Novo | +25 vendidos

Mucuna Preta / Mucuna Pruriens Sementes P/ Plantio 250g

Peso da unidade:250 g

  • Unidades por kit: 1
  • Formato de venda: Unidade
  • Unidades por embalagem: 1
  • Sementes naturais de Mucuna Preta, produzidas por produtor rural, embaladas em unidades de 250g.

Descrição

A mucuna-preta é uma leguminosa de primavera/verão com hábito de crescimento trepador, controlando a presença de nematoides e de plantas daninhas, sendo vantajosa para solos degradados.

É uma planta rústica e adaptada às condições de clima e de solo brasileiros.

Mucuna-preta: para que serve?
A mucuna-preta é utilizada para adubação verde, fixação biológica do nitrogênio, rotação de culturas, recuperação de áreas degradadas e no combate à erosão do solo. Com grande produção de biomassa, garante cobertura vegetal eficiente na conservação do solo.

Tem potencial na alimentação humana e animal, com grãos ricos em proteína, podendo ser destinada à produção de silagem e feno, e também utilizada sob pastejo direto.

É uma alternativa para o controle de plantas daninhas e de nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica).

Características da mucuna-preta
A mucuna-preta (Mucuna pruriens ou Mucuna aterrima) é uma espécie herbácea da família Fabaceae. Adaptável ao clima tropical e subtropical, seu ciclo pode ser anual ou bianual.

O período do plantio ao pleno florescimento é de 140 a 180 dias. Os caules são grandes, finos e flexíveis, com hábito de crescimento rasteiro e trepador, e porte de até 90 cm de altura.

As flores são grandes e de coloração violeta ou branca. As vagens contêm de 3 a 6 sementes grandes, pretas e com hilo de cor clara. A dormência das sementes é comum, recomendando-se colocação em água quente a aproximadamente 80 °C por um minuto antes do plantio para quebra da dormência.

A mucuna-preta é rústica e apresenta boa adaptação a solos ácidos, tolerando bem altas temperaturas e déficit hídrico. Desenvolve-se em solos argilosos e arenosos, sendo tolerante à toxidez por alumínio, ao sombreamento e ao encharcamento temporário do solo.

Plantio da mucuna-preta
A semeadura é realizada em linhas, com 6 a 9 sementes por metro linear e espaçamento entre linhas de 50 cm, ou em covas com 2 a 3 sementes por cova, espaçadas em 40 cm. Utiliza-se 60 kg de sementes por hectare, ou 100 kg por hectare se a semeadura for a lanço.

A melhor época para plantio é entre outubro e novembro, com corte/colheita cerca de 150 dias após o plantio.

Benefícios da mucuna na rotação de culturas
A rotação com mucuna-preta traz benefícios como descompactação do solo, melhora das condições de aeração e infiltração de água, redução de custos com adubação e manejo de plantas daninhas e nematoides, além de maior sustentabilidade da atividade agrícola e produtividade da cultura principal.

A rotação de mucuna-preta com soja, milho e feijão é uma prática agrícola que ocorre na entressafra da cultura anual, servindo como fonte de nutrientes para a próxima safra, principalmente nitrogênio.

Controle de plantas daninhas e nematoides
A mucuna-preta suprime plantas invasoras da lavoura, formando uma barreira física e apresentando efeitos alelopáticos que inibem o desenvolvimento dessas plantas.

Em áreas infestadas por nematoide-das-galhas, apresenta eficiente controle da população dos parasitas. No entanto, deve-se evitar o cultivo sucessivo em uma mesma área para não favorecer os nematóides do gênero Pratylenchus.

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por MFRJARDIM

MercadoLíder

+5mil

Vendas concluídas

Ofereça um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Perguntas

Qual informação você precisa?