Gravidade Da Imagem, A: Arte E Memória Na Contemporaneidade, De Luiz Cláudio Da Costa. Editora Quartet Editora, Capa Dura Em Português
O que você precisa saber sobre este produto
- Capa do livro: Dura
- Conto.
- Número de páginas: 299.
- Altura do livro: 14.99 cm.
- Peso: 0.299 kg.
- ISBN: 09788578120894.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Gravidade da Imagem, A: Arte e Memória Contemporaneidade |
---|---|
Autor | Luiz Cláudio da Costa |
Idioma | Português |
Editora do livro | Quartet Editora |
Capa do livro | Dura |
Outras características
Quantidade de páginas | 299 |
---|---|
Altura | 14.99 cm |
Peso | 0.299 kg |
Tipo de narração | Conto |
Idade mínima recomendada | 18 anos |
Idade máxima recomendada | 99 anos |
ISBN | 09788578120894 |
Descrição
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
A tarefa de elaborar a memória do sofrimento foi colocada mesmo como um dever em nossa época. Findo o século XX, era preciso lidar com o acúmulo de genocídios e violações que os Estados totalitários impuseram sobre os sonhos revolucionários de liberdade que moveram tantas gerações. Em sintonia com seu tempo, a produção artística não se furtou a adentrar essa dimensão, emprestando à questão sua prática e sua reflexão. Com A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade, o professor e pesquisador Luiz Cláudio da Costa dá sua contribuição aos estudos sobre arte contemporânea, ao mostrar como uso do arquivo tornou-se decisivo como uma de suas mais importantes operações. Desdobramento de uma longa pesquisa em torno do tema, o livro se atém à inflexão histórica do “efeito arquivo”, o qual está relacionado ao questionamento institucional da arte efêmera dos anos 1970, para uma tendência, particularmente dos anos 1990 em diante, de utilizar o arquivo como um elemento de construção da memória social. Com isso, são ampliados e problematizados os procedimentos de classificação, indexação e inventariação tradicionalmente colocados, pois a arte rivaliza com a ciência à medida que trabalha com o arquivo utilizando operações próprias ao readymade, como, por exemplo, o deslocamento e apropriação. Não se trata mais de reconstituir o “fato”, de buscar a “prova”, mas converter o arquivo em “imagem”, fornecendo outras possibilidades de interpretação que este livro ajuda a decifrar. Em jogo estão as transformações no modo de percepção das imagens e do mundo trazidas pelo surgimento do aparelho fotográfico, que atestou nova dimensão aos procedimentos classificatórios da ciência ao alimentar a crença de que seria possível produzir um grande inventário de tudo o que é visível. Na arte, o arquivo fotográfico deve ser entendido a partir de outra semiótica da imagem, que não a reduz a seus signos visíveis. Produz-se uma zona de ambivalência em que a ausência enquanto um morto ganha sua potência ao operar um conjunto de disjunções em que atuam o manifesto e o latente, a presença e a ausência, a retenção e a perda. A voz silenciosa daqueles que sofrem surge nas fendas, nos vestígios, nos apagamentos. Sob essa perspectiva, a primeira parte do livro articula arte, arquivo e memória, em um esforço de reflexão realizado não só a partir da análise direta de obras como também em diálogo com um farto conjunto de referências teóricas. Na segunda parte, são elaborados estudos
FICHA TÉCNICA
Autor: Luiz Cláudio da Costa
Páginas: 299
Editora: QUARTET EDITORA
Idioma: Português
ISBN-13: 9788578120894
DIMENSÕES
Altura: 14,99cm
Largura: 1,09cm
Espessura: 21,99cm
Peso: 0,299kg
Aviso legal
• Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos.
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