
Uma Iniciativa Audaciosa De Ensino - Inovando Na Engenharia: Inovando Na Engenharia, De Esteves, Otavio De Avelar., Vol. 1. Editorial Editora Appris, Capa Mole Em Português
em 2x sem juros
O que você precisa saber sobre este produto
- Ano de publicação: 2024
- Volume do livro: 1
- Capa do livro: Mole
- Gênero: Engenharia.
- Subgênero: Tecnologia e engenharia.
- Manual.
- Número de páginas: 127.
- Dimensões: 16cm largura x 23cm altura.
- Peso: 170g.
- ISBN: 09786525055954.
Opções de compra:
Características do produto
Características principais
Título do livro | Uma Iniciativa Audaciosa De Ensino - Inovando Na Engenharia |
---|---|
Subtítulo do livro | Inovando na Engenharia |
Autor | Esteves, Otavio De Avelar |
Idioma | Português |
Editora do livro | Appris Editora |
É kit | Não |
Capa do livro | Mole |
Volume do livro | 1 |
Ano de publicação | 2024 |
Outros
Quantidade de páginas | 127 |
---|---|
Altura | 23 cm |
Largura | 16 cm |
Peso | 170 g |
Com páginas para colorir | Não |
Com realidade aumentada | Não |
Gênero do livro | Engenharia |
Subgêneros do livro | Tecnologia e engenharia |
Tipo de narração | Manual |
Escrito em letra maiúscula | Não |
ISBN | 09786525055954 |
Descrição
Uma iniciativa audaciosa de ensino narra a história de uma feliz e exitosa aventura, empreendida no sentido da promoção de mudanças radicais no ensino da Engenharia e que trouxe resultados e comprovação efetiva de transformações profundas propiciadas nos diversos aspectos da formação dos engenheiros e, sobretudo, dos cidadãos, egressos do curso criado para servir de um experimento didático-pedagógico.
Embora tenha sido uma empreitada muito bem fundamentada epistemologicamente, diz-se que se tratou de uma aventura porque, apesar de que muito se fale da necessidade de se renovar o ensino da Engenharia, a epistemologia, que, secularmente embasa suas práticas, pode ser considerada cristalizada, o que a torna virtualmente intransponível, de forma efetiva.
Como agravante, o experimento foi realizado em uma grande instituição tradicional, o que representou uma séria contradição: a admissão por ela de abrigar uma experiência tão audaciosa e, simultaneamente, a de gerir a convivência desta com as práticas educacionais tradicionais reinantes no restante da instituição.
A obra aborda também a decadência das metodologias tradicionalmente adotadas no ensino de Engenharia e seus efeitos deletérios na motivação dos jovens que buscam estudar o curso. Procura tratar, de uma forma acessível, a existência de uma transição paradigmática nas fronteiras da Ciência, apontando, por meio de reflexões epistemológicas, que há um paradoxo paradigmático no ensino clássico da Engenharia, que dificulta a implementação de transformações efetivas, pois tais aspectos, por serem difíceis de serem conscientizados (como ocorre com reflexões epistemológicas), praticamente inviabiliza sua superação.
Muitas louváveis iniciativas de busca por transformação do ensino da Engenharia têm ocorrido na atualidade, porém, parecem não mergulhar nos delicados aspectos epistemológicos e, portanto, são propostas metodológicas inovadoras, que trazem alguma mudança, mas persistem no paradigma tradicional do ensino da Engenharia.
Inclui-se um capítulo que discorre de forma ampla o Pensamento Sistêmico novo-paradigmático, a epistemologia emergente na Ciência contemporânea. Além disso, apresenta o que foi possível implementar de inovador, no experimento realizado, e os resultados de uma pesquisa com egressos, demonstrando um êxito profissional extremamente diferenciado e um nível de formação técnica, humana e de habilidades e competências muito positivo, na percepção dos engenheiros que se formaram no curso.
Editora Appris
+1000
Vendas concluídas
Oferece um bom atendimento
Entrega os produtos dentro do prazo
Outras opções de compra
Meios de pagamento
Perguntas e respostas
Qual informação você precisa?
Não fizeram nenhuma pergunta ainda.
Faça a primeira!
Anúncio #3853529759
DenunciarVai abrir em uma nova janela