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Gravidade Da Imagem, A: Arte E Memória Na Contemporaneidade, De Luiz Cláudio Da Costa. Editora Quartet Editora, Capa Dura Em Português

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Capa do livro: Dura
  • Conto.
  • Número de páginas: 299.
  • Altura do livro: 14.99 cm.
  • Peso: 0.299 kg.
  • ISBN: 09788578120894.
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Características do produto

Características principais

Título do livro
Gravidade da Imagem, A: Arte e Memória Contemporaneidade
Autor
Luiz Cláudio da Costa
Idioma
Português
Editora do livro
Quartet Editora
Capa do livro
Dura

Outras características

Quantidade de páginas
299
Altura
14.99 cm
Peso
0.299 kg
Tipo de narração
Conto
Idade mínima recomendada
18 anos
Idade máxima recomendada
99 anos
ISBN
09788578120894

Descrição

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

A tarefa de elaborar a memória do sofrimento foi colocada mesmo como um dever em nossa época. Findo o século XX, era preciso lidar com o acúmulo de genocídios e violações que os Estados totalitários impuseram sobre os sonhos revolucionários de liberdade que moveram tantas gerações. Em sintonia com seu tempo, a produção artística não se furtou a adentrar essa dimensão, emprestando à questão sua prática e sua reflexão. Com A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, o professor e pesquisador Luiz Cláudio da Costa dá sua contribuição aos estudos sobre arte contemporânea, ao mostrar como uso do arquivo tornou-se decisivo como uma de suas mais importantes operações. Desdobramento de uma longa pesquisa em torno do tema, o livro se atém à inflexão histórica do “efeito arquivo”, o qual está relacionado ao questionamento institucional da arte efêmera dos anos 1970, para uma tendência, particularmente dos anos 1990 em diante, de utilizar o arquivo como um elemento de construção da memória social. Com isso, são ampliados e problematizados os procedimentos de classificação, indexação e inventariação tradicionalmente colocados, pois a arte rivaliza com a ciência à medida que trabalha com o arquivo utilizando operações próprias ao readymade, como, por exemplo, o deslocamento e apropriação. Não se trata mais de reconstituir o “fato”, de buscar a “prova”, mas converter o arquivo em “imagem”, fornecendo outras possibilidades de interpretação que este livro ajuda a decifrar. Em jogo estão as transformações no modo de percepção das imagens e do mundo trazidas pelo surgimento do aparelho fotográfico, que atestou nova dimensão aos procedimentos classificatórios da ciência ao alimentar a crença de que seria possível produzir um grande inventário de tudo o que é visível. Na arte, o arquivo fotográfico deve ser entendido a partir de outra semiótica da imagem, que não a reduz a seus signos visíveis. Produz-se uma zona de ambivalência em que a ausência enquanto um morto ganha sua potência ao operar um conjunto de disjunções em que atuam o manifesto e o latente, a presença e a ausência, a retenção e a perda. A voz silenciosa daqueles que sofrem surge nas fendas, nos vestígios, nos apagamentos. Sob essa perspectiva, a primeira parte do livro articula arte, arquivo e memória, em um esforço de reflexão realizado não só a partir da análise direta de obras como também em diálogo com um farto conjunto de referências teóricas. Na segunda parte, são elaborados estudos

FICHA TÉCNICA

Autor: Luiz Cláudio da Costa
Páginas: 299
Editora: QUARTET EDITORA
Idioma: Português
ISBN-13: 9788578120894

DIMENSÕES

Altura: 14,99cm
Largura: 1,09cm
Espessura: 21,99cm
Peso: 0,299kg

Aviso legal
• Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos.

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