
Negando a negação: arquivos e memórias sobre a presença negra em uberaba-mg, de Souza, Tiago Zanquêta de. Editorial Appris Editora e Livraria Eireli - ME, capa mole em português, 2019
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2019
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito, política e ciências sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 153.
- Dimensões: 14cm largura x 21cm altura.
- Peso: 200g.
- ISBN: 9788547336233.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Negando a negação: arquivos e memórias sobre a presença negra em uberaba-mg |
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Autor | Souza, Tiago Zanquêta de |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora e Livraria Eireli - ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2019 |
Outros
Quantidade de páginas | 153 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 14 cm |
Peso | 200 g |
Gênero do livro | Direito, política e ciências sociais |
Subgêneros do livro | Ciências sociais |
ISBN | 9788547336233 |
Descrição
A educação popular é uma práxis que contribui para que as pessoas possam "tomar a história nas mãos", na luta por garantir que parcelas discriminadas da sociedade tenham direito a vez e voz, denunciando práticas opressoras e anunciando formas de superação da realidade. Na perspectiva de visibilizar histórias de pessoas negras escravizadas da região de Uberaba-MG, o que se percebe nos arquivos da história e nas histórias de vida é um esvaziamento dos elementos culturais de sustentação da identidade do povo, o que contribuiu para reduzir as condições próprias para o trabalho político de sua luta. A população negra, outrora escravizada, hoje liberta e marginalizada, faz parte de uma sociedade que ainda a reveste das marcas do preconceito e da exclusão social. Em Uberaba, esse quadro não é diferente. Dessa forma, esta obra apresenta um resgate da história da escravidão nessa cidade, arquivada em documentos e na memória de poucos, para, em seguida, colocar essa história em diálogo com alguns pilares da educação popular, com a finalidade de pensar novas práticas pedagógicas - escolares ou não - que tenham sentido e significado com relação ao que se aprende, a quem aprende e com quem aprende. Nesse sentido, esperamos despertar no leitor e na leitora um olhar mais aprofundado e crítico sobre a realidade em que vivem, a ponto de questioná-la, para, a partir disso, buscar por transformações que visam à felicidade, à autonomia e à liberdade.
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