Novo | +5 vendidos

Show Do Eu, O: A Intimidade Como Espetáculo

em 12x

O que você precisa saber sobre este produto

  • Gênero: Ciências Humanas e Sociais.
  • Filosofia.
  • Idade recomendada: de 18 anos a .
  • ISBN: 9788578661205.
Ver características

Características do produto

Características principais

Título do livro
Show do Eu, O: A intimidade como espetáculo
Autor
Paula Sibilia
Idioma
Português
Editora do livro
Contraponto Editora

Outros

Gênero do livro
Ciências Humanas e Sociais
Tipo de narração
Filosofia
Idade mínima recomendada
18 anos
ISBN
9788578661205

Descrição

"Quanto mais a vida cotidiana é ficcionalizada e estetizada com recursos midiáticos, mais avidamente se procura uma experiência autêntica, verdadeira, não encenada. Busca-se o realmente real ¿ ou, pelo menos, algo que assim pareça. Uma das manifestações dessa fome de veracidade na cultura contemporânea é o anseio por consumir lampejos da intimidade alheia. Em meio ao sucesso dos reality-shows e das redes sociais, o espetáculo da realidade faz sucesso: tudo vende mais se for real, mesmo que se trate de versões performáticas de uma realidade qualquer. A internet é um palco privilegiado desse movimento, com a proliferação de confissões reveladas por um eu que insiste em se mostrar sempre ambiguamente real. Mas o fenômeno é bem mais amplo e atinge diversas modalidades de expressão artística e midiática."

Paula Sibilia


Na passagem do século XX para o XXI, um conjunto de novos hábitos suscitou perplexidades e polêmicas. Por toda parte surgiam canais que permitiam tornar públicos os diversos aspectos daquilo que até então se considerava o mais privado de cada um: a intimidade. Em pouquíssimos anos nos familiarizamos com fenômenos hoje tão assentados como os reality-shows e os blogs, bem como as redes sociais, os vídeos e as selfies que inundam a internet.

Neste livro, que é reeditado agora em versão atualizada e definitiva, Paula Sibilia elaborou uma instigante reflexão sobre tais novidades da sociedade tecnologizada. Mas, em vez de colocar o foco nos aparelhos que lhes dão vazão e que costumam deslumbrar com suas sedutoras potencialidades, ela prestou atenção a outro fator envolvido nessas interações: os usuários. Sob essa perspectiva, a análise que se oferece aqui sugere que tais práticas não só demandam como também estimulam o desenvolvimento de modos inéditos de ser e estar no mundo.

O que está acontecendo, portanto, seria uma importante transformação histórica, que inclui ingredientes de todo tipo, mas aponta, sobretudo, para uma notória mutação das subjetividades. A fim de constatar essa metamorfose, a autora examina o veloz distanciamento que se produz nos últimos anos nos modos tipicamente modernos de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo. Por isso, os instrumentos que eram utilizados de forma prioritária para a construção de si ¿ do diário íntimo e as trocas epistolares até os romances e a psicanálise, por exemplo ¿ estão sendo eclipsados pelas tecnologias digitais de comunicação em rede.

Nesse cenário recentemente sacudido, perde força a crença numa interioridade oculta, embora essencial e mais verdadeira que as vãs aparências, e que se acreditava hospedada no âmago dos indivíduos. Esse eixo agora se desloca em direção a tudo aquilo que se vê: o aspecto físico e a imagem pessoal de cada um, sem dúvida, mas também o comportamento visível e a performance cada vez mais compartilhada nas telas. Trata-se, afinal, do triunfo da era do narcisismo. Pois o que costuma brilhar em todas essas manifestações tão contemporâneas ¿ que, além das mídias mais tradicionais e as interativas, também contempla os diversos campos artísticos e a vida cotidiana de qualquer um ¿ é um espetáculo ao mesmo tempo monótono e estridente, que ainda está em plena expansão: o show do eu.

Christian Ferrer

PAULA SIBILIA é ensaísta argentina residente no Rio de Janeiro. Estuda diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias, manifestações midiáticas e artísticas. Além deste livro, lançado originalmente em 2008 e aqui apresentado em versão definitiva, também publicou Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão (Contraponto, 2012) e O homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais (Contraponto, 2015). Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve trabalhos com o apoio do CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa) e da Faperj (Jovem Cientista do Nosso Estado).

Garantia de fábrica: 90 dias

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Vendido por CONTRAPONTO EDITORA

+100 Produtos

+100

Vendas concluídas

Oferece um bom atendimento

Entrega os produtos dentro do prazo

Meios de pagamento

Linha de Crédito

Mercado Crédito

Cartões de crédito

Hipercard
Elo
Visa
Mastercard

Pix

Pix

Boleto bancário

Boleto

Perguntas e respostas

Não fizeram nenhuma pergunta ainda.

Faça a primeira!