Novo

O Estranho E O Estrangeiro: Ensaios Sobre A Contemporaneidade Editora Unifesp - Universidade Federal De São Paulo, Capa Mole

O que você precisa saber sobre este produto

  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 240.
  • ISBN: 6556320285.
Ver características

Características do produto

Características principais

Título do livro
O Estranho e o estrangeiro
Subtítulo do livro
ensaios sobre a contemporaneidade
Autor
Edward Saïd
Idioma
Português
Editora do livro
UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Capa do livro
Mole

Outras características

Quantidade de páginas
240
Tipo de narração
Manual
ISBN
6556320285

Descrição

O mundo contemporâneo é caracterizado pelo exílio e pela errância, em vez da pátria e do lugar fixo. Nosso tempo é marcado por um "século breve", com acontecimentos e desaparecimentos acelerados de modos de vida e valores, impedindo a formação de uma memória reparadora. Exílio, expatriamento e dispersão espacial são símbolos das migrações forçadas por conflitos como guerras e perseguições políticas, gerando uma "nostalgia do inteiramente outro" diante da "vida mutilada".

A diferença entre a viagem e a partida, a odisseia e o êxodo, é notável: uma possui a perspectiva de retorno, enquanto a outra anseia por uma pátria que já não existe. A viagem contemporânea rumo a uma terra de exílio é enigmática, com populações inteiras cruzando mares, enfrentando naufrágios e a incerteza da chegada ou do encontro com um "não lugar".

Edward Saïd, um dos mais importantes intelectuais palestinos, herdeiro de um duplo trauma – o extermínio dos judeus europeus durante o nazismo e a expulsão dos palestinos de sua terra com a criação do Estado de Israel –, refletiu sobre a questão da identidade em situações de exílio e estranhamento cultural. Ele realizou uma genealogia do sentimento de desorientação, desrealização e perda de si que o exílio provoca.

Cada um de nós, antes do exílio, tem o conforto de paisagens conhecidas e o aconchego do mundo entre os seus. O país estrangeiro, em contraste, representa a transição do conhecido para o desconhecido, o enfrentamento de um acolhimento incerto, com incompreensões, desprezo e hostilidade.

Edward Saïd, com sua formação em literatura nos Estados Unidos e como musicólogo e pensador geopolítico, analisou a construção de um Oriente pelo Ocidente, por meio de escritores que criam a figura fantasmagórica do Outro.

Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Informações da loja

Livraria Martins Fontes
Livraria Martins Fontes

Loja oficial no Mercado Livre

  • +10mil

    Vendas concluídas

  • Ofereça um bom atendimento

  • Entrega os produtos dentro do prazo

Ver mais dados de Livraria Martins Fontes Vai abrir em uma nova janela

Outras opções de compra

    Ver 2 opções a partir de

    Perguntas

    Qual informação você precisa?