





Fé, Festa e Folkcomunicação: Santo Antônio, Padroeiro do Quilombo do Mandira, de Cardias, Renata Castro. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2022
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2022
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 193.
- Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
- Peso: 300g.
- ISBN: 9786525031859.
Características do produto
Características principais
Título do livro | Fé, Festa e Folkcomunicação |
---|---|
Subtítulo do livro | Santo Antônio, Padroeiro do Quilombo do Mandira |
Autor | Cardias, Renata Castro |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2022 |
Outros
Quantidade de páginas | 193 |
---|---|
Altura | 23 cm |
Largura | 16 cm |
Peso | 300 g |
Gênero do livro | Direito, política e ciências sociais |
Subgêneros do livro | Ciências sociais |
ISBN | 9786525031859 |
Descrição
O livro propõe-se a analisar a Festa de Santo Antônio como processo comunicacional na formação do imaginário e da identidade quilombola em Cananéia, litoral sul de São Paulo.
A obra apresenta como referencial teórico os estudos culturais, o pensamento latino-americano e os estudos do imaginário para entender o contexto sociocultural do quilombo em questão, considerando as conexões entre conceitos, tais como: comunicação, comunidade, cidadania, cultura popular, globalização, identidade, imaginário, hibridismo cultural, religiosidade popular, tendo como expoentes: Raymond Willians, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Jesús Martín-Barbero, Luiz Beltrão, José Marques de Melo, Ana Taís Portanova Barros, Magali do Nascimento Cunha, Gilbert Durand, Mircea Elíade, Riolando Azzi, Eduardo Hooarnet etc.
A autora, além da utilização da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou também da pesquisa etnográfica, tendo como principais técnicas: a observação participante e a realização de entrevistas com membros da comunidade quilombola do Mandira.
O seu conteúdo resulta em uma reflexão de que os quilombolas, enquanto populações marginalizadas, desenvolvem sua identidade, seu imaginário e seus meios de comunicação por meio das expressões folkcomunicacionais de suas práticas religiosas, como a Festa de Santo Antônio, permitindo a construção coletiva, a manifestação de seus sentimentos e o encontro de proteção diante das injustiças sociais que constantemente sofrem.
Editora Appris
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