Novo | +50 vendidos

A Ditadura Escancarada: As Ilusões Armadas, de Gaspari, Elio. Série Coleção Ditadura (2), vol. 2. Editora Intrínseca Ltda., capa mole em português, 2014

  • Ano de publicação: 2014
  • Volume do livro: 2
  • Capa do livro: Mole
  • Coleção: Coleção Ditadura.
  • Gênero: História.
  • Manual.
  • Número de páginas: 592.
  • Dimensões: 160 mm largura x 230 mm altura.
  • Peso: 756 g.
  • ISBN: 9788580574081.

Descrição

Descrição do livro: A Ditadura Escancarada - Volume 2 - As ilusões Armadas.

Entre 1969 e 1973, a tortura de presos políticos tornou-se política do Estado e a meta do governo era o aniquilamento da esquerda armada. A ditadura escancarada, segundo volume da série de Elio Gaspari sobre os "anos de chumbo", aborda esse período, o mais violento do regime militar.

Esta reedição de A ditadura escancarada atualiza informações sobre a guerrilha do Araguaia, um projeto levado para a região amazônica pelo PC do B que pretendia enfrentar a ditadura a partir de uma guerra revolucionária.

Ao tratar das sevícias, Gaspari relata que "o regime fez da tortura de presos seu instrumento primordial de investigação, orgulhando-se de seus resultados e sem intenção de mudar de método". De 1964 até 1968, foram registradas 308 denúncias de tortura por presos políticos nos tribunais militares do país. Em 1969, o número subiu para 1.027, e em 1970, para 1.206.

Sob a presidência de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), a repressão intensificou-se paralelamente a uma forte expansão econômica. Em 1973, o PIB brasileiro cresceu 14%, um índice inédito, conhecido como "milagre econômico". O livro mostra que o "milagre econômico" e os "anos de chumbo" ocorreram ao mesmo tempo, "Ambos reais, coexistiram negando-se".

A ditadura escancarada, junto com o primeiro livro da série, A ditadura envergonhada, compõe o conjunto As ilusões armadas. Um segundo conjunto, O Sacerdote e o Feiticeiro, inclui A ditadura derrotada e A ditadura encurralada. O quinto livro da série está em processo de escrita.

Durante trinta anos, o jornalista Elio Gaspari reuniu documentos inéditos e realizou uma pesquisa exaustiva sobre o governo militar no Brasil, resultando na obra mais relevante sobre a história recente do país, agora em edição revista e ampliada.

As ilusões armadas, publicada originalmente em 2002, recebeu o prêmio de Ensaio, Crítica e História Literária de 2003, concedido pela Academia Brasileira de Letras.

A ditadura envergonhada retrata os primeiros anos após o golpe de 1964, quando o governo militar ainda relutava em se assumir como uma ditadura. Com o AI-5, no final de 1968, a ditadura se revelou. A ditadura escancarada reconstitui os momentos mais sombrios do regime, incluindo a tortura contra opositores e a violência contra os guerrilheiros do Araguaia.

Os personagens centrais de O Sacerdote e o Feiticeiro são os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. A ditadura derrotada detalha a ascensão desses personagens ao poder e a vitória do partido de oposição nas eleições de 1974.

A ditadura encurralada culmina com a exoneração do general Sylvio Frota do cargo de ministro do Exército, marcando o fim da anarquia militar sob o presidente Ernesto Geisel.

Sobre o Autor:
Elio Gaspari é jornalista, tendo trabalhado em veículos como o Diário de São Paulo, revista Veja e Jornal do Brasil.

Detalhes do Livro:
Páginas: 560
Gênero: Biografias e Histórias Reais
Formato: 23.2 x 15.4 x 2.8 cm
Peso: 756,0 gramas
Tipo de capa: Livro brochura
Data de Lançamento: 13/02/2014

Aviso legal
• Idade recomendada: de 16 anos a 100 anos.

Pague parcelado

Envio para todo o país

Saiba os prazos de entrega e as formas de envio.

Estoque disponível

Informações da loja

Livraria Leitura
Livraria Leitura

Loja oficial no Mercado Livre

Outras opções de compra

  • Parcelamento sem juros
      • Pague parcelado sem juros

      • Frete grátis

Ver mais opções a partir de

Perguntas e respostas

Últimas perguntas feitas

Entendi, está no plástico ainda? Vi que tem outros volumes, estão todos assim tbm?Denunciar
Este livro foi recebido da editora sem lacre. Os demais desra coleção estão lacrados.
Denunciar