Educação religiosa: humanização ou doutrinação, de Gonçalves, José Sebastião. Appris Editora e Livraria Eireli - ME, capa mole em português, 2019
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2019
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito e Ciências Sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 163.
- Dimensões: 140 mm largura x 210 mm altura.
- Peso: 200 g.
- ISBN: 9788547334390.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Educação religiosa |
---|---|
Subtítulo do livro | humanização ou doutrinação |
Autor | Gonçalves, José Sebastião |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2019 |
Outras características
Quantidade de páginas | 163 |
---|---|
Altura | 210 mm |
Largura | 140 mm |
Peso | 200 g |
Gênero do livro | Direito e Ciências Sociais |
Subgêneros do livro | Ciências sociais |
ISBN | 9788547334390 |
Descrição
Este ensaio emerge como proposta e provocação ao caro leitor, seja ele educador ou não. A reflexão se delineia a partir de uma pergunta fundamental: "Educação religiosa: humanização ou doutrinação?". O texto visa explicitar a intuição segundo a qual o caráter laico da educação não se opõe à existência da Educação religiosa enquanto autêntica disciplina na comunidade educativa. Embora tal intuição se encontre anunciada indiretamente nos documentos oficiais que estabelecem a disciplina como parte do currículo básico, carece, efetivamente, de explicitação. Para tanto, realizamos uma exposição sistemática daquilo que supomos constituírem alguns dos principais elementos estruturadores da disciplina. O texto é fruto também da experiência pessoal da docência e coordenação dessa área do conhecimento bem como de áreas afins. O amplo e complexo fenômeno da religião que estruturou e continua ainda a exercer forte influência na estruturação das civilizações, na formação de arquétipos, representações sociais e principalmente da normatividade ética, não pode ser ignorado e banido das escolas em nome de um medo à doutrinação. O Estado laico não é a-religioso e nem ignora a força das crenças. Os agentes educacionais precisam manter a postura ética de exercerem a docência em relação ao fenômeno religioso com esmero e prudência, reconhecendo o tempo dedicado à disciplina como oportunidade para aprofundar nela fundamental dimensão da existência humana. O ser humano, para além de ser animal político e que pensa, é também existência que crê e espera, é animal utópico e transcendente, portanto, religioso. Bem-vindos a bordo!!!
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