


Mudanças No Currículo E No Ensino Superior
em 12x
O que você precisa saber sobre este produto
- Coleção: EDUCACAO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE.
- Gênero: Acadêmico.
- Subgênero: Educação.
- Conto.
- Número de páginas: 176.
- Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
- Peso: 276g.
- ISBN: 9786525044859.
Características do produto
Características principais
Série | Não aplica |
---|---|
Autor | Luiz Fabio Antonucci Filho |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris |
Capa do livro | Mole |
Com índice | Sim |
Ano de publicação | 2023 |
Outros
Quantidade de páginas | 176 |
---|---|
Altura | 23 cm |
Largura | 16 cm |
Peso | 276 g |
Com páginas para colorir | Não |
Com realidade aumentada | Não |
Gênero do livro | Acadêmico |
Subgêneros do livro | Educação |
Tipo de narração | Conto |
Coleção do livro | EDUCACAO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE |
Escrito em letra maiúscula | Não |
Descrição
O presente livro buscou investigar a implantação do processo de mudança curricular numa instituição de ensino superior, a qual se denominou currículo modular. Tal mudança teve como causa principal a construção de uma estratégia de redução de custos, capaz de viabilizar a sustentabilidade financeira da instituição em tempos de crise no ensino presencial privado. Por sua vez, a referida crise foi provocada pela expansão do ensino a distância e pela necessidade de adequação do papel do ensino superior a um tempo ágil e dinâmico, com forte tendência ao ensino na modalidade a distância. Tendo a hermenêutica como método de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores da referida instituição. Os resultados mostraram que, na compreensão dos docentes entrevistados, a efetivação do currículo modular na IES faz-se necessária pelos seguintes motivos: possibilita a permanência da instituição no mercado competitivo de ensino presencial; e reforça um currículo mais dinâmico, flexível e global, com a perspectiva da interdisciplinaridade e destaque para alguns elementos transversais. Contudo, a implantação desse processo de mudança curricular também trouxe interferência nas relações pedagógicas dos sujeitos envolvidos. Isso porque o currículo modular trouxe menos dias de aulas presenciais, maior carga horária de ensino pela modalidade virtual de aprendizagem, demissões de professores e funcionários, menor ênfase em competências e fundamentos teóricos, menor contato interpessoal entre os sujeitos envolvidos e um foco maior no ensino prático e profissional, voltado ao mercado de trabalho. Emergem do presente trabalho importantes proposições quanto ao ensino superior, tais como: a) a necessidade de elaboração compartilhada do currículo com maior participação dos envolvidos; b) uma maior capacitação docente para o enfrentamento das realidades do ensino na atualidade; e c) a consolidação da modalidade híbrida de ensino com utilização maior da modalidade a distância. Conclui-se que, de variados modos, as mudanças curriculares alteraram a vida institucional, assim como a vida pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos no processo institucional.
Garantia de fábrica: 1 meses
Editora Appris
+50 Seguidores
+10mil Produtos
MercadoLíder
É um dos melhores do site!
+1000
Vendas concluídas
Oferece um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Meios de pagamento
Perguntas e respostas
Qual informação você precisa?
Pergunte ao vendedor
Anúncio #3333347429
DenunciarVai abrir em uma nova janela