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Por Uma Geografia Popular: Trabalhadoras E Trabalhadores Em Sala De Aula No Projeto Integrar, De Kleicer Cardoso Rocha. Editorial Appris, Capa Mole, Edição 1 Em Português, 2021

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2021
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Acadêmico.
  • Subgênero: Educação.
  • Conto.
  • Número de páginas: 179.
  • Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
  • Peso: 280g.
  • ISBN: 09786525016979.
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Título do livro
POR UMA GEOGRAFIA POPULAR: TRABALHADORAS E TRABALHADORES EM SALA DE AULA NO PROJETO INTEGRAR
Subtítulo do livro
Trabalhadoras e Trabalhadores em Sala de Aula no Projeto Integrar
Autor
Cardoso Rocha, Kleicer
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora
Edição do livro
1
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2021

Outros

Quantidade de páginas
179
Altura
23 cm
Largura
16 cm
Peso
280 g
Gênero do livro
Acadêmico
Subgêneros do livro
Educação
Tipo de narração
Conto
ISBN
09786525016979

Descrição

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

Encadernação: Brochura
Páginas: 179
Gênero: Educação
Formato: 16 x 23 x 1
Peso: 280 gramas

SINOPSE:

O livro Por uma Geografia popular: trabalhadoras e trabalhadores em sala de aula no Projeto Integrar foi desenvolvido a partir do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Ensino de Geografia em Processos Educativos, o qual busca responder ao seguinte questionamento: até que ponto o Projeto Integrar, de modo geral, e o ensino de Geografia, de forma particular, no âmbito de uma experiência político pedagógica na Educação Popular, consegue sistematizar determinados conhecimentos para uma formação crítica da classe trabalhadora? A pesquisa desenvolveu-se nos anos de 2014 e 2015. O Projeto Integrar, iniciado em 2011, é desenvolvido na escola Instituto Estadual de Educação (IEE) e EEB Jurema Cavalazzi, na cidade de Florianópolis/SC. Esse Projeto está ligado ao movimento brasileiro das Ações Afirmativas, o qual possibilita, por meio da política de reservas de vagas, a inserção de trabalhadoras/es estudantes de escolas públicas, negros/negras, transgêneros e indígenas nas universidades públicas e particulares. Buscamos saber com as/os trabalhadoras/es estudantes quais conhecimentos geográficos estes trazem das suas trajetórias de vida e escolar e, a partir daí, ir construindo junto aos estudantes um processo de aprendizagem na perspectiva da Educação Popular, com os princípios da emancipação da classe trabalhadora. Para isso, desenvolvemos nossas aulas como as/os trabalhadoras/es estudantes em um processo dialógico e contextualizado com os conteúdos geográficos da realidade social destes. O resultado dessa experiência de Educação Popular é a inclusão de mais de 700 trabalhadores estudantes nos bancos das universidades, no entanto, o processo formativo do Projeto Integrar vai para além de uma formação para acessar a universidade: fez com que as/os trabalhadores estudantes despertassem para uma consciência crítica frente à realidade social, com alguns buscando na conscientização a prática com envolvimento nas lutas da classe trabalhadora, compondo coletivos do movimento estudantil, movimento negro, coletivo Gestus; com envolvimento na política partidária e/ou em Associações de Moradores; com projeto de desenvolvimento de base local, como as experiências de hortas urbanas, desenvolvidas nos territórios dos estudantes.

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