Rituais e linguagens da cena: trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade, de Côrtes, Gustavo/ Santos, Inaicyra Falcão dos/ Andraus, Mariana Baruco Machado. Editora CRV LTDA ME, capa mole em português, 2012
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2012
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Humanidades.
- Subgênero: Psicologia.
- Número de páginas: 256.
- Dimensões: 160 mm largura x 230 mm altura.
- Peso: 534 g.
- ISBN: 9788580422825.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Rituais e linguagens da cena |
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Subtítulo do livro | trajetórias e pesquisas sobre corpo e ancestralidade |
Autor | (Organizador) Côrtes, Gustavo/ (Organizador) Santos, Inaicyra Falcão dos/ (Organizador) Andraus, Mariana Baruco Machado |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora CRV LTDA ME |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2012 |
Outras características
Quantidade de páginas | 256 |
---|---|
Altura | 230 mm |
Largura | 160 mm |
Peso | 534 g |
Gênero do livro | Humanidades |
Subgêneros do livro | Psicologia |
ISBN | 9788580422825 |
Descrição
Este livro reúne artigos de pesquisadores do campo de estudo das artes da cena vinculados a diferentes instituições de ensino superior no Brasil que utilizam a proposta Corpo e Ancestralidade, criada pela profa. Dra. Inaicyra Falcão dos Santos, na realização de seus trabalhos. Essa proposta teve como eixo inicial estético a vivência pessoal de Inaicyra com a ancestralidade africana da cultura Iorubá, na Nigéria, e de seus descendentes no Brasil. A elaboração dessa obra em forma de coletânea é uma iniciativa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Rituais e Linguagens: Elaboração Estética, atuante junto ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e certificado pelo CNPq. Tais estudos geraram resultados que, quando inseridos na prática docente, encontraram eco e ramificações em trabalhos acadêmicos e artísticos realizados por todo o país pelos autores deste livro. As pesquisas apresentadas neste trabalho podem auxiliar na construção novos conhecimentos no campo das artes, especialmente para as pesquisas em dança, contribuindo para fomentar discussões diante da escassa bibliografia no contexto acadêmico sobre conceitos estéticos e ideológicos alicerçados na questão negro-africana e na cultura popular brasileira. Assim, esta obra descortina pesquisas que incorporam a pluralidade cultural brasileira, por meio das histórias individuais e dos movimentos tradutórios de matrizes encontradas nas mais diversas manifestações populares por todo o país.
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