Novo | 1 vendido

Feijão De Porco Adubo Verde Inseticida Natural - 15 Kg Semen

  • Unidades por kit: 1
  • Formato de venda: Unidade
  • Peso da unidade: 3 kg
  • Unidades por embalagem: 1

Descrição

FEIJÃO DE PORCO

Tem grande utilidade para adubação verde e no uso de ração. O Feijão de Porco é indicado para plantio solteiro ou intercalado com culturas perenes, sendo muito recomendado para áreas de reforma de cana-de-açúcar. Sendo uma planta de alta rusticidade, é também indicada para recuperação de áreas degradadas devido à sua alta capacidade de fixar nitrogênio, reter umidade e combater plantas invasoras. Amplamente cultivada nos países tropicais, desenvolve-se bem em solos pobres e ácidos.

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

É uma leguminosa muito rústica, anual ou bianual, de crescimento inicial lento, resistente a altas temperaturas e à seca. Tolera o sombreamento parcial. Planta de clima tropical e subtropical, não suportando geadas. Adapta-se a praticamente todos os tipos de solos (argilosos, arenosos), inclusive aqueles pobres em fósforo.
Recomenda-se efetuar o plantio a partir de setembro, estendendo-se até dezembro nas regiões onde ocorrem geadas a partir de abril/maio; em regiões isentas de geadas pode ser estendido até março. O plantio pode ser solteiro ou consorciado com milho, café, citrus e outras culturas.
O sistema de plantio empregado poderá ser a lanço, em linhas ou em covas. Quando em linhas, recomenda-se um espaçamento de 50 cm com 5 a 6 sementes por metro linear (150 a 180 kg/ha de sementes). Poderá ser plantado com matraca (2 sementes por cova, distanciadas 40 cm uma da outra). O peso de 1.000 sementes é de 1.517 gramas.
O feijão-de-porco tem sofrido, ainda que esporadicamente, ataque de vaquinha (Diabrotica speciosa), embora com boa capacidade regenerativa, Tem convivido, sem maiores problemas, com a presença de viroses. É hospedeiro da mosca-branca (Bemisia tabaci), transmissora do VMDF (vírus do mosaico dourado do feijoeiro) e de outras viroses do feijoeiro comum.
O manejo deve ser feito no florescimento/início da formação de vagens (100 a 120 dias) com rolo-faca, incorporação através de aração, roçadeira ou através de enxada ou gadanho.
Para produção de semente recomenda-se de 4 a 5 sementes por metro linear, com um espaçamento de 60 a 100 cm entre linhas. As vagens devem ser colhidas quando secas para posteriormente serem beneficiadas. É possível obter-se de 800 a 1.200 kg/ha de sementes e que podem ser armazenadas por um ano, sendo que pode ser usada consumida em ração e humano.
O ciclo completo da cultura é em torno de 180 a 200 dias.

VANTAGENS

Planta que cobre bem o solo, com efeito alelopático às invasoras, atuando eficientemente no controle da tiririca (Cyperus rotundus). A canavanina (FEIJÃO DE PORCO) é tóxica para bactérias, insetos e outros invertebrados, auxiliando no controle dos mesmos.

DESCRIÇÃO

Nome científico: Canavalia ensiforms cv. Comum

Família: Leguminosas
Ciclo vegetativo: Anual
Forma de crescimento: Herbácea

ADAPTAÇÃO
Tipo de solo: Todos bem-drenados
Altitude: Até 1.000 m
Precipitação anual: 900 – 1.500 mm

TOLERÂNCIA
Seca: Alta
Frio: Média
Umidade: Baixa
Cigarrinha: Alta
Sombreamento: Média

PRODUÇÃO
Matéria seca ha/ano: 05 t
Biomassa: Até 30 – 40 t
Ciclo até o florescimento: 90 – 100 dias
Fixação de nitrogênio: 80 – 150 kg/ha
Produção de proteína: 12 – 20%

UTILIZAÇÃO/MANEJO
Tempo de formação: 90 dias
Incorporação: No início do florescimento

Pague parcelado

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por MFRJARDIM

MercadoLíder

+5mil

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Meios de pagamento

Até 12x sem cartão de crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Cartões de débito

Pix

Boleto bancário

Perguntas

Qual informação você precisa?