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Dor e silêncio: performance e teatro sobre o holocausto nazista, de Souza, Aguinaldo Moreira de. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2019

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2019
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Escolar.
  • Subgênero: Educação.
  • Número de páginas: 131.
  • Dimensões: 14.8cm largura x 21cm altura.
  • Peso: 200g.
  • ISBN: 9788547324599.
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Título do livro
Dor e silêncio: performance e teatro sobre o holocausto nazista
Autor
Souza, Aguinaldo Moreira de
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2019

Outros

Quantidade de páginas
131
Altura
21 cm
Largura
14,8 cm
Peso
200 g
Gênero do livro
Escolar
Subgêneros do livro
Educação
ISBN
9788547324599

Descrição

Abordar o holocausto nazista em um espetáculo teatral foi uma decisão difícil. Ainda mais quando as crenças artísticas assumidas partem da não representação, da performatividade, do hermetismo e de uma manifestação estética pautada no entendimento da dor e do silêncio. Essas são as premissas de meu trabalho artístico, que nortearam as decisões estéticas. Assim, neste livro eu ensaio teoricamente sobre as questões pessoais que me levaram a procurar uma aproximação entre a intervenção artística que venho realizando e o pensamento político de Hannah Arendt. Essa investida se tornou um longo processo que comportou uma graduação em Filosofia, uma viagem à Polônia e dois anos de treinamento técnico junto aos atores, para figurar corporalmente o tema. No entanto as reflexões aqui elencadas trazem uma cronologia específica: houve uma síntese e uma colagem ou seja, constituem uma operação estruturante sobre os relatos das experiências artísticas e as resenhas dos estudos teóricos com o intuito de estabelecer uma ligação entre ambos, sem negligenciar os momentos poéticos e de intuição. O espetáculo Para aqueles que ainda vão nascer... representa, para o grupo que o desenvolveu, a corporificação da teoria que estudamos, naquilo que conseguiu afetar sentimento, sensação e linguagem, enquanto a reflexão escrita é a racionalização sobre a trajetória realizada pelo corpo, que foi tácita e visceral ao mesmo tempo. Em um último fôlego, acredito que a encenação seja um retorno à racionalização, pois traz a ordenação final da criação e uma opção política sobre quais conteúdos seriam apresentados (e sob que condições) visando a que formas/conteúdos ressoem no corpo/sensação/consciência daquele que a assiste.

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