Compra Garantida: Mercado Livre protege sua transação em caso de qualquer inconveniente

A fim de proporcionar mais segurança aos nossos usuários, contamos com o programa Compra Protegida, que protege o dinheiro do comprador até ele receber o produto. Se o produto não é o que você esperava ou se você se arrepender da compra, o Mercado Livre se encarregará do reembolso.

Todos os dias mais de 1,3 milhão de produtos são vendidos com sucesso no Mercado Livre, e em apenas 0,02% das compras o usuário recebe a encomenda sem o produto dentro. É algo absolutamente raro na plataforma e nossos programas de proteção ao usuário resolvem o problema de forma satisfatória em todos os casos.

Compra garantida: chaves do programa

Quando acontece algum tipo de conflito porque o comprador não recebeu o que esperava, se arrependeu ou teve algum problema com o vendedor ou com a entrega, o Mercado Livre tem um programa de Compra Garantida que desenvolve uma série de mecanismos para cuidar dos compradores e garantir que tenham uma boa experiência.

Mercado Livre oferece o serviço Mercado Envios para complementar esse processo, para que funcione da melhor maneira possível dentro do prazo, da compra ao momento em que produto chega às mãos do usuário.

Por isso recomendamos sempre manter a comunicação entre vendedor e comprador e concluir a compra dentro da plataforma (utilizando o serviço de mensagens, os canais de reclamação, etc.), para que possamos monitorar o processo. Assim, quando houver um conflito entre as partes, os usuários estarão protegidos em caso de uma eventual perda, desde que a transação tenha sido realizada totalmente dentro da plataforma, utilizando Mercado Envios e Mercado Pago.

O que é o programa Compra Garantida

• É um programa que garante o reembolso do dinheiro no caso de alguma contingência ao receber a compra.

• Com Compra Garantida, o dinheiro da compra está seguro o tempo todo.

• Se o usuário não receber o produto, Mercado Livre garante 28 dias de cobertura a partir do momento em que o usuário efetuou a compra.

• Se o usuário se arrepender ou receber um produto diferente, incompleto ou com defeito, ele tem 30 dias corridos a partir da data de entrega para solicitar a devolução.

Como funciona o programa de Compra Garantida

Se houver algum problema na compra de um produto, estes são os passos a seguir:

• O usuário deve abrir uma reclamação por meio da plataforma neste

link

.

• A equipe de atendimento ao cliente do Mercado Livre entrará em contato com o usuário em um prazo máximo de 48 horas para propor uma solução.

• Uma vez iniciada a reclamação ou solicitada a devolução, o Mercado Livre analisará se o comprador cumpre os requisitos descritos nos Termos e Condições de Compra Garantida.

Em que condições o comprador deve entregar o pacote

• Se o usuário recebeu um produto que não era o que esperava, deve devolver o pacote nas mesmas condições em que o recebeu. O processo de devolução se efetua enviando a compra pelo seu serviço de correio.

Se a compra foi parcelada

• Se a compra foi parcelada, o Mercado Livre reembolsará o valor integral. Se alguma parcela já tiver sido paga, esse valor também será devolvido na conta do Mercado Pago.

Quanto tempo demora o reembolso

• O tempo estimado do reembolso depende do método de pagamento usado. Geralmente, o Mercado Livre efetua o reembolso no mesmo meio de pagamento usado na compra. Também é possível optar por receber o reembolso no Mercado Pago para que o dinheiro seja depositado imediatamente.

• Se o pagamento foi feito através do Mercado Pago, em dinheiro, transferência ou depósito, o reembolso é depositado imediatamente na conta do Mercado Pago. Se a compra foi feita com cartão de crédito ou débito e o dinheiro foi recebido no Mercado Pago, o reembolso também é imediato. No entanto, se a compra foi feita com cartão de crédito ou débito e o dinheiro foi recebido em conta bancária, o reembolso pode demorar de dois a 35 dias, dependendo do banco.

Embora a porcentagem de transações que apresentam algum tipo de problema seja mínima, no Mercado Livre trabalhamos fortemente com a área de Fraude e Segurança de TI, com diversas ferramentas de inteligência artificial, para reduzir ainda mais esse tipo de inconveniente e, ao mesmo tempo, para que a pessoa que tiver uma má experiência possa resolver o problema o mais rapidamente possível.

Dicas para realizar transações com segurança

Como fazer compras online com segurança:

• Efetue suas transações sempre por meio da plataforma e utilizando as ferramentas oferecidas pelo Mercado Livre, como Mercado Pago e Mercado Envios.

• Verifique a reputação dos vendedores. Recomendamos que, antes de fazer a compra, leia os comentários no fim de cada anúncio para saber mais sobre a qualidade e o atendimento do vendedor, de acordo com a experiência de outros compradores.

• Não envie seus dados pessoais por e-mail, celular ou mensagem de texto. Nunca solicitaremos informações pessoais, tais como número de cartão de crédito ou débito, identificação, códigos de segurança ou número de identificação fiscal por esses meios.

• Utilize o Mercado Envios sempre que puder. Se a entrega for combinada diretamente com o vendedor, certifique-se de ele que assine o recibo do Mercado Pago e, se constatar alguma irregularidade, faça imediatamente a reclamação no Mercado Livre.

• Lembre-se de que todos os pagamentos da nossa plataforma são feitos por meio do Mercado Pago, portanto nunca informe dados de contas, cartões de crédito ou débito por outros canais.

• Se receber um e-mail, verifique o domínio e confira a autenticidade do emissor. Todas as comunicações do Mercado Pago são enviadas por contas @mercadopago.com.br e nunca serão solicitados dados pessoais. Muitos golpistas usam palavras semelhantes com modificações muito sutis. Não envie dados do seu cartão de crédito ou débito por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou outros canais.