Anel de Formatura: Significados e Escolhas Personalizadas

Conheça os detalhes dessa tradição, sua importância e o simbolismo desses objetos e um pequeno guia para sua escolha. Não perca!

rich-text-image

ANELS

Dar

anéis de formatura

quando os jovens concluem seus estudos é uma tradição antiga que continua até hoje. 

Conheça os prós e contras desta prática, suas origens e significados, e um pequeno guia sobre o que considerar ao dar um de presente.

Também daremos algumas dicas sobre como cuidar deles no dia a dia e como manter a preservação intacta. 

O que são anéis de formatura?

Os

anéis

de formatura são, como o nome sugere, um acessório dado às pessoas que concluem um curso universitário. Ele simboliza o esforço, o orgulho e o triunfo após tantos anos de estudo.

Esses

anéis são representativos

desse momento da vida e seu objetivo é lembrar a pessoa que se formou de todo o esforço feito para concluir seu curso.

Geralmente são feitos de ouro amarelo ou branco e costumam ter a data de formatura gravada; alguns também optam por colocar

pedras preciosas

neles, ou com as cores da universidade que frequentaram, entre outros detalhes opcionais.

Como e quando a tradição começou?

Essa tradição nasceu em 1835, na Academia Militar de West Point, e era concedida apenas aos formandos das carreiras militares dos EUA. Com o passar dos anos, a prática se expandiu para outras carreiras e chegou a outros países, principalmente na América Central.

Vale a pena observar que, em algumas ocasiões, o

anel

incorporou insígnias das universidades ou carreiras dos alunos, portanto, não é um formato universal.

Enquanto isso, os formandos das carreiras militares dos EUA acrescentaram à tradição o costume de doar os anéis mais antigos, de modo que os recém-recebidos tenham um feito com o ouro derretido de seus antecessores.

Qual é o ritual de entrega?

Os anéis de formatura geralmente são presentes dados nesse momento da vida, em que a pessoa recebe um "compromisso" com a carreira que estudou, "para a vida toda".

É um presente que pode ser dado pela família, como parte desse compromisso, ou por alguém que patrocinou o homenageado. Em algumas ocasiões, geralmente é a mesma instituição em que o aluno estudou que concede o reconhecimento.

Principalmente, o momento escolhido para a entrega do anel é a cerimônia de formatura; embora isso não seja uma tradição, pode haver quem opte por entregá-lo em outro momento desse momento emocional.

Anéis de formatura personalizados

Como mencionado anteriormente, os

anéis de formatura

são feitos de acordo com as solicitações dos compradores: alguns optam por gravar a data de formatura do homenageado ou o curso de graduação que ele frequentou.

Também é possível definir se você deseja colocar uma pedra colorida que simbolize a carreira ou que tenha o logotipo da universidade que ele/ela frequentou. Sem dúvida, esse é um dos presentes que podem ser feitos sob medida para cada pessoa, quase sem restrições.

Vale ressaltar que esses anéis são feitos de diferentes materiais, embora os modelos oferecidos sejam principalmente em ouro amarelo ou branco, dependendo da escolha do comprador.

Como escolher o anel de formatura ideal?

Um anel

de formatura é um presente que acompanhará a pessoa por toda a vida. Nesse sentido, para escolher o anel ideal, a principal coisa a ser considerada é o estilo pessoal da pessoa que está sendo homenageada.

Nesse sentido, conhecer alguns detalhes sobre o curso em que se formará ajudará a tomar melhores decisões: por exemplo, se a universidade tem algum simbolismo, se tem uma paleta de cores ou se tem uma frase que identifica o corpo estudantil pode ajudar a definir com mais precisão esse importante presente.

Passos para escolher um anel

Se você está encarregado de fazer esse presente, aqui estão algumas dicas para considerar ao

comprar um anel

, a fim de facilitar essa missão. Uma das primeiras coisas a serem levadas em consideração é o tamanho: para isso, podemos usar um anel que já sirva na pessoa a quem ele será dado, ou você pode usar o clássico centímetro e ir até o joalheiro responsável pela confecção da peça.

Outro ponto a ser considerado ao escolher um anel é saber se a pessoa tem alguma alergia que possa afetar a pele dos dedos. Isso pode condicionar o tipo de material usado para fazer a peça, portanto, não é um detalhe menor a ser considerado.

Finalmente, conhecer os gostos pessoais e o estilo da pessoa que receberá o anel ajudará você a tomar certas decisões na hora de fazer o anel para que ele seja o presente ideal para a pessoa que o receberá.

Como cuidar e preservar um anel?

Por ser uma peça de joalheria que está em contato permanente com tudo o que toca, ela deve ser cuidada e limpa com certa continuidade. Nesse sentido, uma das primeiras coisas a considerar é o material de que é feito, pois isso condiciona o limpador a ser usado.

Por exemplo, há metais que podem ser limpos com água e detergente, enquanto há aqueles que usam pasta de dente. Há anéis que têm uma pasta de limpeza de metal especializada que pode ajudar na limpeza.

Sem dúvida, o uso de luvas de látex ajudará não apenas a cuidar da pele de suas mãos, mas também a cuidar desse

tipo de joia

e a melhorar sua conservação.

Conclusão

Um

anel de formatura

é um reconhecimento do árduo caminho percorrido para atingir um objetivo, aquele "compromisso" com uma profissão que será exercida possivelmente pela vida toda. 

Esse anel lembrará todos os dias do sacrifício que foi feito para atingir essa meta e se tornará uma joia especial para a pessoa que o receber.

Feitas em diferentes materiais, com pedras coloridas, gravadas ou não, essas joias acompanharão alguém pela vida toda e lembrarão da importância de ser constante para alcançar um objetivo. Agora que você conhece as possibilidades, escolha o seu no Mercado Livre.