
Fantina: Cenas da escravidão, de Badaró, Francisco Coelho Duarte. Editorial ChÃO Editora Ltda, capa mole em português, 2019
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2019
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: História;ficção.
- Número de páginas: 192.
- Dimensões: 15cm largura x 21cm altura.
- Peso: 290g.
- ISBN: 9786580341023.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Fantina |
---|---|
Subtítulo do livro | Cenas da escravidão |
Autor | Badaró, Francisco Coelho Duarte |
Idioma | Português |
Editora do livro | ChÃO Editora Ltda |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2019 |
Outros
Quantidade de páginas | 192 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 15 cm |
Peso | 290 g |
Gênero do livro | Direito, política e ciências sociais |
Subgêneros do livro | História;ficção |
ISBN | 9786580341023 |
Descrição
Em "Fantina", de F. C. Duarte Badaró, Frederico, malandro e sensual, conquista a viúva dona Luzia por puro interesse. Depois do casamento, estabelece-se uma situação típica das fazendas escravistas do século XIX: senhor da casa, o aventureiro inescrupuloso quer também exercer seu direito de posse sexual sobre as escravas.A figura desse malandro urbano, tocador de viola, adentra o universo da fazenda e — em meio a vívidas descrições de saraus regados a violão e modinhas na casa-grande, e de batuques de escravos nos terreiros — desencadeia o drama de Fantina, jovem e bela escrava de dona Luzia.O romance "Fantina", publicado pela primeira vez em 1881, não apenas retrata usos e costumes do passado. Diz muito sobre o Brasil atual, em que diversas questões civilizatórias colocadas pela luta contra a escravidão estão novamente em pauta, em pleno século XXI. No posfácio a esta edição, o historiador Sidney Chalhoub (Harvard/Unicamp), analisa o papel fundamental que a literatura desempenhou no movimento abolicionista brasileiro. Compara "Fantina" a outros romances da época, como "Escrava Isaura", "Ursula" e "A cabana do pai Tomás", e mostra a naturalização do abuso sexual dos senhores sobre suas escravas, para o qual a lei não previa nenhuma punição. Afirma Chalhoub: “Então e agora, mentes e corpos de mulheres negras movem estruturas e despertam reações contrárias violentas. Ao mesmo tempo, exigem de todos nós a ousadia de imaginar e realizar um outro futuro em liberdade”.
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