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Título do livro | O Jogo da Amarelinha e o Jogo da Gansa |
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Autor | Gérard de Sorval |
Idioma | Português |
Editora do livro | POLAR |
Ano de publicação | 2019 |
Quantidade de páginas | 268 |
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Altura | 3 cm |
Largura | 14 cm |
Peso | 380 g |
Com páginas para colorir | Não |
Com realidade aumentada | Não |
Tradutores | Marly Segreto |
Gênero do livro | Religião,Tradição primordial |
Subgêneros do livro | Tradição Hermética |
Tipo de narração | Manual |
Coleção do livro | 1ª edição |
Idade mínima recomendada | 15 anos |
ISBN | 9788586775390 |
Diversas são as tradições espirituais que descrevem toda a complexidade da vida como sendo uma grande uma dança ou um jogo, representações lúdicas de todo o processo cosmológico (criação do mundo) e escatológico (relacionado ao retorno a origem). A milenar tradição hindu costuma falar de Krishna (um de seus avatares) como um brincalhão e Shiva (3º Deus da Trindade Hindu) como um dançarino, e todo o universo como sendo uma grande Leela, uma grande Dança, um grande Jogo sagrado.
Na mitologia antiga, o cisne é associado a Apolo Hiperbóreo, que é uma representação do Deus que encarna a luz primordial e, para o Ocidente antigo, ele é uma expressão da tradição original da humanidade. Essa ave faz seu ninho sob a estrela Polar e representa o eixo imóvel invisível desse mundo. Na Índia, tem relação com o Hamsa (cisne), símbolo da Idade de Ouro e título de honra dado aqueles que dominaram a matéria e o espírito, pois chegaram ao fim do caminho espiritual, sendo conhecidos como Paramahamsa (Cisne Supremo).
Participar de uma brincadeira, um esporte, uma dança, ou um jogo, é uma forma de esquecer as responsabilidades relacionadas ao dia a dia e uma maneira de acessar uma linguagem lúdica, imaginativa, tão comum às crianças; mas, para além disso, participar de um jogo tradicional como O Jogo da Gansa e O Jogo da Amarelinha, é também um jeito de divertir-se, como a própria etimologia da palavra nos indica: divertir, do latim Divertere, Dis: de “para o lado”, e Vertere: de “virar”, significando então “voltar-se para um outro lado”, “voltar para um lado diferente”, nos remetendo a inversão do fluxo dos desejos e dos sentidos cognitivos para o lado interior de si, mudança essa absolutamente necessária para aqueles que desejam entrar na Via da Realização Espiritual, na Senda interior de um verdadeiro Autoconhecimento cujo primeiro passo é representado, no Jogo da Gansa, pela carta “A Caça ao Cervo”, representação do despertar do novo desejo: o desejo celestial.
É neste sentido de autoconhecer-se, autosuperar-se que Gérard de Sorval, um dos maiores especialistas no simbolismo da heráldica e da cavalaria medieval, restitui para os tempos atuais, por meio desta obra, o verdadeiro sentido simbólico e iniciático desses dois jogos: O Jogo da Gansa e O Jogo da Amarelinha.
Como ele mesmo diz: “Aqueles que perseveram incansavelmente nesse jogo, nessa aventura heroica e jamais abandonam essa grande guerra interior, atingem a realeza interior, que é a meta da Via Heroica da Tradição da Cavalaria, e começam então a última etapa do Grande Caminho da Realização espiritual: a Via Régia, que corresponde à 63ª e última casa do Jogo da Gansa, onde a Criança Régia (como sua pureza e inocência) pode então jogar O Jogo da Amarelinha e, assim, completar a totalidade do Caminho que nós seres humanos somos chamados a percorrer durante a estadia aqui no planeta Terra”.
Quando jogamos, acompanhamos os mesmos passos dados pelos grandes homens e mulheres das gerações anteriores que trilharam e realizaram o Grande Caminho do retorno pleno à Origem divina.
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1 comentárioAvaliação 5 de 5
Relato muito interessante do treinamento militar medieval.