O que é considerado para calcular minha reputação?

Assim que você concluir as 10 primeiras vendas, vamos começar a analisar sua reputação. A cor que você conseguir varia do vermelho ao verde, e vai depender do atendimento que você oferecer aos compradores nas vendas.

Para esse cálculo, vamos analisar quantas vendas tiveram:

  • Reclamações
  • Mediações
  • Foram canceladas por você
  • Foram enviadas com atraso

Cada variável com a qual te analisamos tem uma quantidade permitida de vendas afetadas que define a cor da sua reputação. 

Reclamações

A quantidade de reclamações é um indicador que mostra o nível de insatisfação dos compradores com relação aos seus anúncios, produtos e o atendimento oferecido. Você pode conferir as reclamações e os motivos de cada reclamação pela lista de vendas.

Observe que somente as reclamações de produtos incompletos ou com itens em falta e aqueles relacionados à qualidade dos seus produtos afetam sua reputação, por exemplo, produtos com defeitos, problemas de fabricação e aqueles que não funcionam ou deixam de funcionar.

As demais reclamações, por exemplo, de pacotes abertos ou avariados, não impactam sua reputação.

Confira as dicas para evitar receber reclamações

Vendas canceladas por você

Sua reputação será afetada sempre que você cancelar vendas. Se o comprador se arrepender, isso não te afetará.

A porcentagem de cancelamentos é calculada dividindo a quantidade de vendas canceladas por você pelas vendas totais. Observe que, se uma venda recebeu uma reclamação primeiro e depois foi cancelada por você, isso não será contabilizado dentro da variável "Venda cancelada por você", mas sim na variável "Reclamações".

Confira dicas para evitar cancelamento de vendas

Envios atrasados

Sua reputação será afetada se os envios feitos pelo Mercado Livre estiverem atrasados. O prazo de envio é contado a partir do momento em que a venda é feita até o comprador receber o pedido.

Além de gerar uma experiência ruim para o comprador, um atraso pode gerar comentários negativos sobre suas operações e que serão visualizados por outros compradores.

Confira dicas para evitar atrasos

Mediações

Caso você seja MercadoLíder, além das 3 variáveis usadas para calcular a reputação de todos os vendedores, também vamos calcular a quantidade de reclamações que chegam para os casos de mediação com o Mercado Livre.

Observe que: 

  • A sua reputação será afetada independentemente se a mediação foi iniciada por você ou pelo comprador.
  • Se a reclamação ocorreu primeiro, resultando em uma mediação, isso também será contabilizado na variável "Reclamações".

 

As informações foram úteis?