Novo | +25 vendidos

Reflexões Sobre A Revolução Na França, De Burke,edmund; Burke, Edmund. Editora Edipro - Edições Profissionais Ltda, Capa Mole, Edição 1 Em Português, 2014

  • Ano de publicação: 2014
  • Capa do livro: Mole
  • Gênero: Ciência política.
  • Conto.
  • Número de páginas: 256.
  • Dimensões: 140 mm largura x 210 mm altura.
  • Peso: 321 g.
  • ISBN: 09788572838627.

Descrição

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

“Foram escritas várias obras antirrevolucionárias sobre a Revolução. Burke escreveu um livro revolucionário contra a Revolução”
– Novalis (1772-1801) –
“[…] a Revolução Francesa é a mais espantosa que aconteceu até agora no mundo. As coisas mais surpreendentes foram produzidas, em mais de um caso, pelos meios mais absurdos e ridículos; nos modos mais ridículos, e, aparentemente, pelos mais vis instrumentos. Tudo parece fora do natural neste estranho caos de leviandade e ferocidade, onde todas as espécies de crimes misturam-se com todas as espécies de loucuras. Em vista dessa monstruosa cena tragicômica, necessariamente as paixões mais opostas se sucedem e, às vezes, se misturam, fazendo-nos passar do desprezo à indignação, do riso às lágrimas, do desprezo ao horror.”
Definidas pioneiramente pelo político, jurista e historiador escocês James Mackintosh (1765-1832) como um “manifesto da contrarrevolução”, e descritas pelo historiador A. Cobban (1901-1968) como “o maior e o mais influente panfleto político jamais escrito, e uma contribuição clássica para a teoria política da civilização ocidental”, eis as Reflexões sobre a Revolução na França, de Edmund Burke (1730-1797), publicadas em primeiro de novembro de 1790.
Desde então, duas questões têm inquietado os leitores da obra. A primeira procura entender as razões que levaram um político e intelectual de histórico liberal, como Burke (defensor da causa dos católicos irlandeses, dos colonos norte-americanos e do povo indiano contra os diversos abusos das autoridades britânicas), a ter uma visão tão crítica da Revolução na França.
E num momento em que, como bem notou o historiador E. Halévy, “era uma ilusão compartilhada por todos os simpatizantes da França na Inglaterra que a Revolução de 1789 era uma revolução de tipo inglês, uma imitação da revolução de 1688 e inspirada nas ideias inglesas”.
Em segundo lugar, e na esteira da primeira questão, por que o tom agressivo e veemente da obra, que levou um filósofo liberal como Isaiah Berlin a caracterizar seu autor como um crítico da Ilustração?
Este livro representa não somente a obra fundadora do moderno pensamento político conservador, como avança em alguns dos principais conceitos: seja da crítica filosófica ao autoritarismo, seja da crítica historiográfica revisionista à Revolução Francesa da segunda metade do século XX.

FICHA TÉCNICA

Autor: Edmund Burke
Páginas: 256
Editora: Edipro
Idioma: PORTUGUES
Encadernação: BROCHURA
ISBN-13: 9788572838627

ASSUNTO

Ciência Política

DIMENSÕES

Altura: 21,00cm
Largura: 14,00cm
Espessura: 1,00cm
Peso: 0,321kg

Aviso legal
• Idade recomendada: de 18 anos a 99 anos.

12x

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Livraria Leitura

Loja oficial no Mercado Livre

+1000 Vendas

Outras opções de compra

    Ver 17 opções a partir de

    Meios de pagamento

    Até 12x sem cartão de crédito

    Mercado Crédito

    Cartões de crédito

    Pague em até 12x!

    Hipercard
    Elo
    Visa
    Mastercard

    Cartões de débito

    Caixa

    Pix

    Pix

    Boleto bancário

    Boleto

    Perguntas

    Qual informação você precisa?