

Livro Código De Hamurabi, Manual Dos Inquisidores, Leis Das Xii Tábuas, Lei De Talião, Manoel Carlos Bueno, Edijur
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2019
- Com índice: Não
- Capa do livro: Mole
- Coleção: .
- Gênero: Direito Romano,Leis Penais.
- Subgênero: .
- Direito.
- O kit inclui livros.
- Número de páginas: 96.
- Idade recomendada: de a .
- Inclui .
- Dimensões: 12cm largura x 18cm altura.
- Peso: 100g.
- ISBN: 9788577540792.
Características do produto
Características principais
Título do livro | Código de Hamurabi, Manual dos Inquisidores, Lei das XXII Tábuas, Lei de Talião |
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Série | Clássicos Cultura e Leitura |
Autor | Organizador Manoel Carlos Bueno |
Idioma | Português |
Editora do livro | Edijur |
Edição do livro | 2 Edição |
Capa do livro | Mole |
Com índice | Não |
Ano de publicação | 2019 |
Outros
Quantidade de páginas | 96 |
---|---|
Altura | 18 cm |
Largura | 12 cm |
Peso | 100 g |
Material da capa do livro | Brochura |
Com páginas para colorir | Não |
Com realidade aumentada | Não |
Gênero do livro | Direito Romano,Leis Penais |
Tipo de narração | Direito |
Escrito em letra maiúscula | Não |
ISBN | 9788577540792 |
Descrição
Khammu-rabi, rei da Babilônia no 18º século A.C., estendeu grandemente o seu império e governou uma confederação de cidades-estado. Erigiu, no final do seu reinado, uma enorme estela em diorito, na qual ele é retratado recebendo a insígnia do reinado e da justiça do rei Marduk. Abaixo mandou escreverem 21 colunas, 282 cláusulas que ficaram conhecidas como Código de Hamurábi (embora abrangesse também antigas leis). Muitas das provisões do código referem-se às três classes sociais - a do awelum (filho do homem, ou seja, a classe mais alta, dos homens livres, que era merecedora de maiores compensações por injúrias - retaliações - mas que por outro lado arcava com as multas mais pesadas por ofensas); no estágio imediatamente inferior, a classe do mushkenum, cidadão livre mas de menor status e obrigações mais leves; por último, a classe do wardum, escravo marcado que no entanto, podia ter propriedade. O código referia-se também ao comércio (no qual o caixeiro viajante ocupava lugar importante), à família (inclusive o divórcio, o pátrio poder, a adoção, o adultério, o incesto), ao trabalho (precursor do salário mínimo, das categorias profissionais, das leis trabalhistas), à propriedade. Quanto às leis criminais, vigorava a lex talionis - a pena de morte era largamente aplicada, seja na fogueira, na forca, seja por afogamento ou empalação. A mutilação era infligida de acordo com a natureza da ofensa. A noção de uma vida por uma vida atingia aos filhos dos causadores de danos aos filhos dos ofendidos. As penalidades infligidas sob o Código de Hamurabi, ficavam entre os brutais excessos das punições corporais das leis mesopotâmica Assírias e das mais suaves, dos hititas. A codificação propunha-se a implantação da justiça na terra, a destruição do mal, a prevenção da opressão do fraco pelo forte, a propiciar o bem estar do povo e iluminar o mundo. Essa legislação estendeu-se pela Assíria, pela judéia e pela Grécia.
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