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Mudanças No Currículo E No Ensino Superior

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Coleção: EDUCACAO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE.
  • Gênero: Acadêmico.
  • Subgênero: Educação.
  • Conto.
  • Número de páginas: 176.
  • Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
  • Peso: 276g.
  • ISBN: 9786525044859.
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Características do produto

Características principais

Série
Não aplica
Autor
Luiz Fabio Antonucci Filho
Idioma
Português
Editora do livro
Appris
Capa do livro
Mole
Com índice
Sim
Ano de publicação
2023

Outros

Quantidade de páginas
176
Altura
23 cm
Largura
16 cm
Peso
276 g
Com páginas para colorir
Não
Com realidade aumentada
Não
Gênero do livro
Acadêmico
Subgêneros do livro
Educação
Tipo de narração
Conto
Coleção do livro
EDUCACAO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE
Escrito em letra maiúscula
Não

Descrição

O presente livro buscou investigar a implantação do processo de mudança curricular numa instituição de ensino superior, a qual se denominou currículo modular. Tal mudança teve como causa principal a construção de uma estratégia de redução de custos, capaz de viabilizar a sustentabilidade financeira da instituição em tempos de crise no ensino presencial privado. Por sua vez, a referida crise foi provocada pela expansão do ensino a distância e pela necessidade de adequação do papel do ensino superior a um tempo ágil e dinâmico, com forte tendência ao ensino na modalidade a distância. Tendo a hermenêutica como método de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores da referida instituição. Os resultados mostraram que, na compreensão dos docentes entrevistados, a efetivação do currículo modular na IES faz-se necessária pelos seguintes motivos: possibilita a permanência da instituição no mercado competitivo de ensino presencial; e reforça um currículo mais dinâmico, flexível e global, com a perspectiva da interdisciplinaridade e destaque para alguns elementos transversais. Contudo, a implantação desse processo de mudança curricular também trouxe interferência nas relações pedagógicas dos sujeitos envolvidos. Isso porque o currículo modular trouxe menos dias de aulas presenciais, maior carga horária de ensino pela modalidade virtual de aprendizagem, demissões de professores e funcionários, menor ênfase em competências e fundamentos teóricos, menor contato interpessoal entre os sujeitos envolvidos e um foco maior no ensino prático e profissional, voltado ao mercado de trabalho. Emergem do presente trabalho importantes proposições quanto ao ensino superior, tais como: a) a necessidade de elaboração compartilhada do currículo com maior participação dos envolvidos; b) uma maior capacitação docente para o enfrentamento das realidades do ensino na atualidade; e c) a consolidação da modalidade híbrida de ensino com utilização maior da modalidade a distância. Conclui-se que, de variados modos, as mudanças curriculares alteraram a vida institucional, assim como a vida pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos no processo institucional.

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