
Dor e silêncio: performance e teatro sobre o holocausto nazista, de Souza, Aguinaldo Moreira de. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2019
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2019
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Escolar.
- Subgênero: Educação.
- Número de páginas: 131.
- Dimensões: 14.8cm largura x 21cm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547324599.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Dor e silêncio: performance e teatro sobre o holocausto nazista |
---|---|
Autor | Souza, Aguinaldo Moreira de |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2019 |
Outros
Quantidade de páginas | 131 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 14,8 cm |
Peso | 200 g |
Gênero do livro | Escolar |
Subgêneros do livro | Educação |
ISBN | 9788547324599 |
Descrição
Abordar o holocausto nazista em um espetáculo teatral foi uma decisão difícil. Ainda mais quando as crenças artísticas assumidas partem da não representação, da performatividade, do hermetismo e de uma manifestação estética pautada no entendimento da dor e do silêncio. Essas são as premissas de meu trabalho artístico, que nortearam as decisões estéticas. Assim, neste livro eu ensaio teoricamente sobre as questões pessoais que me levaram a procurar uma aproximação entre a intervenção artística que venho realizando e o pensamento político de Hannah Arendt. Essa investida se tornou um longo processo que comportou uma graduação em Filosofia, uma viagem à Polônia e dois anos de treinamento técnico junto aos atores, para figurar corporalmente o tema. No entanto as reflexões aqui elencadas trazem uma cronologia específica: houve uma síntese e uma colagem ou seja, constituem uma operação estruturante sobre os relatos das experiências artísticas e as resenhas dos estudos teóricos com o intuito de estabelecer uma ligação entre ambos, sem negligenciar os momentos poéticos e de intuição. O espetáculo Para aqueles que ainda vão nascer... representa, para o grupo que o desenvolveu, a corporificação da teoria que estudamos, naquilo que conseguiu afetar sentimento, sensação e linguagem, enquanto a reflexão escrita é a racionalização sobre a trajetória realizada pelo corpo, que foi tácita e visceral ao mesmo tempo. Em um último fôlego, acredito que a encenação seja um retorno à racionalização, pois traz a ordenação final da criação e uma opção política sobre quais conteúdos seriam apresentados (e sob que condições) visando a que formas/conteúdos ressoem no corpo/sensação/consciência daquele que a assiste.
Editora Appris
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