

Roupa Suja (polêmica Alegre): Onde Se Faz O Panegírico De, De Moacyr Piza. Editora Chão - Editora 34, Capa Mole Em Português
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O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2022
- Capa do livro: Mole
- Gênero: História.
- Subgênero: História.
- Manual.
- Número de páginas: 200.
- Dimensões: 15cm largura x 21cm altura.
- Peso: 285g.
- ISBN: 09786580341061.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Roupa suja (Polêmica alegre): Onde se faz o panegírico de |
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Subtítulo do livro | Onde se faz o panegírico de alguns homens honrados da política republicana |
Autor | Piza, Moacyr |
Idioma | Português |
Editora do livro | CHÃO - EDITORA 34 |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2022 |
Outros
Quantidade de páginas | 200 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 15 cm |
Peso | 285 g |
Gênero do livro | História |
Subgêneros do livro | História |
Tipo de narração | Manual |
ISBN | 09786580341061 |
Descrição
Sátira polêmica que revela as faces pouco generosas das oligarquias, "Roupa Suja" acompanha a maré de publicações de escribas obscuros como José Agudo, Hilário Tácito, Moacyr Piza, Juó Bananére, Ivan Subiroff e o caricaturista Voltolino. Engajados em periódicos como O Pirralho, O Queixoso, O Parafuso, entre outros, esses autores marcaram a cultura cômica da Belle Époque paulista.
Moacyr Piza destaca-se por sua participação nas dissidências do Partido Republicano Paulista (PRP), retratando episódios hilariantes como a traquinada de um baile festivo, onde líderes do PRP dançam maxixe, e a farsa da Escola do Partido em dia de formatura, com Washington Luís como um diretor de circo burlesco.
A obra não poupa críticas e lança um olhar satírico sobre diversos preconceitos e infâmias, sem hesitar em apontar figuras da sociedade como decentes ou canalhas. A sátira, nem sempre bem-vista pelas sociedades, encontra em "Roupa Suja" um exemplo de como pode latejar amargas filosofias, especialmente no Brasil, onde satiristas foram muitas vezes excluídos da história.
Elias Thomé Saliba resgata a memória desses satiristas, lembrando as palavras de Machado de Assis que, ao usar a arma de Swift, definiu as elites brasileiras como caricatas e burlescas.
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