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Reflexividade: O Princípio da Indissociação entre Teoria-Prática Encarnado na Formação de Professores, de de Aragão, Ana Maria Falcão. Editorial Appris Editora, capa mole em português, 2022

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O que você precisa saber sobre este produto

  • Ano de publicação: 2022.
  • Capa do livro: Mole.
  • Gênero: Acadêmico.
  • Subgênero: Educação.
  • Número de páginas: 283.
  • Dimensões: 21cm largura x 27cm altura.
  • Peso: 380g.
  • ISBN: 9786525031255.
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Características do produto

Características principais

Subtítulo do livro
O Princípio da Indissociação entre Teoria-Prática Encarnado na Formação de Professores
Autor
de Aragão, Ana Maria Falcão
Idioma
Português
Editora do livro
Appris Editora
Capa do livro
Mole
Ano de publicação
2022

Outros

Quantidade de páginas
283
Altura
27 cm
Largura
21 cm
Peso
380 g
Gênero do livro
Acadêmico
Subgêneros do livro
Educação

Descrição

“Caído o livro no colo, e fruída a experiência boa do primeiro momento, detém-se prolongadamente o nosso olhar de leitor nos marcadores de mensagem, letras, palavras, conceitos e ideias, que tecidas e costuradas a preceito conferem ao livro uma identidade própria e um relevante sentido pedagógico, interventivo e transformador” (IDÁLIA SÁ-CHAVES).

Este livro é formado por “narrativas que dizem de pessoas fortes, comprometidas com o trabalho pedagógico-educativo, que realizaram trabalhos compromissados com as aprendizagens de seus estudantes porque optaram também por se colocarem em lugar de aprender e de ensinar, não mais solitariamente, mas coletivamente e solidariamente. Professoras e professores que, mesmo comprometidos, sofriam pelas condições materiais e simbólicas de seus estudantes, mas que, conjuntamente e orientando-se por valores éticos do bem, construíram práticas humanizantes e esperançosas como jornada diferenciada, aulas duplas, dupla docência, festivais, festas, caminhadas, etc., junto e com a comunidade escolar” (GUILHERME PRADO).

Como narrar uma história que tem o mesmo cenário, os mesmos atores, as mesmas decisões, os mesmos espaços de conversa? Parafraseando Calvino (1999), o meu Visconde está partido ao meio? Ou está dividido em três partes? Mas, (o) que(m) está partido(a)? Os projetos de ensino, pesquisa e extensão? A pesquisadora? As ideias? Busco, então, trazendo a história do Visconde, para me ajudar na aposta de que não é possível separar minha trajetória profissional. Como separar atividades que tiveram (eventualmente) caminhos separados e, depois, não puderam mais ser vistas como partes separadas? Como aponta Hess (2005, p. 27), “defender uma tese [ou um texto] significa defender um ponto de vista, e isso implica eventualmente se inscrever em uma luta de vida ou morte”. É assim que tenho me sentido... Qual pedaço fica para qual lado e, assim, definindo escolhas e caminhos para esta escrita de vida (se for uma boa escolha) ou de morte (se for equivocada)...

Vamos juntos na leitura e, depois, poderemos dialogar sobre cada parte!!!
Ana Aragão

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