10 modelos de sandália que são tendência em 2024

Veja os modelos em alta para os próximos meses e escolha o que mais combina com você.

rich-text-image

Mulher segura um par de sandálias na praia.

As

sandálias femininas

deste ano são inspiradas na força e na personalidade da mulher. Por isso, aparecem em cores fortes, texturas, padrões metálicos e muito design, conforme mostram os lançamentos da temporada das principais grifes mundiais. 

Mas, além de lindas, os modelos prezam pelo conforto, bem-estar e, claro, segurança. Por isso, este guia de compras traz opções de sandálias modernas e clássicas para você encontrar a sua preferida. As informações foram retiradas após uma curadoria em  revistas e sites especializados, como por exemplo, Vogue, O Look, Dani Drops, Steel The Look, Harper’s Bazaar e Marie Clare. Vem conferir!

Quais sandálias estão na moda?

O Brasil é um país conhecido pela sua extensão e seu clima, em grande parte, tropical. Por causa disso, por aqui, as sandálias fazem sucesso o ano inteiro e se renovam em cada estação, para continuarem a ser usadas. Veja o que há de novo e quais são as sandálias clássicas que continuarão a fazer sucesso neste ano:

Sandália Anabela

A

sandália Anabela

é um modelo tradicional e que já faz parte do dia a dia de muitas brasileiras. Não é difícil entender o motivo, já que este é um dos calçados femininos mais anatômicos e confortáveis para os pés e que oferecem menos risco de prejudicar a postura e a coluna.

Estas características fizeram com que ela virasse hit em grifes como Dior, da

Bottega

Venetta e da Fendi nas Semanas de Moda deste ano. As versões aparecem com tecidos diferentes, estampas e até formatos, como no caso da Fendi, a marca criou um modelo com o F da logo no salto, uma tira grossa de couro e cores vibrantes.

Sandália Plataforma

A

sandália Plataforma

é outro modelo que entrou na lista das tendências do ano por ser confortável mesmo com a elegância do salto. Grifes como Miu Miu, Loewe e Max Mara levaram aos seus desfiles na capital francesa modelos com tiras grossas de couro na parte alta.

Enquanto a Miu Miu optou por fazer um meio-termo entre bota e sandália, a Loewe entrou na onda surrealista ao trazer um modelo com flores e uma sola colorida. Segundo a revista Marie Claire, é uma diferença aos modelos com tiras finas de sandálias plataformas que eram moda na década de 1990.

Outra tendência, são as plataformas do tipo

Meia Pata

que lembram a década de 1970. A diferença é que agora, elas aparecem ainda mais altas, com acabamentos quadrados e cores marcantes.

Sandália Mary Jane ou Sandália Boneca

A

sandália Mary Jane

é uma das várias aplicações dob que vem mexendo com as principais grifes nos últimos anos. Um dos exemplos foi a marca The Row, que criou uma sandália Mary Jane com tiras de couro e salto quadrado para a Semana de Moda em Paris.

Há, no entanto, modelos rasteiros, anatômicos, brilhantes, com padrão jeans e transparentes, misturando outras tendências das próximas estações no Hemisfério Norte. Este, que era um dos estilos preferidos de Coco Chanel, é ideal para montar aquele look moderno, fazendo um mix com outros acessórios.

Sandália Pescador

A

sandália Pescador

é uma tendência que já vem de outros anos e que promete continuar nessa temporada. Aqui, prevalece o estilo de tiras entrelaçadas que fez sucesso na Semana da Moda de Paris 2024 em versões com salto. Foi o que se viu nos desfiles da Bottega Veneta e da Stella McCartney, que entrelaçam o couro brilhoso com um bico fino.

Outras marcas, por outro lado, têm releituras da versão rasteira, como a Dries Van Noten e a Marni. No mercado brasileiro, as sandálias pescador também são conhecidas por seu nome em inglês (Fisherman Sandals). Além de confortável, é um modelo que tem tudo a ver com os dias quentes.

Sandália com Tiras Finas

A

sandália com Tiras Finas

, principalmente as versões minimalistas, são uma ótima opção de calçado para os dias quentes, segundo os fashionistas. Elas apareceram em grifes como Prada e The Row, que resolveram lançar as suas versões. Alguns modelos da temporada aparecem com amarração, ao estilo gladiador. 

Sandália com Bico Folha

A

sandália com Bico Folha

tem como principal característica a ponteira fina, triangular e bem pronunciada, semelhante a uma folha, que dá o nome ao calçado. Ela tem o poder de alongar a silhueta dos pés e dar mais sofisticação ao look.

As principais grifes apresentaram modelos mais formais e até casuais, como a sandália anabela colorida criada pela Fendi. Outros aparecem com saltos transparentes, outro detalhe marcante para essa temporada. Surfando na moda do bico folha, as sandálias rasteiras também pegaram para si o formato de bico mais fino, em versões perfeitas para ocasiões mais especiais.

rich-text-image

Mulher usa sandália rasteira com tiras amarradas, no estilo gladiadora.

Quais as cores de calçados que estão na moda?

As cores intensas e vibrantes dominam as coleções desta temporada. Tons de neon e metálicos apareceram nas principais coleções e em modelos tão distantes como sandálias de noite e tamancos de PVC. 

Também há o retorno de duas tendências, que ganharam nova cara: o transparente, influenciado pela moda nude, e o denim, uma opção antes mais country que ganha contornos chiques e é uma alternativa ao couro. É a hora de conhecer os detalhes.

Sandália Transparente

A

sandália Transparente

volta à

moda

com muitas versões diferentes e usando materiais que vão do

PVC

ao

acrílico

. Grifes como Valentino e Loewe lançaram modelos que vão da conhecida sandália pescador transparente até peças sofisticadas com tiras e saltos cristalinos.

Alguns modelos têm clara inspiração no sapatinho de cristal da Cinderela. Já as revistas Vogue e Elle apostam em uma transição da era do

vestido transparente

para os calçados transparentes. 

Sandália Denim

A

sandália Denim

traz um tecido que nunca sai de moda: o jeans. As estampas jeans, principalmente em azul, aparecem em calçados de grifes como Gucci, Loewe e Saint Lauren. O tecido ganha uma roupagem mais chique em sandálias de salto fino até versões mais surrealistas.

O denim também é uma das alternativas para quem não quer comprar um modelo de couro comum ou sintético. Assim como as demais tendências, pode se misturar, como é o caso de uma sandália anabela com padrão jeans.

Sandália com Brilho

A

sandália com Brilho

é outra tendência que voltou para este ano. Com isso, vale incluir cristais, lantejoulas e tudo que pode fazer a sandália brilhar. Segundo a revista Vogue, essa moda aparece em modelos para a noite e também em calçados de uso diário. 

Sandália Metalizada

Foi-se o tempo no qual a

sandália Metalizada

era usada apenas na virada de ano. Agora, essa tendência inclui uso das mais variadas cores no padrão metalizado, além dos tradicionais bronze,  prata e dourado. Este último foi destaque nos desfiles de grifes como Bottega Veneta e Balenciaga.

Sandália Neon

A

sandália Neon

já foi sucesso em muitos verões e agora chega para ser usada o ano inteiro em tons fluorescentes e intensos de rosa, amarelo, verde, azul e roxo. A novidade foi mostrada nas passarelas europeias em calçados de diferentes grifes, dentre elas a Fendi, a Miu Miu e a Loewe.

As marcas trouxeram desde os modelos mais confortáveis, como plataformas de PVC ou chinelos até modelos em couro, para usar em eventos sociais e à noite. Também podem aparecer misturadas com outras tendências, como os brilhos e os padrões transparentes.

Agora que você já conhece as  tendências que estão bombando neste ano, fica muito mais fácil definir qual sandália mais combina com seu estilo, para você estrear seu calçado com muito conforto e, principalmente, unindo moda e bem-estar.