Segredos públicos: Os blogs de mulheres do Brasil, de Lobo, Luiza. Editora Rocco Ltda, capa mole em português, 2007
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2007
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Direito e Ciências Sociais.
- Subgênero: Ciências sociais.
- Número de páginas: 152.
- Dimensões: 140 mm largura x 210 mm altura.
- Peso: 195 g.
- ISBN: 9788532521194.
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Características do produto
Características principais
Título do livro | Segredos públicos |
---|---|
Subtítulo do livro | Os blogs de mulheres do Brasil |
Autor | Lobo, Luiza |
Idioma | Português |
Editora do livro | Editora Rocco Ltda |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2007 |
Outras características
Quantidade de páginas | 152 |
---|---|
Altura | 210 mm |
Largura | 140 mm |
Peso | 195 g |
Gênero do livro | Direito e Ciências Sociais |
Subgêneros do livro | Ciências sociais |
ISBN | 9788532521194 |
Descrição
Já se foi o tempo em que as moças desabafavam suas angústias num "querido diário" escrito com caligrafia caprichada e que não deveria ser lido por mais ninguém. O amigo íntimo imaginário, feito de papel e tinta, deu lugar aos blogs, que podem ser lidos e comentados pelo mundo inteiro, sem que sua autoria seja revelada. Trata-se de um fenômeno recente, mas que já começa a alterar a construção da identidade feminina, pois estabelece uma nova forma de inserção social e joga por terra teorias consagradas de alguns dos maiores pensadores da comunicação. Em Segredos públicos – Os blogs de mulheres no Brasil, a pesquisadora, professora e escritora Luiza Lobo avalia essa revolução com profundidade, embasamento e clareza incomuns. Como conseqüência, as mulheres têm hoje nos blogs um nível de liberdade muito maior que o experimentado por Anaïs Nin, Colette ou Marguerite Duras. Com a possibilidade de se expor em anonimato, elas incorporam a gíria, o idioleto e o baixo calão, expressando-se de modo mais catártico e profundo. Sua conduta sexual, por exemplo, pode ser descrita em detalhes ou mesmo exibida em fotografias e vídeos, sem que sejam revelados seus rostos e nomes. Eis que surge, segundo a autora, uma nova forma de inserção social: o público-privado, que abole a dicotomia entre o eu confessional, autobiográfico, e a máscara social. A autora não defende nem condena os blogs, apenas os estuda e procura explicá-los. Mas ela louva ao menos um fator positivo do fenômeno: os blogs reforçam a prática da escrita e contrabalançam o avanço da oralidade da cultura de massa, que tem a televisão como sua maior aliada. Isso enquanto não surge o blog falado.
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