Novo | 4 vendidos

Teatro e Escravidão no Brasil, de João Roberto Faria. Editora PERSPECTIVA, capa mole em português

  • Capa do livro: Mole
  • Manual.
  • Número de páginas: 416.
  • ISBN: 09786555051308.

Descrição

O movimento abolicionista brasileiro contou com as artes em seu esforço de denunciar a desumanidade da escravidão no Brasil. Esta obra do pesquisador João Roberto Faria traz a público uma extensa dramaturgia do século 19, em que a violência e os horrores do escravismo foram expostos ao grande público nos grandes teatros brasileiros.

Antes da internet, da TV, do cinema e do rádio, o teatro era a principal caixa coletiva de ressonância social. No Brasil da segunda metade do século XIX, era por meio dele que a sociedade era refletida e refletia sobre si mesma, seus deleites e suas mazelas, sendo o escravismo uma das maiores mazelas e causas de polarização. Enquanto governos evitavam pôr um fim à escravidão com leis que pretendiam uma libertação "lenta, gradual e segura", a ideia abolicionista ganhava força e adeptos, principalmente nas cidades e entre artistas e intelectuais.

Resultado de extensa e profunda pesquisa, "Teatro e Escravidão no Brasil" traz à luz eventos de norte a sul do país, resenhas de jornais, pareceres do Conservatório Dramático e originais há muito esquecidos, resgatando o papel do teatro no embate que dividiu a sociedade brasileira, do trono à rua, e cujas consequências perduram até hoje. Um panorama das artes e da luta pelo futuro do país.

Imagem da capa: Teatro São João, c. 1820. Gravura de Lerrouge e Bernard a partir de Jacques Etienne Arago. Mostra o principal teatro brasileiro do século 19 e o movimento de pessoas no largo, com escravizados em maior número.

Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Último disponível!

Informações da loja

A Página
A Página

Loja oficial no Mercado Livre

Outras opções de compra

    Ver 8 opções a partir de

    Perguntas

    Qual informação você precisa?