O futurismo paulista, de Fabris, Annateresa. Editora Perspectiva Ltda., capa mole em português, 1994
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 1994
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Arte e fotografia.
- Subgênero: Arte.
- Número de páginas: 208.
- Dimensões: 125 mm largura x 225 mm altura.
- Peso: 346 g.
- ISBN: 9788527300605.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | O futurismo paulista |
---|---|
Autor | Fabris, Annateresa |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Perspectiva Ltda. |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 1994 |
Outras características
Quantidade de páginas | 208 |
---|---|
Altura | 225 mm |
Largura | 125 mm |
Peso | 346 g |
Gênero do livro | Arte e fotografia |
Subgêneros do livro | Arte |
ISBN | 9788527300605 |
Descrição
Milão e Florença representam dois dos centros de atualização com os quais os modernistas brasileiros dialogam ativamente, a partir de 1920-1921, quando os jovens artistas e intelectuais de São Paulo começam a atacar o status quo e se apropriam de um termo problemático, futurismo, que enfeixava todas as negatividades que a crítica passadista imputava à arte moderna. O surgimento do 'futurismo paulista' é conseqüência desse clima, que levará o grupo modernista a se apresentar espetacularmente perante a opinião pública através da Semana de Arte Moderna, em grande parte vazada nas propostas de Marinetti. A questão não se esgota, porém, em fevereiro de 1922. Tangências com o movimento italiano podem ser encontradas também em Klaxon, na Revista de Antropofagia, entre outros, e apresentam uma viva expressão no evento constituído pela viagem de Marinetti ao Brasil em 1926 e pelo amplo debate que então se deflagrou sobre o significado e os alcances do modernismo. Passando em revista todos esses aspectos à luz de critérios do pensamento crítico de hoje e com sólido embasamento histórico, Annateresa Fabris mostra em 'O Futurismo Paulista' que a constituição do ideário moderno brasileiro não podia ser pensada sem um diálogo ativo com a proposta futurista, diálogo que termina no começo dos anos 30 quando se impõe uma outra idéia de modernidade, que coloca no centro de atenção o homem social brasileiro.
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