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Entre a crise do político e o nacionalismo revolucionário: a história nos livros didáticos brasileiros e venezuelanos, de Macedo, André Luan. Appris Editora e Livraria Eireli - ME, capa mole em português, 2019

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2019
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Direito e Ciências Sociais.
  • Subgênero: Ciências sociais.
  • Número de páginas: 185.
  • Dimensões: 140 mm largura x 210 mm altura.
  • Peso: 200 g.
  • ISBN: 9788555079122.
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Características do produto

Características principais

Título do livro
Entre a crise do político e o nacionalismo revolucionário
Subtítulo do livro
a história nos livros didáticos brasileiros e venezuelanos
Autor
Macedo, André Luan
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora e Livraria Eireli - ME
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2019

Outras características

Quantidade de páginas
185
Altura
210 mm
Largura
140 mm
Peso
200 g
Gênero do livro
Direito e Ciências Sociais
Subgêneros do livro
Ciências sociais
ISBN
9788555079122

Descrição

Caracas, 5 de março de 2013: a data em que parte do meu objeto de estudo passou do status analítico da vida de um homem, um líder carismático, para um mito. Logo quando fiquei sabendo da morte de Hugo Chávez Frias liguei para meu orientador, o professor Wlamir Silva. “E agora? O que vai ser desse estudo? Será que alguma coisa vai mudar no cenário dos livros didáticos depois de sua morte?”. Meu orientador, sereno como sempre, retrucou minha ânsia de fazimento: “seu trabalho começou agora, fique tranquilo”. O livro didático é uma expressão materializada da consciência histórica, sendo um material que possui centralidade na didática de história, ou seja, que determina uma racionalidade para a orientação prática no tempo. Ele é o resultado das tensões construídas pelas políticas as quais deve se adequar, bem como da visão particular dos seus autores sobre as transformações sócio-temporais. Encarado como um documento, os materiais didáticos permitem uma análise dos usos históricos comumente compartilhados por instâncias ideológicas que compõem a hegemonia (mídia, mercado, políticas curriculares, instituições da sociedade civil, movimentos sociais, etc.), além de evidenciar as escolhas historiográficas dos autores ao realizarem suas opções teóricas. Nesse sentido, as narrativas históricas dos livros didáticos são “grandes trincheiras das guerras culturais” que constituem sentido para a formação da identidade nacional."

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