Novo | 2 vendidos

Linguagens da arte: percursos da docência com crianças, de Rodrigo Saballa de Susana Rangel Vieira da; Carvalho. Editora Zouk, capa mole em português

  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 228.
  • ISBN: 09786557780817.

Descrição

A presente obra nasce da proposta de Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa, de serem abordados temas recorrentes e relevantes discutidos por profissionais que atuam na Educação Infantil e na arte-educação, considerando os terrenos de interface e as fronteiras entre essas áreas. Destaca-se a mobilização do pensamento docente sobre os sentidos e significados de seu trabalho, enfatizando a importância dos processos de planejamento e criação, com autoria nas práticas pedagógicas. Desenvolver-se é prerrogativa da docência, e as investigações apresentadas nos capítulos deste livro reivindicam esse direito, considerando que a identidade docente se constrói de forma relacional e mediante os constantes desafios, e também se propaga de forma coletiva, dentro dos contextos sociais e culturais. É uma constituição de si mesma(o) como profissional, e não algo que se tenha pronto, formando-se pelas múltiplas interações com a família, as culturas, a escola, as reformas educativas e as circunstâncias políticas, e reivindica compromisso pessoal com as pautas da Arte/Educação e dos estudos das infâncias. Mediante os desafios sociais, culturais, econômicos, ambientais e políticos, o livro representa para arte-educadoras(es) de todas as linguagens e para professoras(es) que ensinam por meio das artes uma potência de reflexões sobre a educação das múltiplas infâncias que presentificam o espaço brasileiro, apontando para uma importante atitude: a não indiferença. Assumir e reassumir o compromisso de combater uma educação baseada em lógicas descontextualizadas é também tarefa de profissionais da Educação Infantil e das Artes. É preciso despertar dos sistemas acostumados, libertar dos aprisionamentos naturalizados. O livro vai na contramão de pedagogias burocráticas do mainstream e de pedagogias de natureza transmissiva, que não raramente vão sendo legitimadas, dando vulto à uniformidade curricular, às rotinas e formalizações, à despersonalização das pessoas envolvidas no ato pedagógico. A obra, em seu conjunto, propõe descostumar de lógicas regressivas dominantes no sistema educativo, para a composição de uma educação estética com as crianças voltada a novos contratos sociais, com maior reconhecimento de que as artes, em sua diversidade e criticidade, e ed.

Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

+10mil

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Outras opções de compra

  • Loja oficial
Ver mais opções a partir de

Perguntas e respostas

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!