Novo

Longa viagem dos comunistas do PCB, A: Os 100 Anos de Partid, de Luiz Sérgio Henriques. Editora FUNDACAO ASTROJILDO, capa mole em português

  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 475.
  • ISBN: 09786587991191.

Descrição

"Longa jornada até a democracia é um destes relatos que empolgam da primeira à última linha. Além das habilidades do autor, o objeto tratado – o velho PCB – é como um destes astros de natureza incandescente, cuja luz continua a nos chegar muito tempo depois da irradiação original. Mesmo centenário, e com erros e acertos, altos e baixos, em grande parte já registrados nos livros de História, o PCB ainda suscita emoções fortes, não importa se positivas ou negativas. Indiferente, quase ninguém fica.

O relato de Carlos Marchi, começando em 1922 e até antes, detém-se na crucial década de 1960, a qual define a fisionomia mais própria e delineada com que o Partido entrou na memória coletiva. Naquela década, o partido revelou-se dono de uma visão estratégica que intuía, ainda que muitas vezes no quadro conceitual do “marxismo-leninismo”, a natureza “ocidental” da formação social brasileira e, por isso, rejeitava o caminho das revoluções do século XIX.

Há uma sequência de paradoxos na trajetória do PCB, alguns deles já no ponto de origem. Nascido umbilicalmente ligado à Revolução Russa – pois era, com tantos outros partidos mundo afora, uma “seção nacional da Internacional Comunista” –, o PCB respondia ao mesmo tempo às necessidades da modernização capitalista do Brasil, como expressão da entrada de uma nova subjetividade de classe na arena política, que se reformulava com a corrosão da República Velha e a ampla rearrumação promovida com a Revolução de 1930. Um ator moderno, com forte motivação endógena."

Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Inovação Distribuidora

Loja oficial no Mercado Livre

+10mil Vendas

Perguntas e respostas

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!