









Rolleicord Ill K3b Com Xenar 75mm F/3.5 ( P/ Restauro ) Preto (Usado)
em 12x
O que você precisa saber sobre este produto
- Formato do filme: 120mm.
- Comprimento focal da lente: 75mm.
Características do produto
Características principais
Marca | Rollei |
---|---|
Modelo | Rolleicord III K3B |
Cor | Preto |
Outros
Distância focal da lente | 75 mm |
---|---|
Tipo de câmera | TLR |
Formato do filme | 120 mm |
Descrição
PEDIDO DE SÚPLICA: Por favor leia toda a descrição deste anúncio. Além do teor educativo e de ajudar a acalmar a sanha dos compradores mais impulsivos (clique na opção "Ver descrição completa" em azul logo aí embaixo). Eu garanto que as informações abaixo serão muito úteis na hora de decidir (ou não) pela compra deste produto, além de evitar perrengues como o estresse de um retorno.
Grato.
( Isso posto, vamos ao que interessa ) :-D
Câmera Rolleicord III modelo K3B com Xenar 75mm f/3.5 ( para restauro )
Lançada em 1951, a Rolleicord III é uma câmera 6x6 de médio formato mais voltado para o público amador na época interessando em um equipamento mais simples e acessível que uma Rolleiflex.
De fato, se câmeras fossem carros, a Rolleicord seria o Volkswagen Fusca da Rollei Werke o que não significa que ela seja um produto inferior ou menos capaz de tirar boas fotos.
Longe disso.
Isso porque além de serem produzidos na mesma fábrica com com a mesma matéria prima, os engenheiros de Brunsvique mantiveram os elementos essenciais da Rolleiflex, eliminando apenas aquilo que poderia ser substituído por algo mais simples, mas que não comprometesse o seu desempenho.
Por exemplo, o notório sistema de carregamento automático de filme por meio de rolete sensor (conhecido como “Automat”) da Rolleiflex foi substituído por um mecanismo mais simples onde o início da película é posicionado manualmente por meio de um ponto vermelho (foto 9/10), mas o sistema automático de avanço e contagem de fotos foi mantido, abrindo assim mão de um pouco de conveniência sem sacrificar o uso.
Já o mecanismo de transporte por manivela também foi substituído por um botão ligado diretamente ao eixo do carretel de filme, cujo centro precisa ser pressionado (foto 3/10) logo após cada disparo para liberar o transporte para o próximo quadro.
Fora isso, todo o sistema de ajuste de velocidade e abertura baseados em dials da Rolleiflex foi substituído por alavancas laterais conectadas diretamente no seu disparador Compur-Rapid.
Talvez a simplificada mais visível da Rolleicord seja seu mecanismo de disparo, que tem a forma de uma única alavanca na sua base cujo movimento para a esquerda arma o disparador e à direita aciona o mesmo.
Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas funciona muito bem diga-se de passagem.
Fora isso, a K3B uma das primeiras a vir equipado com uma objetiva Schneider Kreuznach Xenar 75mm f/3.5 cujo desenho óptico e desempenho era o mesmo da Zeiss Tessar 75mm f/3.5.
Isso porque a Schneider era meio que a AMD da sua época, atuando como um segundo fornecedor de lentes para a Rollei, mas por ser uma empresa bem menor e só focada na fabricação de lentes, ela conseguia entregar um produto tão bom quanto o da Zeiss resultando num preço final até mais em conta.
Isso posto até a chegada das Rolleiflex com lentes Planar / Xenotar a Rolleicord III não diferia muito das Rolleiflex em termos de desempenho, já que ela usava praticamente o mesmo tipo de chassis, disparador e objetiva.
Isso até faz da Rolleicord uma alternativa bem interessante para aqueles interessados em ter uma Rolleiflex que, cá entre nós, nunca foi uma câmera barata — só que hoje ela está chegando a níveis irracionais — enquanto que a Rolleicord ainda pode ser adquirida por uma fração desse valor.
Sobre essa câmera:
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Tecnicamente falando, suas características técnicas são as seguintes:
> Objetiva superior: Heidosmat 75mm f/3.2 (3 elementos em 3 grupos)
> Objetiva inferior: Schneider-Kreuznach Xenar 75mm f/3.5 (4 elementos em 3 grupos) com tratamento anti-reflexo.
> Disparador: Compur-Rapid (1~1/500s + B) com ajuste de abertura de f/3.5~f/22 com diafragma de 10 folhas
> Engate de baioneta: Bay I ou BI
> Aceita filme 120 de médio formato (12 fotos de 6x6 cm).
> Medidas (com o capuxão baixado): 9,5 x 13,3 x 9,8 cm (LxAxP)
> Peso: 813 gramas
SOBRE ESTA CÂMERA:
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1. ANTES DE MAIS NADA, GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE APESAR DESSA CÂMERA ARMAR E DISPARAR PERFEITAMENTE, O SEU DISPARADOR COMPUR ESTÁ MEIO “SECO” POR FALTA DE LUBRIFICAÇÃO, O QUE FAZ COM QUE ELA OCASIONALMENTE ENGASGUE OU MESMO TRAVE NA HORA DE BATER A FOTO, O QUE PODE SER RESOLVIDO DANDO LEVES BATIDINHAS DA LATERAL DA CÂMERA.
1.1. OU SEJA, SE A SUA INTENÇÃO É DE USÁ-LA, ANTES DE MAIS NADA EU RECOMENDARIA ENVIÁ-LA PARA O SEU TÉCNICO DE CONFIANÇA PARA REALIZAR A LIMPEZA, LUBRIFICAÇÃO E AJUSTE DO SEU DISPARADOR COMPUR.
2. No geral, O SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO É REGULAR (algo como uma nota 7 numa escala de 0~10).
2.1. Isso porque apesar dela não apresentar sinais de uso intenso, ela aparentemente foi guardada num local bem seco, o que faz com que O SEU ACABAMENTO DE COURO APRESENTE SINAIS DE RESSECAMENTO e os botões de foco/transporte e os frisos estejam COBERTOS COM UMA LEVE PATINA o que tira um pouco o “brilho” da câmera.
2.2 O PAINEL FRONTAL COM A MARCA DA EMPRESA APRESENTA SINAIS DE PERDA DO SEU ACABAMENTO PRATEADO, REVELANDO SUA BASE DE TOM ALARANJADO (= COBRE?)
3. SUA OBJETIVA XENAR ESTÁ LIMPA, CRISTALINA E SEM RISCOS OU MARCAS DE FUNGO, MAS O SEU TRATAMENTO ANTI-FREFLEXO (= COATING) NÃO ESTÁ PERFEITO.
3.1. FORA ISSO AS PALHETAS DO DISPARADOR COMPUR ESTÃO LIMPAS E SEM MACHAS DE ÓLEO.
3.2. O MESMO PODE SER DITO DA SUA LENTE SUPERIOR, SENDO QUE A CÂMARA DO ESPELHO ESTÁ LIMPO E SEM MANCHAS.
3.2. A TELA DE FOCO DESSA ÉPOCA ERAM FEITAS DE VIDRO, DE MODO QUE ALGUNS USUÁRIOS POSSAM ACHAR ELA MEIO ESCURA. EU SEI QUE ELA PODE SER TROCADA POR UMA TELA MAIS LUMINOSA FEITA DE ACRÍLICO E QUE PODE SER ENCONTRADA ON-LINE.
Tudo isso posto, ESTOU OFERECENDO ESSA CÂMERA NO ESTADO, SEM GARANTIA E POR UM PREÇO MAIS EM CONTA.
Devido a sua idade e seu estado de conservação, eu recomendaria essa câmera mais como uma peça de coleção, mas nada impede que a mesma possa ser usada para tirar fotos ou como máquina de reserva para donos de Rolleiflex.
Só que para isso eu recomendaria levá-la para o seu técnico de confiança para fazer uma revisão geral nela.
Sob esse ponto de vista, considere essa Rolleicord como um carro antigo que passou décadas parado no fundo da garagem até ser descoberto por algum entusiasta e/ou colecionador no melhor estilo "barn find"— ou seja — apesar dele estar até funcionando é recomendável levá-lo para um mecânico para realizar ajustes e pequenos reparos, além de checar o óleo, filtros, freios, etc.
Por favor, leve tudo isso em consideração antes de decidir pela compra do mesmo para evitar perrengues como um retorno (que para você não vai custar nada, mas para mim vai porque o ML joga esse custo nas minhas costas).
Ela vai como está nas fotos sem nenhum acessório adicional.
Grato pela atenção,
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