Novo

Memórias De Um Canhoto Direito, De Severino Dos Ramos Silva. Série Não Aplicável, Vol. 1. Editora Clube De Autores, Capa Mole, Edição 1 Em Português, 2019

  • Ano de publicação: 2019
  • Com índice: Não
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Biografia.
  • Não aplicável.
  • Número de páginas: 134.
  • Inclui não aplicável.
  • Dimensões: 14 cm largura x 21 cm altura.
  • Peso: 377 g.
  • ISBN: 09786590171115.

Descrição

Memórias de um Canhoto Direito, de Severino dos Ramos Silva.

"Sofri muito para aprender a escrever, uma vez que, mesmo sendo canhoto, a professora me obrigou a escrever com a mão direita. Sou canhoto para tudo, menos para escrever e, por esta razão, fui bastante castigado(...)" — Pastor Ramos

Estas páginas autobiográficas, incrementadas por várias memórias que marcaram a vida do Pastor Severino dos Ramos Silva, esse nordestino paraibano, nascido no município de Itabaiana e radicado na cidade do Pilar, berço do grande romancista José Lins do Rego, formam um painel da vida de muitos outros nordestinos que tiveram que deixar seu torrão natal, em cima de um pau de arara, em busca de uma vida melhor nas grandes metrópoles do país.

O primeiro contato com o livro do Pastor Ramos, pastor presidente da Igreja Evangélica Cristã Congregacional de Pilar-PB, onde se converteu em 1993, deixa a sensação de estar lendo uma obra literária de um escritor habilidoso com o manuseio da palavra escrita, que sabe narrar de forma objetiva, sem enfeites desnecessários, as memórias de sua vida que, com certeza, assemelham-se as aventuras vividas por muitos outros nordestinos espalhados pelo Brasil. Este livro não é apenas um livro de memórias, mas um painel rico em detalhes, da vida do povo nordestino.

Os costumes da vida do interior estão pintados em cores vivas, adornando de encanto e beleza, não apenas as reminiscências do Pastor Ramos, mas a prosa paraibana. Preenchendo uma lacuna deixada com a morte do poeta, historiador e cronista José Augusto de Brito, autor de "Pilar é História" e "Canções do Entardecer", entre outras importantes obras literárias. As memórias da vida do Pastor Ramos enriquecem a cultura do país, de especial modo a cultura nordestina que precisa ser registrada para conservação da história do povo.

A leitura deste livro é comparada às jacas de Chã de Areia, às mangas do Figueiredo e às canas caiana do Engenho Corredor. É uma viagem ao passado com gosto das aventuras do "menino de engenho". O modo conciso, enxuto e objetivo de narrar os fatos remete ao estilo de escrita do romancista alagoano Graciliano Ramos e ao poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto em "Morte e Vida Severina".

O pastor Severino dos Ramos junta-se aos geniais Severinos: Severino Dias de Oliveira (Sivuca), Severino de Andrade Silva (Zé da Luz) e Severino Rangel de Carvalho (Ratinho da dupla musical Ratinho e Jararaca), entre outros que dão orgulho à Itabaiana do Norte e ao Vale paraibano.

As páginas são recheadas de crônicas bem humoradas e de bom testemunho cristão. As experiências como pastor refletem sobre a vida e a missão na terra, enchem de esperança e alimentam a fé no único Deus vivo e verdadeiro.

Antonio Costta
(Poeta e escritor pilarense)

Aviso legal
• Idade recomendada: de 16 anos a 100 anos.

12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Disponível 5 dias após sua compra

Informações da loja

Clube de Autores
Clube de Autores

Loja oficial no Mercado Livre

MercadoLíder

É um dos melhores do site!

  • +5mil

    Vendas concluídas

  • Ofereça um bom atendimento

  • Entrega os produtos dentro do prazo

Ver mais dados de Clube de AutoresVai abrir em uma nova janela

Perguntas

Qual informação você precisa?