Sociologia do jornalismo, de Neveu, Erik. Editora Associação Jesuítica de Educação e Assistência Social - Edições Loyola, capa mole em português, 2006
- Ano de publicação: 2006
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Acadêmico.
- Subgênero: Línguas.
- Número de páginas: 216.
- Dimensões: 170 mm largura x 120 mm altura.
- Peso: 175 g.
- ISBN: 9788515030620.
Produtos relacionados
Patrocinado
Descrição
Neste estudo sobre o jornalismo, o autor não defende uma tese, nem recolhe testemunhos de profissionais, mas propõe uma exploração das práticas jornalísticas. Propositalmente, fala de jornalismos, no plural, e utiliza os termos “rede” ou “interdependência” para dar conta de uma cartografia social em que se articulam as hierarquias próprias ao jornalismo e às empresas de comunicação, além das relações com as fontes, com os poderes sociais e com os públicos. Somente à custa de investigações sobre a história do jornalismo, a morfologia da profissão e as rotinas cotidianas do trabalho jornalístico é que pode tornar-se possível a abordagem de questões essenciais relativas aos “poderes” da profissão, seu papel político, seu futuro.
Após uma genealogia da profissão e um relatório de inspeção, a análise se fixa sobre os jornalistas no trabalho, procurando decompor a rede das interdependências cotidianas, detendo-se no produto final de sua atividade: um escrito (textos, palavras, imagens). Por fim, o autor examina as questões ligadas ao “poder’ dos jornalistas e às evoluções da profissão.
Além das fontes sociológicas francesa, inglesa e americana, este livro contém um texto de Manoel Marcos Guimarães sobre “Sociologia do jornalismo: o caso Brasil”.
Informações da loja
Loja oficial no Mercado Livre
MercadoLíder Platinum
É um dos melhores do site!
Perguntas
Qual informação você precisa?
Pergunte para Livraria Leitura
Anúncio #4536314160
DenunciarVai abrir em uma nova janela