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Irmandades negras: memórias da diáspora no sul do Brasil, de Rascke, Karla Leandro. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2016

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2016
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Literatura e ficção.
  • Subgênero: Coleções literárias.
  • Número de páginas: 323.
  • Dimensões: 14.8cm largura x 21cm altura.
  • Peso: 200g.
  • ISBN: 9788547300869.
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Características do produto

Características principais

Título do livro
Irmandades negras
Subtítulo do livro
memórias da diáspora no sul do Brasil
Autor
Rascke, Karla Leandro
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2016

Outros

Quantidade de páginas
323
Altura
21 cm
Largura
14,8 cm
Peso
200 g
Gênero do livro
Literatura e ficção
Subgêneros do livro
Coleções literárias
ISBN
9788547300869

Descrição

O trabalho de Karla Leandro Rascke nos traz, por meio do estudo das festas, procissões e celebração da morte na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, formas de organização, espaços de sociabilidade, modos de celebrar a vida e a morte de populações de origem africana, entre a Abolição da Escravatura e a destruição do último grande reduto africano oitocentista, o bairro da Figueira, na zona portuária da velha Desterro, agora Florianópolis (1940). [...] Sem a pretensão de guiar o leitor pelos caminhos deste texto sensível, quero apenas deixar aqui o meu agradecimento a esta gentil historiadora, companheira de tantas vitórias e um sem número de sofrimentos. Em suas mãos, a memória de nossos mortos ganha um valor incrível, suas lutas e artimanhas de sobrevivência ganham a dimensão de embates, confrontos contra a sanha, ora modernizadora, ora romanizadora, ora racista, sempre colonialista. Em suas letras, africanos e seus descendentes emergem como sujeitos, atores do seu próprio tempo. Paulino de Jesus Francisco Cardoso Enquanto locais de culturas negras, as Irmandades atribuíram visibilidade a ações organizativas de grupos negros na contramão da sociedade colonial escravagista, desde seus primórdios, e viabilizaram meios de preservar discreta e dissimuladamente solidariedades na diáspora, sustentando redes de contato e comunicações, como ajuda mútua entre seus membros. Manter encontros entre escravizados fora alcance de seus senhores, abrindo espaços religiosos susceptíveis a mesclas de traços litúrgicos, a Igreja Católica assegurou viveres em condições traumáticas da vida colonial e do Império. Maria Antonieta Antonacci

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