Novo

O lugar do público, de Eidelman, Jacqueline. Editorial Editora Iluminuras Ltda., capa mole em português, 2014

em 12x

O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2014
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Arte, cinema e fotografia.
  • Subgênero: Arte.
  • Número de páginas: 367.
  • Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
  • Peso: 496g.
  • ISBN: 9788573214505.
Ver características

Opções de compra:

Características do produto

Características principais

Título do livro
O lugar do público
Autor
Eidelman, Jacqueline
Idioma
Português
Editora do livro
Editora Iluminuras Ltda.
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2014

Outros

Quantidade de páginas
367
Altura
23 cm
Largura
16 cm
Peso
496 g
Tradutores
Goldberger Ana
Gênero do livro
Arte, cinema e fotografia
Subgêneros do livro
Arte
ISBN
9788573214505

Descrição

O lugar do público não é uma questão nova em cultura e arte. Desde sempre, artistas e os que pagavam para que existisse arte (a cultura existe por si mesma, quase) queriam saber se uma obra iria agradar, alcançar seus objetivos. As respostas que encontravam eram mais imediatas e intuitivas, menos sofisticadas (lembrar que 'sofisticado' quer dizer também falso, enganoso, artificioso) que as de hoje. Mais tarde, por um lado, deixou-se de acreditar no valor intrínseco da arte e da cultura, que não mais comovem por si mesmas os que decidem sobre ela, por outro, os instrumentos de investigação tornaram-se mais complexos e sofisticados (ou 'sofisticados'), terceiro, a ideia de democratização da cultura e da arte deslocou para o foco do público uma reflexão (ou política) antes voltada para o produtor, o artista. E quarto, mais relevante, transformações tecnológicas alteraram radicalmente cultura e arte bem como seu público, seus criadores e seu lugar na sociedade.Este livro oferece uma visão de conjunto dos rumos desta disciplina que responde pelo nome de 'estudos de público', do que se fazer para desenvolvê-la e, também, de modo indireto, de como evitar os excessos visíveis no interior desse território de investigação que corre o risco de tornar-se autônomo e desligado das preocupações reais dos criadores e dos destinatários da cultura e da arte.As linhas de pesquisa propositivas e positivas emergem aqui ao redor de cinco eixos: 1) a cultura como componente de uma economia e uma sociedade 'em movimento', sem referentes fixos, 2) a mudança nos modos de consumo de cultura e arte, 3) o novo papel simbólico da cultura e da arte, 4) os novos rumos da produção, difusão e mercado da cultura, 5) as possibilidades de planejamento da cultura e da arte.E ao lado delas, como marcas d’água de sinal contrário, as ideias que configuram as armadilhas criadas pelos 'estudos de público' para si mesmos, a cultura e a arte: 1) a tecnocratização da política cultural e, portanto, da cultura e da arte, 2) a ideia de que o consumo da cultura e da arte pode ser medido por índices, 3) a ideia de que mais estudos estatísticos e sociológicos levarão ao perfeito equacionamento do 'problema da cultura', 4) a utopia de que uma instituição cultural pode ser orientada a cumprir 'mais democraticamente' seu papel graças ao seccionamento dos conjuntos da cultura e da arte e, em especial, de seus públicos (o local, o regional, o nacional, o de 'gênero', o das crenças religiosas, o das etnias...), 5) a crença de que as pessoas procuram coisas específicas em cultura e arte e que essas coisas podem ser identificadas, quantificadas e fornecidas. A noção de um resto cultural imponderável, essencial à cultura e mais ainda à arte, virou anátema. Há no ar uma clara ansiedade diante da cultura e da arte manifesta na pergunta 'o que fazer com ela?'. A leitura deste livro na sua mão (naquilo para o que aponta) e na sua contramão (naquilo que corre por baixo dele e em sentido contrário) pode abreviar caminhos e contornar equívocos.

Frete grátis

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por BOAVIAGEMDISTRIBUIDORA

MercadoLíder

É um dos melhores do site!

+1000

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Outras opções de compra

  • Parcelamento sem juros
      • 5x sem juros

      • Frete grátis

Meios de pagamento

Linha de Crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Pague em até 12x!

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Cartões de débito

Santander Rio
Caixa

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Perguntas e respostas

Qual informação você precisa?

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!