotipado e acaba por transmitir valores superficiais e estéticos que podem induzir preconceitos, logo, a exclusão. As bonecas Barbies já foram um exemplo clássico de uma valorização exacerbada de estereótipos que cultuavam mulheres de olhos azuis, corpos magros, cabelos longos, lisos e loiros. Hoje, a Mattel, empresa fabricante, lança novas Barbies que têm vários formatos de corpo, novas cores, formas de pele e cabelo. Usando novos elementos, a ressignificação pode construir artefatos que tencionem promover a melhoria na autoestima das crianças com deficiências e que dialoguem com a diversidade existente entre elas.
Assim, percebemos que o design tem papel fundamental na construção desse imaginário e que ele pode ser utilizado para promover a inclusão social. Esta obra, portanto, intenciona perceber o design como ferramenta poderosa de diálogo para o discurso inclusivo, entendendo como a sua utilização pode auxiliar na promoção da inclusão social de crianças com deficiência por meio da ressignificação de brinquedos infantis.
Editora Appris
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