

Silenciando O Passado - Poder E A Produção Da História, De Trouillot, Michel-rolph. Editorial Cobogo Editora, Capa Mole Em Português
em 12x
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2024
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Arte, cinema e fotografia.
- Subgênero: Arte.
- Manual.
- Número de páginas: 264.
- Dimensões: 14cm largura x 21cm altura.
- Peso: 300g.
- ISBN: 09786556911472.
Opções de compra:
Características do produto
Características principais
Título do livro | Silenciando O Passado - Poder E A Produção Da História |
---|---|
Subtítulo do livro | Poder e a produção da história |
Autor | Trouillot, Michael-Rolph |
Idioma | Português |
Editora do livro | COBOGO EDITORA |
Capa do livro | Mole |
Ano de publicação | 2024 |
Outros
Quantidade de páginas | 264 |
---|---|
Altura | 21 cm |
Largura | 14 cm |
Peso | 300 g |
Gênero do livro | Arte, cinema e fotografia |
Subgêneros do livro | Arte |
Tipo de narração | Manual |
ISBN | 09786556911472 |
Descrição
Silenciando o passado: Poder e a produção da história é uma obra essencial do intelectual haitiano Michel-Rolph Trouillot e um pilar das ciências humanas.
Partindo de episódios históricos, como a Batalha do Álamo, o Holocausto, a escravidão nas Américas e, sobretudo, a Revolução Haitiana, o autor discorre de forma inédita sobre o poder que opera no fazer e no registro da história, viabilizando certas narrativas e silenciando outras.
Com maestria, Trouillot destrincha o discurso histórico, apontando para as convenções e tensões que atravessam a elaboração de fontes, arquivos, narrativas e, em última instância, da história.
Detendo-se sobre a recusa do Ocidente em reconhecer a Revolução Haitiana, o livro revela como a mais bem-sucedida revolta escrava existente foi transformada em um não-evento pela ordem simbólica e econômica dominante. Trouillot mostra, ainda, as implicações do apagamento desse processo histórico para o discurso público e intelectual.
Transitando entre história, antropologia, estudos caribenhos, pós-coloniais e afro-americanos, Silenciando o passado: Poder e a produção da história é indicado para todos que querem entender o funcionamento da história e os poderes e silenciamentos que forjaram os discursos oficiais.
Trechos
Hoje sabemos que as narrativas são feitas de silêncios, nem todos deliberados ou perceptíveis como tais no momento em que são produzidos. Também sabemos que o próprio presente não é mais claro que o passado. Quero rejeitar tanto a proposição ingênua de que somos prisioneiros de nossos passados quanto a sugestão daninha de que a história é o que quer que fizermos dela. A história é fruto do poder, mas o próprio poder nunca é transparente a ponto de ser supérfluo analisá-lo. A marca infalível do poder pode ser justamente a invisibilidade; o desafio inescapável será lhe expor as raízes.
ARTCLUB SHOP
+10mil
Vendas concluídas
Oferece um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Outras opções de compra
- Parcelamento sem juros
4x sem juros
Frete grátis
+5mil vendas
Meios de pagamento
Linha de Crédito
Cartões de crédito
Pague em até 12x!
Cartões de débito
Pix
Boleto bancário
Perguntas e respostas
Qual informação você precisa?
Não fizeram nenhuma pergunta ainda.
Faça a primeira!
Anúncio #3856782383
DenunciarVai abrir em uma nova janela